Por que devo adotar a usabilidade mobile?

Se você trabalha com o desenvolvimento de aplicativos, provavelmente notou como muitas empresas estão em busca de soluções para dispositivos móveis. Isso porque a usabilidade mobile pode ajudar e muito no faturamento. 

Afinal, hoje o usuário pode fazer de tudo no smartphone:

  • Descobrir restaurantes
  • Conhecer novos amigos 
  • Aprender idiomas

E, claro, ele também quer fazer compras pelo celular e desfrutar do pagamento mobile. Tudo o que ele precisa é de uma solução otimizada. Investir na usabilidade mobile significa facilitar a vida do usuário que quer resolver tudo rápido pelo celular. 

De acordo com um estudo feito pela empresa Compre&Confie, divulgado no portal E-commerce Brasil, as compras realizadas em dispositivo mobile cresceram 28% em 2018

As compras feitas pelo desktop ainda são maiores do que pelo celular, contudo, conforme a imagem abaixo, elas estão caindo: 

usabilidade mobile

Fonte: Compre&Confie

Quanto mais simples for seu site para o usuário melhor sua usabilidade mobile e maiores serão seus resultados. E aí você se pergunta, como criar e oferecer essa excelência em experiência comercial de usabilidade mobile?

Como implantar a usabilidade mobile?

1) Invista no Layout

O checkout transparente é a novidade do momento para otimizar a usabilidade mobile. Porém, esse não é o único ponto ao qual um empreendedor precisa estar atento, se ele quer investir em usabilidade mobile.

Para criar uma plataforma de transação realmente bem-sucedida, é preciso também buscar uma melhoria em aspectos de base.

O layout é o primeiro aspecto que qualquer usuário nota ao utilizar um aplicativo. Ele precisa ser responsivo. Não basta transferir o layout do site de uma empresa para o formato de aplicativo móvel.

É preciso que o projeto seja feito levando em consideração as particularidades do mobile – como, por exemplo, a possibilidade de executar ações com poucos gestos. Lembre-se quanto mais prático, mais rápido o cliente compra. 

2) Não esqueça a segurança

A segurança também é um aspecto que a maioria dos usuários considera essencial. Para melhorar a usabilidade mobile, é necessário que o usuário sinta-se confortável para informar dados bancários, pessoais ou do cartão de crédito.

Apresentar certificações e selos de segurança em todas as páginas é um recurso visual fácil de ser interpretado pelos clientes. Além disso, é importante ter soluções atualizadas contra ataques cibernéticos.

3) Melhore o tempo de resposta

Para completar, o tempo de resposta do aplicativo também influencia na otimização da usabilidade mobile. 

Se o carregamento de informações é lento, é possível que os usuários abandonem a compra. Lembre-se de que praticidade e agilidade são exatamente os aspectos que um usuário típico de aplicativos mobile busca.

Geralmente o cliente que compra pelo dispositivo móvel está realizando outras tarefas simultaneamente, não está em casa e tem pressa

Esse tipo de usuário pode, por exemplo, querer fazer:

  • Compra de ingressos no caminho do cinema
  • Reserva de um hotel quando está no aeroporto 
  • Compra de um produto durante os momentos de espera em uma consulta médica

Se você perder aquele momento que ele precisa do produto, pode ser que ele não volte a procurá-lo em outro momento. 

4) Tente apps com boa usabilidade mobile

Embora os aplicativos sejam a melhor maneira de realizar tarefas no smartphone ou tablet, se comparado aos sites mobile, a maioria dos usuários ainda prefere os sites

Talvez isso aponte para o fato de que os aplicativos ainda não apresentam vantagens o suficiente para justificar o download e a criação de uma conta, por exemplo. Mas ainda assim, alguns deles são ótimas referências. 

Alguns apps que apresentam ótimas características de usabilidade mobile são o Mandaê e o Yop. Além, é claro, da proposta única que eles apresentam, a maneira como eles foram desenvolvidos também possui um papel importante no sucesso desses aplicativos.

O Mandaê é um app que facilita o envio de encomendas, sem precisar sair de casa. Já o Yop é um brechó móvel, que permite comprar e vender diversos tipos de objetos, novos ou usados.

5) Adote o checkout transparente

Outra maneira de otimizar a usabilidade mobile do usuário é por meio do checkout de pagamento transparente. Ele permite que o usuário finalize a compra e realize o pagamento sem ser redirecionado para outros sites.

Para o usuário, essa opção representa uma maior praticidade na hora de realizar suas compras. Para a empresa, representa melhores vendas – pois com o checkout normal, muitos usuários tendem a não completar as compras. Por isso, é uma forma de evitar abandono de carrinho.

O checkout transparente facilita o processo, reduzindo o número de passos. Para usuários de aplicativos mobile, que buscam a praticidade acima de tudo (realizar ações complexas com um único gesto na tela), isso representa uma vantagem significativa.

Por isso é tão importante otimizar a usabilidade mobile – especialmente no que se refere à etapa de pagamento, já que a qualidade dessa experiência vai ser convertida diretamente em vendas e fidelização de clientes.

Se você quer começar a adotar a usabilidade mobile em seu site, que tal melhorar a etapa de pagamento primeiro? Para isso, conte com a iugu. Somos uma plataforma de meio de pagamento online e especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelos de

  • Marketplace
  • Recorrência
  • Cobrança Avulsa

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.