vendas sazonais

Vendas sazonais: o que são e como elas influenciam no comissionamento

Você com certeza lida com vendas sazonais no seu dia a dia: aquele biquíni no verão, a academia no final do inverno para entrar em forma, doces típicos para as festas juninas, emfim, podemos passar um bom tempo falando de produtos que têm uma procura maior durante determinada época.

Mas, como lidar quando a sua empresa trabalha com produtos sazonais? Neste post, vamos dar algumas dicas sobre o assunto. Confira!

O que são as vendas sazonais?

As vendas sazonais identificam as transações que flutuam de acordo com as mudanças de comportamento do consumidor. Elas podem estar relacionadas ao período do ano, ao clima, às datas comemorativas ou até mesmo ao horário do dia.

Quer entender melhor? Vamos dar alguns exemplos: chocolates têm uma boa procura o ano todo, mas sofrem um boom nos meses de março e abril, graças à Páscoa. É também o período em que você encontra o produto no formato de ovos, item que dificilmente terá uma forte saída nos outros meses do ano.

Um restaurante por quilo pode atender durante o dia todo, mas provavelmente terá movimento maior no horário de almoço, procurado por pessoas que trabalham na região. Para que consiga uma boa clientela à noite, é preciso apostar em outras ofertas, como pizzas ou sopas nos dias frios, por exemplo.

Como identificar a sazonalidade de vendas na sua plataforma?

Quando não é incluída no planejamento da empresa e desconsiderada nas previsões de faturamento, a sazonalidade pode se tornar um problema. Afinal, o empreendedor não está preparado para a queda nas vendas, ou não consegue atender a alta demanda em períodos favoráveis.

Por isso, é importante identificar os ciclos de venda para que a sua empresa esteja pronta e consiga lidar com essas flutuações, a fim de preservar a saúde financeira e a imagem do negócio.

O primeiro passo é identificar o comportamento dos consumidores, com a coleta dos dados da empresa durante o último ano. Esse trabalho pode ser feito com a ajuda de um CRM, que traz todas as informações de venda e de relacionamento com os clientes.

Avalie também se houve investimentos em mídias, treinamentos e uso de novas ferramentas. Esses fatores influenciam os resultados, sem que haja nenhuma ligação com a sazonalidade.

Essa análise deve ser feita em todos os canais de venda, que também podem ser comparados a fim de identificar mudanças na preferência entre um meio de comunicação ou outro de acordo com o período.

Use também dados de algoritmos do Google e de ferramentas como o Google Trends para entender a procura por determinado termo em um período específico, e como isso se relaciona aos acontecimentos externos.

Quais os impactos das vendas sazonais no comissionamento e no marketplace?

O marketplace reflete boa parte do comportamento do consumidor, justamente por reunir diversos nichos de negócio em um mesmo espaço. Ao mesmo tempo, por contar com mecanismos de divulgação próprios, dificulta o aumento das vendas durante os períodos de baixa. Com isso, os faturamentos são comprometidos de maneira geral.

Para driblar o problema, procure investir em estratégias de divulgação extra, que sejam feitas de maneira independente, mas direcionem os compradores ao marketplace ao final do processo.

Também é importante tomar cuidado com o impacto dessas flutuações no comissionamento. Com a queda nas vendas, há também uma redução no valor das comissões.

banner como aumentar as vendasPowered by Rock Convert

Uma boa estratégia é ajustar a porcentagem de acordo com o período, para que os ganhos se equipem e não haja grandes prejuízos durante os meses de menor movimento.

Porém, para que seja feito com transparência, esse ajuste deve ser combinado com antecedência.

Como lidar com a sazonalidade?

Para ajudar na administração de um negócio que lida com as flutuações de demanda de acordo com a sazonalidade, separamos algumas dicas que fazem a diferença. Confira!

Planeje-se

Identificar e preparar-se para os períodos de maior ou menor procura são ações importantes para garantir um bom desempenho da empresa e a manutenção das atividades.

Após o exame das atividades do ano anterior, monte um cronograma para o próximo ano, com ações que podem ser tomadas. Essa previsibilidade traz clareza e dá material ao empreendedor para avaliar se determinada decisão é a melhor para o momento, como a aquisição de empréstimos, por exemplo.

Alinhe o marketing

Em períodos de baixa na procura, é importante entender como o seu produto pode se adaptar ao momento ou como as ações de divulgação podem ser trabalhadas de maneira mais efetiva.

Você pode despertar o interesse ao usar novas estratégias ou propor novas aplicações. Também é possível trabalhar a política de preços ao aplicar um valor mais atrativo a fim de aquecer a procura durante os meses mais difíceis.

Esse alinhamento também propõe a oferta de um mix de produtos mais interessantes. Por exemplo, se você tem uma sorveteria, que tal trabalhar ofertas de cafés e chás especiais nos dias frios, usando o mesmo local para servir e estimular a movimentação?

Explore a sazonalidade positiva

Os períodos sazonais positivos são os que favorecem o giro de mercadorias. Tenha um bom estoque e prepare o site previamente, com boas fotos e descrições dos produtos.

Esteja também com a equipe de atendimento pronta para responder os e-mails e chats, além de toda a logística de entrega preparada para um ritmo fora do normal.

Justamente por se tratar de um período curto, a empresa deve organizar tudo previamente para que consiga aproveitar essa “onda” de muitas vendas da melhor maneira possível e fidelizar os consumidores.

Prepare-se para a baixa sazonalidade

Em períodos de pouca demanda, é consequência ter uma queda no faturamento. Por isso, o planejamento da empresa deve suprir essa queda e garantir o funcionamento das atividades sem que seja necessário atrasar contas ou até fechar as portas.

Além dos mix de produtos que podem ser ofertados durante o período, aproveite para aprofundar-se mais no nicho de negócios e estudar novas abordagens que podem ser usadas nos períodos de alta. Faça análises cuidadosas dos comportamentos do consumidor e prepare promoções que estimulem a entrada de dinheiro imediato em caixa.

Entendeu tudo sobre as vendas sazonais e como lidar com elas em seu marketplace ou ecommerce? É muito importante ter clareza sobre esse assunto para fazer um planejamento realista e que promova um crescimento consistente do negócio.

Aqui na iugu temos uma plataforma de pagamentos que pode ser aproveitada em todos os períodos, com excelente performance mesmo durante os meses de alta procura. Além disso, ela permite a integração com outros softwares, possibilita uma análise bem clara das flutuações de faturamento e sua a relação com o comportamento dos clientes. Entre em contato conosco para conhecer!

webinar black fridayPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.