Quando falamos em Split Payments, ou Split de Pagamentos, logo lembramos dos famosos marketplaces, entretanto, essa modalidade de pagamentos pode ser utilizada também por outros segmentos, como franquias, software houses e etc.
Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Aperte o play!
A fama dos marketplaces se deu principalmente durante a pandemia, quando o fluxo do mundo físico para o online se intensificou, e muitos empresários optaram pelo marketplace como a plataforma ideal para vender seus produtos online.
Esse aumento fez com que os marketplaces chegassem a quase 78% de participação do comércio eletrônico de B2C, segundo uma pesquisa do Ebit|Nielsen, o que fez com que a procura por soluções de split payments também crescesse.
Mas, como dissemos, outros segmentos do mercado também utilizam a solução do split payments para conseguir dividir e comissionar pagamentos de forma automatizada.
Veja neste artigo quais são as principais vantagens do Split e como ele funciona.
O split payments é uma funcionalidade de automação atrelada à tecnologia financeira, processando, dividindo e distribuindo pagamentos para duas ou mais contas de destino.
A solução elimina a necessidade dos repasses manuais entre contas, fazendo isso na origem do pagamento, o que agiliza o pagamento e o torno mais seguro para todas as partes envolvidas.
Ou seja, o split de pagamentos existe justamente para solucionar alguns desafios da divisão de pagamentos, como:
Entretanto, esses desafios não acometem somente os empreendedores e áreas administrativas, mas também os desenvolvedores que estão envolvidos e que buscam, cada vez mais, soluções tecnológicas para automatizar e facilitar esse processo.
As ferramentas de split permitem que empresas que trabalham com comissionamento possam realizar a divisão de pagamentos entre seus parceiros de vendas de forma ágil, fácil e segura.
As regras de split nas ferramentas profissionais são customizáveis e atendem a diferentes modelos de comissionamento, podendo ser percentuais variáveis, valores fixos ou até mesmo a junção de ambos.
Para cada segmento e modelo de comissionamento, o split pode funcionar de uma maneira específica, entretanto, o processo de pagamento é o mesmo.
Na plataforma de pagamentos que você utiliza, você mesmo pode definir o comissionamento para cada recebedor e o sistema fica responsável pela automação do processo, sem que você precise perder tempo fazendo contas e sem correr o risco de erro humano.
Agora que você já entendeu melhor o que é e como funciona o Split de pagamentos, talvez já imagine quais são suas principais vantagens, mas vamos entender melhor.
Automação de processos geralmente significa otimização de tempo, que, por sua vez, significa reduzir custos e otimizar recursos. E com o split é exatamente isso que acontece!
A automação de processos elimina a necessidade de contratação de mão de obra, ou mesmo que funcionários sejam sobrecarregados com mais processos do que podem lidar.
Automação no processo de pagamento também é sinônimo de aumento de produtividade.
Quando os funcionários podem se dedicar ao core business da empresa, esse aumento acontece naturalmente, tirando da rotina atividades que podem ser automatizadas.
O split permite que o gerenciamento dos pagamentos seja feito sem o recebimento do dinheiro em contas bancárias. Assim, a ferramenta elimina a bitributação e assegura a eficiência tributária.
Por mais qualificada que seja sua equipe, qualquer processo feito manualmente está sujeito a erros. Mas, quando ocorrem no gerenciamento de pagamentos, essas falhas podem ter consequências graves para o negócio.
Quando automatizamos esse processo, ele se torna padronizado, reduzindo as chances de falhas.
Existem diversos segmentos que podem se beneficiar das ferramentas do split de pagamentos, entre eles podemos citar:
Um dos exemplos mais comuns de setores que utilizam o Split Payments são os marketplaces. Eles costumam ter diversos parceiros comerciais, o que dificulta o processo manual de comissionamento.
Neste ambiente, um cliente pode adquirir, numa mesma compra, produtos de lojas diferentes.
Por isso, a solução de automação do comissionamento, ajuda esse segmento a dividir as despesas como frete, taxas de operadoras de cartão e meios de pagamento e também a dividir valores de uma única compra que contemple produtos de mais lojas.
Franquias cobram royalties de cada franqueado sobre o faturamento bruto, então utilizam a solução do Split principalmente para organizar o fluxo de caixa do franqueador, melhorando o controle financeiro e também para facilitar a conta e o repasse dos valores, poupando tempo do franqueador.
Software Houses são prestadoras de serviços que desenvolvem produtos de tecnologia para clientes, como: websites, softwares, sistemas de automação e até aplicativos.
Assim como os demais segmentos, a Software Houses também podem enfrentar desafios similares quando se fala em pagamentos, por isso o Split também é uma boa solução para este segmento do mercado.
Cada ingresso vendido pelo site tem o valor repartido entre a casa de shows e o artista, sem contar a própria bilheteria, e, geralmente, esse valor é repartido em partes desiguais.
Sendo assim, esse tipo de empresa precisa de uma solução de automação de split de pagamentos que resolva dois problemas:
1) Ser parametrizável para diferentes percentuais de comissão, ou ainda, diferentes valores fixos por tipo de ingresso.
2) Divisão das taxas que também precisam ser divididas entre as partes, como conveniência, encargos, transações financeiras eletrônicas, etc.
Além destes segmentos principais, alguns outros também podem se beneficiar das ferramentas de split, como salões de beleza e aplicativos de delivery.
Ou seja, o split de pagamento é indicado para qualquer negócio que possui a necessidade de fazer a divisão de pagamentos ou comissionamentos.
Se você está em busca de uma ferramenta completa de split de pagamentos que gerencie todas as suas vendas, automatizando suas regras de comissionamento em um único lugar, conheça o Split de Pagamentos da iugu e potencialize o financeiro do seu negócio.