O Pix no e-commerce é uma forma de pagamento instantâneo lançada pelo Bacen, que está entre as preferências de pagamento do consumidor brasileiro.
Inicialmente, o Pix foi entendido como uma nova forma de fazer transferências bancárias, permitindo o envio de dinheiro de forma imediata e gratuita entre pessoas. Houve grandes campanhas incentivando o cadastro de chaves, e o público foi compreendendo como funcionava esse novo meio de pagamento.
Atualmente, segundo dados do Banco Central do Brasil, em 2023, foram mais de 149 milhões de usuários que já fizeram ou receberam pelo menos um Pix.
A modalidade dos QR Codes, mais usados nas vendas, adquiriu força gradualmente. As instituições financeiras começaram a definir melhor quanto cobrariam pelo Pix para empresas, e com isso, as regras do jogo foram ficando mais claras.
Hoje, é fácil pesquisar e saber quanto custa implantar essa opção, seja por meio de bancos ou das fintechs. Muitos começaram com o serviço gratuito, mas hoje já existem pequenas taxas.
Se você está pensando em trazer o Pix para sua loja, saiba que esse diferencial é acessível e fácil de integrar. Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens e conheça soluções que vão te ajudar a implementá-lo com sucesso!
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que permite a realização de transferências e pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Diferente das transferências via TED ou DOC, que podem levar horas ou até dias para serem concluídas, ele processa em poucos segundos.
Para utilizar, basta que o lojista ou o cliente tenha uma chave cadastrada em uma instituição financeira autorizada a transacionar através do Pix.
O Bolepix combina a conveniência do Pix com a familiaridade do boleto bancário. O cliente recebe um documento com um código de barras ou QR Code, mas, ao invés de esperar até três dias úteis pela confirmação do pagamento, como acontece com boletos tradicionais, ele utiliza o sistema de transferências instantâneas.
Isso permite que o pagamento seja confirmado em questão de segundos, facilitando a liberação rápida dos produtos ou serviços adquiridos. Para os lojistas online, ele aumenta a taxa de conversão, já que os clientes que preferem pagar com boleto agora têm uma opção mais rápida e eficiente, e melhora o fluxo de caixa, pois a confirmação rápida acelera o processo de compra.
Além disso, o Bolepix pode reduzir o abandono de carrinho, uma vez que os consumidores não precisam mais esperar dias para que seus pagamentos sejam processados.
Na prática, receber Pix representa liquidez imediata para suas vendas. É uma forma de acelerar a entrada de capital no seu negócio, além de ter uma melhor conciliação de caixa e pagar menos taxas em relação às outras formas de recebimento.
Enquanto boletos e cartões demoram de 1 a 3 dias úteis para serem liquidados, com o Pix você recebe no mesmo dia que seu cliente fizer a compra, mesmo em finais de semana ou feriados, em qualquer horário.
Com essa liquidez, você consegue planejar melhor seu estoque e logística, e também pode investir mais em novos produtos.
O pedido do seu cliente é confirmado no mesmo momento da compra, o que gera maior certeza e confiabilidade sobre as vendas.
O Pix traz o dinheiro à vista para sua conta e, na maioria dos casos, tem uma taxa única sobre a venda realizada.
Se você realizar um benchmarking financeiro, verá que as taxas do Pix variam entre 1 e 2%, ou há tarifas fixas, dependendo da intermediadora de pagamentos que seu e-commerce usar. Na maioria dos casos, você não pagará nada para aderir ao Pix. É uma taxa que você só paga se usar.
Ou seja, você pode testar e ver se o Pix vale a pena no seu negócio. Lembrando que ele pode entrar junto com as opções comuns de meio de pagamento, deixando seu cliente livre para escolher.
Finalmente, chegou a hora de entender como oferecer Pix no e-commerce.
Dentre os meios de pagamento aceitos no seu e-commerce, você pode oferecer cartão de crédito, boleto e acrescentar o Pix, o que já cobre boa parte dos métodos mais usados pelos consumidores.
E, como o Pix é mais vantajoso para o seu negócio, você pode oferecer descontos para quem optar por ele.
Para configurar os meios de pagamento do seu e-commerce e vender através do Pix é preciso integrar sua loja com uma boa plataforma de pagamentos que ofereça este serviço. O ideal é contar com opções completas, que proporcionem uma boa gestão das suas vendas e te ajude na automação de cobranças.
Uma vez integrado, o Pix ficará disponível para as compras dos seus clientes no checkout do seu site. Ao optar por esse meio, o cliente receberá um QR Code junto com um código alfanumérico, dentro de um botão de “Pix Copia e Cola”, como no exemplo abaixo:
Ele poderá pagar escaneando o QR Code pelo aplicativo financeiro que processa esse tipo de pagamento (a maioria dos bancos e carteiras digitais já aceitam o Pix) e concluir a transação. Caso ele não consiga ler o QR Code, pode copiar e colar o código Pix para processar o pagamento da mesma forma nos aplicativos.
As transações por Pix são debitadas da conta e confirmadas instantaneamente, e sua loja é notificada sobre o pagamento. Depois disso, basta seguir com a logística do pedido normalmente.
Esse método de Pix para e-commerce dentro de uma plataforma financeira é mais profissional do que apenas informar uma chave Pix ao seu cliente. E além disso, mais seguro. Veja o porquê:
Ficou curioso e quer saber como escolher uma plataforma de pagamento ideal para oferecer Pix no e-commerce?
Vamos te dar algumas dicas valiosas sobre o que você deve procurar numa instituição de pagamentos ideal. Fique atento aos seguintes pontos:
O Pix deve funcionar como um boleto, com data de vencimento, multas e juros por atrasos e descontos personalizáveis.
A plataforma deve permitir o estorno de valores originados por um pagamento Pix, para que você possa devolver o dinheiro do cliente, em casos legítimos.
O ideal é contar com um painel integrado que mostre cada venda, status da transação e o meio de pagamento utilizado, para que você possa identificar a origem dos seus recebidos e ter controle sobre a inadimplência.
O cartão e o boleto ainda são necessários, por isso, opte por soluções que permitam essa diversificação.
Toda instituição de pagamento deve seguir rígidos protocolos de segurança, que você pode se informar através do selo PCI Compliance, garantindo a segurança do seu negócio e dos seus clientes.
As integrações não precisam ser complicadas. Busque por soluções que tenham uma API amigável e bem documentada, para não ter dor de cabeça na implementação.
Implementar o Pix no e-commerce é uma excelente maneira de oferecer aos seus clientes uma forma de pagamento segura e cada vez mais popular no Brasil. Aqui estão os passos principais para realizar essa integração:
A iugu é uma plataforma completa para a gestão de meios de pagamentos e vendas. Você pode usar a solução por nosso software ou com integração via API à sua plataforma de e-commerce. E quem tem iugu, tem Pix pronto para usar!
Tenha total controle sobre os meios que oferece nas suas cobranças, geração de faturas personalizáveis, envio digital, controle de pagamentos efetuados e, além da modalidade de cobrança, você ainda conta com a possibilidade de realizar vendas automatizadas pela inteligência da plataforma. Conheça o Pix na iugu, fale com nossos consultores e conheça o plano ideal para seu negócio!
Conheça o Pix na iugu, fale com nossos consultores e conheça o plano ideal para seu negócio!