A sua presença na web é feita por meio de páginas AMP? Se você não está com essa tecnologia do Google incorporada aos seus sites, é hora de ficar atento: não ter um e-commerce e um site adaptado pode prejudicar a sua competitividade e a habilidade de seu público-alvo de te encontrar nas páginas de busca.
O AMP é uma das melhores formas de reduzir o tempo de carregamento das suas páginas. Apoiando-se nos servidores do Google, o acesso ficará mais ágil, sem prejudicar a exibição de elementos fundamentais.
Isso terá um impacto direto em um dos fatores que mais impacta a sua experiência de consumo no e-commerce: o tempo de abertura de um site. Quer saber mais sobre como as páginas AMP funcionam e o que fazer para adaptar as suas? Então continue a leitura!
O AMP (Accelerated Mobile Pages, ou Páginas Móveis Aceleradas, em uma tradução livre) é uma tecnologia do Google voltada para otimizar o acesso a páginas web. Focada em dispositivos móveis, ela reduz o tempo de carregamento em conexões limitadas. Além do apoio do Google, a tecnologia (que é de código aberto) tem o apoio de empresas como o LinkedIn, o Pinterest e o Twitter.
As páginas AMP combinam um conjunto de recursos para melhorar a estrutura de um site mobile. Isso se dá a partir de três componentes:
Esses recursos, combinados, conseguem criar uma página especial. Ela carregará em prazos menores e sem erros. Tudo isso com o apoio dos servidores do Google e com a garantir de que elementos de SEO serão aproveitados no ranqueamento do site!
A internet mobile está se tornando o principal meio de acesso à web do brasileiro. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC) de 2018, 98,1% das pessoas com mais de 10 anos utilizam a web por dispositivos móveis. Isso vale tanto para áreas rurais como urbanas.
Para quem trabalha com vendas online, portanto, preparar-se para entregar a melhor experiência de uso em dispositivos móveis é fundamental. As páginas de vendas precisam estar adaptadas para fornecer os conteúdos que o cliente procura no menor tempo possível. Tudo isso sem comprometer a usabilidade dos usuários.
O investimento nas páginas AMP é uma ótima forma de atingir esse objetivo. Elas podem ser acessadas com mais agilidade e segurança. Além disso, são otimizadas automaticamente, sem que a empresa tenha que direcionar recursos para tornar o seu e-commerce mobile funcional.
O SEO também será otimizado. Fundamental para a página web ficar visível para o seu público-alvo, ele é recebe muita atenção de todas as empresas. Todo mudo sabe: manter a página visível no Google aumenta as chances de o seu público-alvo comprar os seus produtos.
As páginas AMP conseguem mais visibilidade nos mecanismos de busca. Por isso adaptar o seu site é tão importante: ele estará compatível com mais um item obrigatório para ficar a frente da concorrência nas páginas de pesquisa da internet.
Para tornar as suas páginas compatíveis com o padrão AMP, alguns elementos são necessários. Eles dão ao navegador todas as instruções para fazer o carregamento ágil dos conteúdos e, assim, entregar a melhor experiência para o usuário. São eles:
O ideal é que o último item da nossa lista tenha a configuração initial-scale=1. A inserção da biblioteca JS para páginas AMP deve ser feita assim que possível dentro da tag <head>. Essas práticas são as recomendadas pelo google, portanto, fique atento!
Outro ponto importante é o AMP Boilerplate Code. Ele é obrigatório para todas as páginas AMP e deve ser inserido dentro da tag <head>. Ele é escrito da seguinte forma:
<style amp-boilerplate>
body{
-webkit-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;
-moz-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;
-ms-animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both;
animation:-amp-start 8s steps(1,end) 0s 1 normal both
}
@-webkit-keyframes
-amp-start{
from{visibility:hidden}to{visibility:visible}
}
@-moz-keyframes
-amp-start{
from{visibility:hidden}to{visibility:visible}
}
@-ms-keyframes
-amp-start{
from{visibility:hidden}to{visibility:visible}
}
@-o-keyframes
-amp-start{
from{visibility:hidden}to{visibility:visible}
}
@keyframes
-amp-start{
from{visibility:hidden}to{visibility:visible}
}
</style>
<noscript>
<style amp-boilerplate>
body{
-webkit-animation:none;
-moz-animation:none;
-ms-animation:none;
animation:none;
}
</style>
</noscript>
Essa página (em inglês) pode ser utilizada para configurar os elementos básicos do seu Boilerplate code. Isso dará ainda mais foco para a criação de uma página robusta e alinhada com as demandas dos seus consumidores. Por isso não deixe de utilizar essa estratégia sempre que possível!
Vender pela web é uma ótima abordagem para qualquer empresa. Se feito do modo certo, o negócio conseguirá ampliar o seu público-alvo e reduzir o custo de aquisição de clientes. Por isso todo cuidado deve ser tomado para reduzir problemas de usabilidade e garantir a visibilidade da página web.
Garantir que o seu e-commerce seja composto por páginas AMP é um dos passos que qualquer negócio deve adotar nesse sentido. Isso garante um melhor ranqueamento no Google e um tempo de carregamento mais baixo. Assim, o seu cliente poderá sempre focar no que importa na hora de comprar algo: escolher o produto que melhor se adapta às suas demandas.
Gostou dessa dica? Então assine já a nossa newsletter para receber mais textos da iugu!