o que é boleto registrado e como funciona

O que é boleto registrado e como ele funciona: entenda como acontecem esses processos de forma prática

Saber o que é boleto registrado e como ele funciona é uma estratégia que deve estar entre as prioridades de um gestor. Para entender o porquê e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, basta ler este post até o fim.

O que é um boleto registrado?

Um boleto registrado nada mais é do que um documento que precisa apresentar todos os dados lançados em um banco. Para isso, quando há uma transação, a empresa responsável realiza a geração desse boleto e também deve enviar a sua remessa à instituição financeira. 

Desse modo, todas as informações são registradas tanto no boleto como também no banco. Os principais dados que devem constar neste título são: 

  • identificação de quem o pagou e da companhia que o emitiu;
  • endereço;
  • CPF ou CNPJ do pagador e da empresa que o emitiu;
  • valor da operação. 

Como funciona um boleto registrado?

Quando um boleto registrado é criado, surge uma requisição, que é enviada pela empresa à instituição financeira. Logo, há o registro dos dados do documento. Em seguida, o responsável pelo pagamento fornece suas informações e, na sequência, é feita a solicitação do boleto, que é disponibilizado. 

Confira no vídeo abaixo como emitir um boleto registrado via API:

Fácil entender o que é boleto registrado e como ele funciona, não? Siga com sua leitura para tirar suas outras eventuais dúvidas!

Como saber se um boleto foi registrado?

Para saber se um boleto foi registrado ou se se trata de um boleto não registrado, é preciso ficar atento a alguns fatores, como:

  • observe o código de barras: a sequência que aparece não parte de cima do título deve ser a mesma visualizada na parte debaixo. Vale destacar que os três primeiros números representam o código de quem o emitiu;
  • verifique como o boleto foi recebido: desconfie se receber um boleto por mensagem de WhatsApp de número desconhecido Isso porque esses títulos são fornecidos apenas pelos canais verdadeiros da empresa que realizou a sua a sua emissão;
  • analise os dados e o valor: um boleto não registrado muitas vezes conta com informações erradas, tanto em relação aos números dos documentos  como ao valor. Logo, é preciso ler o documento com calma, assim que o receber. 

O que é CPI no boleto?

Depois de descobrir o que é boleto registrado e como funciona, saiba agora o que é CPI no boleto. 

A CPI do boleto é uma medida que surgiu junto com a nova plataforma de cobrança imposta pela FEBRABAN e que apresentou algumas novas regras para emissão e pagamentos de boletos que entraram em vigor em 2018. 

Por meio dessa plataforma, todos os dados desses documentos são armazenados em uma base central, um sistema que foi implementado principalmente para promover a segurança, já que as tentativas de fraudes são inúmeras.

o que é um boleto registrado

Crédito: Extra 

Entre as novas regras para emissão e pagamentos de boletos, as principais são:

  • a obrigatoriedade de todos os boletos serem registrados;
  • a possibilidade de que o pagamento de um boleto vencido aconteça em uma instituição diferente que o emitiu.

Quais são as vantagens do boleto registrado?

1.  Informações coletadas

Ao saber o que é boleto registrado e como ele funciona já dá para imaginar quais as suas vantagens. Todos os envolvidos na transação se beneficiam. 

Para começar, o e-commerce tem informações concretas sobre quem pagou e quando o pagamento ocorreu. 

2. Possibilidade de protestar em caso de inadimplência

Além da anterior, o empreendedor terá outras vantagens como protestar um boleto em caso de não pagamento e também a opção de evitar pagamentos em duplicidade. 

Infográfico de como funciona o pagamento onlinePowered by Rock Convert

3. Rastrear o pagamento

Para o consumidor, as vantagens também são muitas. Ele poderá, por exemplo, fazer o rastreamento do pagamento, o que reduz o risco de fraudes.  Dessa forma, é possível saber se um boleto foi pago

4. Facilidade para pagamento

Terá ainda mais comodidade, já que o pagamento do boleto pode ser feito em qualquer instituição bancária pelo DDA ou pela atualização do boleto no site do banco responsável pela sua emissão.

5. Reduz erros de cálculo

Além disso, o boleto registrado diminui a ocorrência de inconsistências nos pagamentos, como erros no cálculo de multas e juros.

6.  Mais uma opção de pagamento

Se você tem um e-commerce, é necessário investir na diversificação das opções de pagamento, já que isso permite atingir uma gama maior de consumidores, trazendo maior visibilidade para o seu negócio.

Muitas empresas optam exclusivamente pelo pagamento através de cartão de crédito. Todavia, no Brasil ainda é comum encontrar consumidores que não utilizam esse método de pagamento.

Dessa forma, tanto procurar saber o que é boleto registrado e como funciona, assim como adotar essa medida,  é uma decisão estratégica importante para todo empresário que deseja expandir seu negócio. 

O que é boleto registrado e como funciona: FAQ com as principais dúvidas

1. Boleto com liquidação já registrada o que significa? 

Boleto com liquidação já registrada o que significa que o pagamento do título já foi realizado e o sistema já armazenou essa operação. 

2. Boleto registrado é mais seguro?

Sem dúvida. Isso porque com todo esse registro de informações no sistema, é possível confirmar se os dados apresentados estão condizentes. 

Caso não, o banco saberá imediatamente, o que promove o controle e ajuda a evitar que o cliente pague o título em duplicidade. 

3. Que empresas podem emitir boletos registrados?

Não importa se você é dono de um pequeno negócio que se inicia ou se é gestor de uma multinacional, todas as companhias estão aptas a emitir um boleto registrado, independentemente de seu porte ou nicho. 

4. Há  cobrança de tarifas?

Antes das novas regras, a empresa que emitia o documento só era cobrada após o pagamento ser efetuado. 

No entanto, a partir da obrigatoriedade do fim dos boletos não registrados, uma tarifa é cobrada mesmo que a quitação do título ainda não tiver sido processada. 

Nesse sentido, o empresário conta com uma boa notícia! Para não ter custos extras e nem ficar ansioso com a cobrança de cada operação, você pode contar com a iugu. 

Isso porque a plataforma da iugu migrou todos os seus clientes para o modo registrado, e continua cobrando uma taxa somente depois da compensação do documento. 

Respirou aliviado agora, não? Pois ainda há outras vantagens! Confira-as a seguir!

Vantagens do boleto registrado na Iugu 

Com a iugu, todo o processo acontece online, de forma fácil, segura e com o menor preço do mercado. As vantagens do boleto registrado na iugu são:

  • boleto registrado com custo zero para emissão, baixa ou cancelamento;
  • tarifa do boleto cobrada apenas se o boleto for pago;
  • boleto com custo fixo, independentemente do volume gerado.

Ficou animado? Então, clique aqui e converse com um dos experts da iugu!

Imagem de capa: Freepik

webserie redução de custosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.