formas de pagamento online

Formas de pagamento online: quais as melhores e como oferecê-las?

Conhecer as principais formas de pagamento online deve estar entre as prioridades de todo gestor que deseja ter lucro em seu negócio. Afinal, você já deve ter escutado a frase “não coloque todos os ovos em uma mesma cesta”, não? Ela é bastante conhecida no mercado financeiro e remete à ideia de que para ter lucro, é preciso diversificar os investimentos. 

O mesmo conceito pode ser replicado ao dono de loja virtual. Isto é, quanto mais ele diversificar suas formas de pagamento pela internet, mais vantagens ele terá, uma vez que é comum que não exista uma unanimidade entre as pessoas sobre o método preferido. 

Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é o crescimento do comércio online brasileiro. 

Só para você ter uma ideia, de acordo com levantamento da ABComm, a previsão de expansão para o e-commerce no Brasil era de 18% em 2019. Porém, o segmento fechou na ordem dos 23%, atingindo uma marca de quase R$ 90 bilhões. 

A estimativa para 2020, como você pode observar na imagem abaixo, é de que o setor registre mais de R$ 100 bilhões até o fim do ano. 

qual a melhor forma de pagamento online

Crédito: ComSchool 

Porém, se considerarmos que o cenário mudou e que a epidemia do Coronavírus impulsionou o volume de vendas online, é possível concluir que o comércio eletrônico nacional surpreenda ainda mais, certo?

Em outras palavras, o contexto parece favorável. Para aproveitá-lo, é preciso lançar mão de estratégias, entre elas, saber quais são as melhores formas de pagamento online para sua loja virtual, entre outras questões importantes. Confira tudo no post!

Quais são as principais  formas de pagamento online? 

Saiba, agora, quais são as principais formas de pagamento online para seu e-commerce.  

1. Boleto bancário 

Segundo pesquisa do Sebrae, o boleto bancário é considerado a melhor opção de pagamento para 75% dos consumidores brasileiros. Além disso, representa o método mais democrático, considerando que 1 em cada 3 pessoas não possui conta em banco no Brasil. 

No entanto, muitos empreendedores torcem o nariz e não o consideram a melhor forma de pagamento online. 

Um dos motivos para esse descrédito foi o número elevado de golpes envolvendo boletos bancários. Para reverter essa situação e assegurar a transparência nesse tipo de transação,a Febraban anunciou o fim de boletos sem registro. Ou seja, a questão da segurança foi potencializada com esse decreto. 

Saiba mais sobre o tema assistindo ao vídeo abaixo: 

Outra razão para alguns gestores não apreciarem essa forma de pagamento pela internet é a inadimplência. Porém, com uma boa ferramenta, como a iugu, é possível tanto cobrar o consumidor de forma automática como também entender o que está acontecendo com ele.

Infográfico de como funciona o pagamento onlinePowered by Rock Convert

Leia também: “Como funciona o pagamento por boleto bancário?”

2. Cartão de crédito

Segundo o SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito em suas compras. Se essa é uma das formas de pagamento online preferidas entre os consumidores, ela também configura uma das mais estimadas pelos lojistas. 

Para quem compra, o cartão de crédito é uma opção interessante pois, além de prático, permite que a pessoa parcele seu pagamento em diversas vezes, muitas delas sem precisar pagar juros

Já para o empreendedor online, ela vale a pena pois promove segurança a ele, uma vez que fica a cargo da operadora de cartão autorizar a transação. Logo, são raros os casos em que o lojista não recebe o pagamento

No entanto, ele possibilita a ocorrência de chargeback, que nada mais é do que o cancelamento da compra pelo fato do titular do cartão não reconhecer o valor registrado no cartão. No geral, trata-se de uma prática maliciosa, ou seja, fraude. 

Para evitar que esse processo aconteça, é essencial analisar o histórico do cliente e também contar com uma empresa de confiança que realize esse intermédio, uma vez que ela automatiza a cobrança e, assim, oferece mais controle e segurança às formas de pagamento online. 

Não deixe de ver: “Como receber com cartão de crédito online: passo a passo do processo”. 

3. Débito online

A vantagem do débito online é que o pagamento acontece em tempo real, sendo essa transação segura e mediada pelo banco. Além disso, o risco de chargeback é ínfimo e, para o dono de loja virtual, as taxas também compensam. 

Porém, apesar de prático, o caminho é um pouco mais demorado do que o cartão de crédito. 

Afinal, qual a melhor forma de pagamento online?

É impossível afirmar qual a melhor forma de pagamento online, uma vez que a melhor alternativa é oferecer diferentes métodos para atingir uma audiência maior. 

No entanto, há uma boa dica nesse sentido. Mais importante do que a forma de pagamento é o sistema que a oferece. 

Para um dono de e-commerce que está começando, por exemplo, contar com um bom intermediador de pagamento pode representar uma vantagem competitiva.

Isso porque uma ferramenta desse gênero consegue verificar diversas formas de pagamento pela internet de uma só vez, de forma virtual, segura e ágil. 

Além disso, uma plataforma desse gênero eleva a experiência do cliente por oferecer checkout de pagamento, cálculos automáticos de multa e juros e também por ajudar a diminuir a inadimplência, uma vez que apresenta uma régua de cobrança personalizada. 

Ficou interessado? Para isso, você pode contar com a iugu, uma empresa pioneira no setor e que conta com o melhor custo-benefício do mercado! Que tal conversar com um dos especialistas da iugu sem compromisso?

Crédito da foto de capa: Freepik 

webserie redução de custosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.