Como escolher a melhor plataforma de marketplace para seu site?

Escrito em 21 de Agosto de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O que Alibaba, Uber e AirBnB têm em comum? Todos operam como plataforma de marketplace. Este é um modelo de negócio crescente, visado por muitos empreendedores, que possuem características operacionais diferentes de e-commerce tradicionais e, por isso, merecem atenção especial.

Talvez, de primeira, Uber e Airbnb não venham à sua mente tão facilmente como exemplos de marketplace. Por isso, vamos pensar no Alibaba, no eBay, na Amazon, no  MercadoLivre e no Submarino. Marketplaces, digamos, mais tradicionais. 

Empresas desse tipo fornecem uma plataforma online para vendedores exibirem e comercializarem produtos ou serviços em troca de uma taxa ou um percentual que é descontado do valor de cada negócio fechado, referente à intermediação da plataforma.

Marketplaces, portanto, são como grandes shoppings virtuais, portais colaborativos que conectam clientes/compradores e vendedores/prestadores de serviços num só lugar. No Alibaba, a “vitrine”, ou a tela do seu dispositivo, exibe produtos físicos. No Uber, motoristas particulares. No Airbnb, quartos e casas.

Como funciona uma plataforma de marketplace? 

Fazer a escolha de uma plataforma de marketplace adequada é o primeiro passo para quem deseja abrir o próprio negócio. Isso porque, de acordo com um levantamento da PwC, 95% dos brasileiros que compram online usam marketplaces.

O marketplace é um negócio de cauda longa que tem como principal fonte de receita a cobrança de tarifa em porcentagem sobre o volume transacionado de cada vendedor. Volume em moeda, volume em número de transações e gestão de capital de giro são a base do seu modelo de receita.

A operação da plataforma de marketplace é caracterizada pela intermediação. Ou seja, ela deve prover os meios para compradores e vendedores fecharem negócios. Por isso, o core business desse segmento deve ser a tecnologia e o financeiro.

Tecnologia porque a plataforma é o “local de encontro” de vendedores e compradores. É crucial que a plataforma de marketplace tenha funcionalidades capazes de garantir que produtos/serviços sejam configurados, ofertados e editados pelos vendedores.

E financeiro porque, dependendo do volume, o desenvolvimento do marketplace deve contar com uma API para que grandes vendedores subam seus produtos/serviços no portal e consigam cobrar de forma inteligente. Ter uma arquitetura escalável, também, vai permitir que a plataforma se adeque a esse volume.

Como lidar com o dinheiro em uma plataforma de marketplace? 

Como dissemos, a gestão financeira é o outro ponto do core business de um marketplace. E isso fica claro quando listamos o mínimo de partes envolvidas em um  negócio realizado na plataforma: intermediador (marketplace), prestador (vendedor) e cliente final (comprador).

Entretanto, em um e-commerce tradicional, por outro lado, não há intermediador, o que torna o fluxo de distribuição de receitas mais simples.

O marketplace é responsável por realizar transferências e comissionamentos (distribuir e repassar o valor pago pelo cliente final aos vários comerciantes dos quais ele comprou).

Para que não ocorra bitributação, o ideal é que transite por sua conta bancária somente o valor referente à sua operação de intermediação. Para isso você deve operar sob o CNAE 74.90-1-04 (Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários).

O desenvolvimento do marketplace do zero tem alto custo financeiro e requer longo tempo de criação. Mas você pode contar com uma das mais arrojadas infraestruturas financeiras brasileiras, como da startup iugu, que possui funcionalidades  adequadas para os mais diversos tipos de negócios.

 

 

Que cuidados tomar em uma plataforma de marketplace? 

Ok, você criou enfim um marketplace e está começando a hospedar as primeiras lojas que querem usar seu portal para vender.

Mas as facilidades oferecidas pelo seu marketplace aos vendedores podem atrair pessoas mal intencionadas que talvez apenas se mostrem como fraudadoras quando for tarde demais. Implementar um processo de análise de risco é, portanto, imperativo.

Há quadrilhas que agem criando lojas em marketplaces e comprando seus produtos com cartões roubados. O dinheiro das vendas, sem ciência do operador do marketplace, é então repassado para os fraudadores. Há também quem receba os pagamentos e não entregue os produtos ou serviços prometidos.

Verificações no processo de criação de conta de um vendedor no seu marketplace podem impedir esse e outros tipos de ações maliciosas. 

Ao criar uma loja em seu marketplace, peça ao vendedor o envio de documentos, tais como cartão CNPJ, contrato social da empresa, documentos dos responsáveis, comprovantes bancários, etc.

Cheque a veracidade das informações pessoais e jurídicas compartilhadas pelo usuário durante o cadastro. Para isso, utilize soluções como a da Serasa Experian.

Já para analisar a veracidade da compra, recomenda-se também a contratação de um serviço antifraude. 

A startup brasileira Konduto tem uma ótima solução, e a americana Swift Science possui um algoritmo de inteligência artificial que aprende os riscos das transações para a primeira camada de análise, que é feita automaticamente.

Como emitir nota fiscal em uma plataforma de marketplace? 

A operação de um marketplace pode causar dúvidas sobre a emissão de nota fiscal. Quem está comprando de quem afinal? Quem tem a obrigação de expedir o documento?

O vendedor deve emitir a nota fiscal de venda para o comprador, enquanto o operador do marketplace precisa expedir o documento para o vendedor, somente com o valor cobrado pela intermediação do negócio.

Caso o custo da tarifa de processamento de pagamento esteja embutido no desconto do intermediador, o mesmo sofrerá bitributação, pois sua nota fiscal inclui o custo de intermediação, acrescido ao custo de processamento de pagamento.

O ideal é construir a arquitetura de pagamento com um split de pagamento, que faz a distribuição automática de valor para cada parte.

Lembre-se: as notas fiscais são importantes nos casos de chargeback. Enquanto intermediador, é responsabilidade também do marketplace lidar com contestações de compra (quando o cliente final alega à operadora do seu cartão que não reconhece a cobrança e pede o dinheiro de volta).

Se o vendedor da sua plataforma de marketplace optar por abrir uma disputa contra a posição desse cliente, ele terá de providenciar todos os documentos que comprovem a entrega do produto/serviço (nota fiscal, comprovante de entrega, trocas de emails etc.). Mas é o marketplace, enquanto intermediador, que vai apresentar a documentação do seu vendedor para a operadora de cartão do cliente.

Para saber, em detalhes, como emitir uma nota fiscal pela iugu, veja o vídeo abaixo:

 

 

Está interessado em investir nesse modelo  e, assim, futuramente, repetir a história do Magazine Luiza e ser uma das melhores plataformas de marketplace do Brasil? 

Então, você irá precisar contar com uma solução que ofereça a tecnologia e o know-how necessários. 

Elencaremos abaixo  4 dicas que você pode considerar ao escolher uma plataforma de marketplace.

5 dicas sobre como escolher uma plataforma de marketplace de sucesso

1-Dê prioridade às boas experiências:

Considere sempre a experiência que os lojistas e consumidores terão ao interagir e utilizar sua plataforma escolhida. A plataforma precisa proporcionar uma experiência agradável com boa navegabilidade, isto é, a navegação deve ser fluida, fácil e intuitiva.

2- Busque a facilidade de gestão com split de pagamentos:

A distribuição correta dos pagamentos do seu negócio pode trazer mais benefício do que você imagina para gestão financeira e para os resultados de sua empresa, bem como aumentá-los.

Imagine quantos pedidos são feitos em um marketplace todos os dias, um cliente pode comprar diversos produtos com vários vendedores em uma só compra, por este motivo, facilitar o processo de comissionamento, através do split é essencial, por isso, escolha uma plataforma que tenha essa funcionalidade.

3-Considere o desenvolvimento do seu marketplace:

Como respirar, é normal que um empreendedor almeje o crescimento de seu negócio. Porém, mais do que desejar o crescimento do seu marketplace, é preciso planejar o sustento deste crescimento. Sendo assim, é importante escolher uma plataforma que auxilie nesse sentido.

A plataforma a ser escolhida nesse caso, necessita ser flexível, com planos que se adequem ao modelo e segmento de negócio. Por exemplo, a plataforma do Ideia no Ar permite lançar seu marketplace de forma simples, rápida e sem depender de programadores.

Além disso, leve em consideração que a plataforma precisa possuir estrutura tecnológica para o aumento de visitas e acessos enquanto seu negócio cresce.

4- Não deixe de mensurar os dados de seu negócio:

Mais do que ter bons resultados é mapeá-los e acompanhá-los, é dessa forma que você mantém o seu negócio na palma da mão. 

Verificar dados periodicamente possibilita a você maior controle e gestão, dando  as condições necessárias para realizar planejamento a longo e a curto prazo, além disso, torna o gerenciamento de sua empresa mais inteligente e estratégico.

5- Conte com o checkout transparente

Um ponto muito relevante para elevar a satisfação e a experiência dos consumidores é uma plataforma completa que ofereça segurança e simplicidade durante o fluxo de pagamento.

Além de ser um grande auxílio na diminuição de índices de abandono de carrinho, por ser mais o checkout transparente,  ajuda a aumentar a sensação de segurança ao usuário de uma plataforma.

Por não redirecionar o cliente para outro site na etapa final da compra, para fechar o pedido, o checkout transparente eleva a experiência dos clientes, sendo então, um grande apoio no aumento das vendas.

Como posso contratar uma plataforma de marketplace?

Uma plataforma de marketplace é oferecida por empresas especializadas na manutenção e na estruturação de um sistema completo para o desenvolvimento de um site de vendas. Há diversos tipos de plataformas disponibilizadas pelo mercado.

Para tanto, você pode contar com a iugu, uma empresa pioneira e referência em modelo de recorrência e de marketplace e que além de contar com a funcionalidade do split de pagamentos o qual,  mencionamos , está presente no mercado há  mais de 8 anos que apresenta uma taxa de satisfação de 98% entre seus clientes. 

Conte com a iugu para alavancar os resultados de vendas de sua empresa, converse com um dos especialistas da empresa agora mesmo, e passe a aplicar as funcionalidades de nossa plataforma em seu negócio.

Fale com nossos consultores

 

Posts relacionados