O que é embedded finance e quais as vantagens
Escrito em 02 de Abril de 2024 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 18 de Novembro de 2024
Embedded finance é o processo de incorporação de serviços financeiros ao leque de ofertas de uma empresa, sem que seja necessário reestruturar seu core business. A estratégia amplia o portfólio e aproxima a marca de seus clientes.
Fortalecimento de marca, ampliação de portfólio, aumento da retenção e fidelização de clientes, gestão centralizada de serviços financeiros. Estas são algumas das vantagens de aplicar o conceito de embedded finance, ou finanças incorporadas, à rotina do seu negócio.
O amplo leque de vantagens é, sem dúvidas, um dos motores para o crescimento contínuo do embedded finance — que, de acordo com o relatório Future Market Insights de 2023, apresentado pela PWC, deve crescer cinco vezes em 10 anos, chegando a US$ 248,4 bilhões em 2032.
Na América Latina, a perspectiva é igualmente animadora: uma pesquisa da Research and Markets indica que a receita do mercado deve aumentar, anualmente, 27% até 2029 — chegando a US$13,7 bilhões no final do período.
Nas próximas linhas, te contamos tudo o que você precisa saber sobre o tema: conceito, características, exemplos, benefícios, e, claro, caminhos para implementar. Aproveite!
O que é embedded finance?
O Embedded finance, ou “finanças integradas” ou “incorporadas”, em português, representa um mecanismo que permite a incorporação e oferta de serviços financeiros por empresas não diretamente ligadas ao setor, com o objetivo de adicionar um diferencial competitivo ao negócio e potencializar a retenção e fidelização de clientes. Dentre as opções disponíveis, estão linhas de crédito, financiamentos, contas ou carteiras digitais.
Extra! Antes de seguir em frente, leia mais sobre embedded finance e o futuro das fintechs.
Quais as principais características do embedded finance?
As principais características do embedded finance são:
1- Personalização
2- Ampliação do portfólio
3- Uso da estrutura BaaS
4- Fortalecimento da cultura baseada em dados
Te ajudamos a entender mais sobre cada uma a seguir.
Personalização
Ao adotar o modelo de finanças incorporadas, as empresas têm a possibilidade de ajustar o portfólio de serviços às demandas dos clientes e, claro, ao core business do negócio.
Não à toa, o QuintoAndar, startup focada no mercado imobiliário, esteve recentemente entre as 250 principais fintechs do mundo, segundo pesquisa da CB Insights. A classificação ocorreu em função da oferta de financiamentos para a reforma de imóveis e uma linha de crédito para corretores e imobiliárias.
Entende como, neste caso, a empresa personalizou a oferta de serviços financeiros para seu nicho de atuação?
Outro exemplo é o Magalu, que oferece, para seus clientes, uma carteira digital (MagaluPay) que simplifica as compras virtuais em seu marketplace (e em outros canais).
Ampliação do portfólio
Outra característica inerente ao embedded finance é a ampliação do portfólio de serviços da empresa.
Em resumo, para adotar soluções financeiras e apresentá-las como produtos adicionais ao cliente, é exatamente esta a lógica que as empresas devem seguir: a de somar serviços ao portfólio, mantendo sua essência e gerenciando o mesmo portfólio de serviços e produtos de antes.
Uso da estrutura BaaS
Para viabilizar a integração de serviços financeiros ao portfólio, é preciso usar uma estrutura conhecida como BaaS, ou Banking as a Service (Banco como Serviço).
Neste caso, a tecnologia bancária é vendida para empresas, que podem customizar de acordo com seu perfil e demandas específicas e, então, disponibilizar aos clientes na forma de serviços financeiros próprios da marca.
Fortalecimento da cultura baseada em dados
Por fim, o mecanismo de finanças incorporadas se caracteriza fortemente pela cultura data-driven. O sistema coleta e armazena dados-chave sobre o comportamento de compra dos clientes para embasar tomadas de decisão e otimizar a oferta de serviços cada vez mais adequados às necessidades mapeadas.
Quais as vantagens do embedded finance para os negócios?
Uma empresa que adota o embedded finance, antes de qualquer coisa, se posiciona como um negócio que sabe surfar a onda da evolução tecnológica. O posicionamento fortalece a marca no mercado, destacando-a da concorrência.
Adicionalmente, as finanças incorporadas trazem como benefícios:
- a possibilidade de oferecer soluções financeiras sem precisar dispor de tempo e equipes especializadas em desenvolvimento (graças ao BaaS, que citamos anteriormente, e ao uso de APIs financeiras que permitem a conexão entre os produtos oferecidos e os demais sistemas e plataformas usados na empresa);
- o aumento das frentes de fidelização de clientes, que deixam de migrar para empresas focadas em serviços bancários quando buscam por um produto oferecido pelo negócio do qual já compra;
- o potencial aumento do público-alvo da empresa, que pode expandir a oferta de serviços até para os desbancarizados;
- economia de recursos, uma vez que consegue gerenciar os serviços bancários e os meios de pagamento internamente (para saber mais sobre o tema, leia nosso artigo sobre PaaS, Payment as a Service).
Quais produtos podem ser embedados pela minha empresa?
O leque de possibilidades de produtos incorporáveis ao embedded finance é bastante extenso. Cabe à sua empresa conhecê-los e entender de que forma esta tecnologia financeira pode agregar valor ao seu processo de vendas, bem como ao relacionamento com o cliente.
Conheça algumas opções de serviços para embedar:
- Carteiras e contas digitais;
- Cartões da sua marca (os chamados private label);
- Linhas de crédito;
- Financiamento;
- Opções de investimento;
- Intermediação de Pagamentos;
- Criptomoedas.
Como implementar serviços financeiros embedados?
E aí, já imaginou ampliar seu leque de serviços com o embedded finance e, de quebra, aumentar as chances de fidelizar clientes?
Então, é hora de entender quais passos seguir para implementar a estratégia.
O primeiro passo, naturalmente, é entender e estudar o mercado, buscando uma instituição reconhecida e regulamentada para oferecer os serviços.
Lembre-se de que a idoneidade e o comprometimento do parceiro são essenciais para assegurar a qualidade das ofertas e um adequado suporte ao seu time interno na hora de gerenciar as frentes.
Adicionalmente, conheça as demandas da empresa e do cliente. Como você viu, as possibilidades de serviços incluídos no embedded finance são múltiplas, e é preciso compreender quais delas, de fato, complementam o seu core business e te aproximam do seu consumidor.
A iugu te ajuda a embedar serviços financeiros e alavancar o crescimento da sua empresa. Nossa plataforma completa facilita a sua gestão de caixa e a automatização de meios de pagamento, além de oferecer diversos planos que se adequam à realidade do seu negócio.
Conheça as modalidades de adesão à iugu e decida qual a melhor para a sua empresa!
Escrito em 02 de Abril de 2024 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.