BaaS: o que é Banking as a Service, como funciona e quais as vantagens para o seu negócio

Escrito em 18 de Maio de 2021 por Patrick Negri

Atualizado em 18 de Dezembro de 2024

Banking as a Service (BaaS) permite que empresas ofereçam serviços financeiros personalizados e independentes. Com isso, amplia seu portfólio de serviços e melhora a experiência do cliente por meio de tecnologia integrada e flexível.

Imagine poder criar o seu próprio banco. Com a tecnologia avançando rapidamente, o Banking as a Service (BaaS) surge como uma solução inovadora para simplificar operações financeiras e tornar serviços mais acessíveis.

Seguindo o modelo "as a service," o BaaS permite que empresas ajustem suas ofertas conforme suas necessidades, além de proporcionar uma experiência personalizada ao cliente.

Essa tendência responde à demanda por processos mais ágeis e experiências flexíveis. Quer entender melhor como funciona? Continue acompanhando que vamos te explicar o que é Banking as a Service, como funciona, quais as vantagens e desafios, bem como exemplos de empresas que adotaram a solução e, claro, como implementar no seu negócio.

O que significa Banking as a Service?

Banking as a Service (BaaS) é uma tecnologia que permite que empresas ofereçam serviços financeiros próprios, como contas digitais, cartões de crédito e transferências. Tudo isso integrado ao seu modelo de negócios e sem precisar operar como um banco tradicional.

Essa modalidade, ao contrário dos bancos digitais, não é ofertada ao consumidor final (pessoa física). O BaaS é um produto ofertado às empresas para que elas disponibilizem serviços financeiros aos clientes, como uma maneira de agregar valor ao negócio ou manter mais uma fonte de receita.

Com o BaaS, empresas conseguem criar uma plataforma financeira para seus clientes, tornando-se um intermediário entre eles e as operações bancárias. 

Isso dispensa a necessidade de grandes instituições financeiras e oferece às empresas mais controle e flexibilidade na experiência financeira.

A popularidade do BaaS está crescendo, especialmente com o avanço das fintechs. Essa tecnologia é uma aposta forte para o futuro dos meios de pagamento, sendo essencial para empresas que atuam no e-commerce ou oferecem serviços digitais.

Leia mais: Baixe nosso e-book gratuito e exclusivo sobre Banking as a Service (BaaS)

Como funciona o BaaS

O Banking as a Service (BaaS) permite que empresas integrem funcionalidades bancárias em seus próprios sistemas, criando uma experiência financeira completa e personalizada para seus clientes. Eles podem realizar transações diretamente de um aplicativo!

Isso se torna possível por meio de uma plataforma digital que oferece um conjunto de APIs públicas fornecidas por instituições financeiras licenciadas. 

Essas APIs viabilizam a comunicação entre o software do banco e o da empresa. Com isso, a tecnologia possibilita que empresas sem licença bancária ofereçam serviços como contas digitais, pagamentos eletrônicos e cartões com a identidade da marca. 

A partir da solução BaaS, toda a cadeia de pagamentos da empresa pode ser gerenciada de forma independente, sem precisar contar com um banco nesse processo. A empresa precisa apenas estabelecer parcerias com adquirentes e bandeiras para viabilizar operações como emissão de cartões e processamento de transações. 

Assim, a instituição financeira parceira se encarrega de aspectos fundamentais como segurança, compliance e tecnologia. Dessa forma, a empresa consegue focar no relacionamento com o cliente e na expansão do portfólio de serviços.

Quais as vantagens do Banking as a Service?

Os consumidores de hoje procuram cada vez mais por mais conveniência, transparência e disponibilidade. São cada dia mais autônomos, gostam de maior controle e demonstram mais resistência às limitações de horário de funcionamento dos serviços.

Atualmente, organizações de diversos segmentos e fintechs já estão aptas a oferecer uma gama de serviços ao mercado com o auxílio do BaaS. 

Você pode se interessar: O que é fintech white label e quais os benefícios de adotar uma

Antes, muitos serviços eram exclusivos das instituições financeiras e bancos, como o cartão pré-pago, cartão de crédito, conta de pagamento, depósito, saque, pagamento de contas, transferência e outros.

O BaaS, portanto, permite que qualquer instituição mantenha seu banco e ofereça seus serviços aos clientes. Assim, quem contrata essa solução passa a dispor de um banco a seu serviço com inúmeras vantagens. A seguir listamos os 6 principais benefícios:  

1. Maior flexibilização

A implementação do Banking as a Service pode ser adaptada. Sendo assim, a empresa escolhe apenas os serviços mais adequados às suas demandas, sem precisar ter todas as ofertas de um banco tradicional, nem passar por tanta burocracia. Isso permite custos menores e um produto mais alinhado ao público-alvo.

2. Atração e retenção de clientes

As ofertas personalizadas de pagamento ajudam a converter mais vendas, a atrair novos clientes e fidelizá-los. Eles sentem confiança ao fechar os negócios, mesmo os que não têm conta corrente para movimentação.

3. Facilidades no pagamento

Esse benefício é muito válido para quem trabalha com produtos de valores mais altos. Com o BaaS, é possível fornecer o parcelamento do valor, sem precisar de um intermediário bancário para isso. Essa divisão é oferecida pela própria empresa e ajuda na conversão de vendas de itens de custo mais alto, como cursos.

4. Avaliação de comportamentos

Com base nas informações financeiras do consumidor, a empresa consegue entender melhor os hábitos e preferências. A partir disso, é possível pensar em ofertas mais personalizadas e melhorar o atendimento.

5. Custos mais baixos

Bancos são instituições financeiras já consolidadas, com infraestrutura que requer um investimento inviável para empresas menores. Com o BaaS, é possível ter acesso a diversos serviços relacionados, sem precisar ter um capital tão grande destinado apenas para isso. 

6. Proteção das operações

Uma empresa precisa que sua estrutura digital funcione de maneira rápida, permita a escalabilidade e seja flexível. Para evitar sobrecarga ao sistema e garantir que os serviços funcionem normalmente, a parceria com os bancos proposta pelo BaaS é o mais recomendado.

Assim sendo, caso sua empresa queira disponibilizar serviços financeiros de uma forma que os clientes gostam de consumir, sem precisar bancar toda a energia necessária para operar, o BaaS é a opção que você procura.

Quais são os principais desafios ao aderir ao BaaS?

A implementação de um BaaS é simples, mas requer atenção em alguns pontos para que não haja problemas futuros. A primeira é manter a conformidade em relação às leis do mercado financeiro, inclusive a preocupação com a segurança nas movimentações e no armazenamento de dados sensíveis.

Além disso, essas empresas precisam ampliar o seu leque de serviços dentro da plataforma, transformando-se em fintechs, como Nubank e PicPay.

Principais exemplos de empresas que usam Banking as a Service

São diversas as empresas já adeptas ao BaaS e que estão em nosso dia a dia. Selecionamos algumas para exemplificar e mostrar como esse mercado está.

iFood

A empresa de delivery é líder no seu segmento, por isso, foi importante encontrar soluções para gerenciar todo o seu fluxo financeiro, além de oferecer múltiplos meios de pagamento - desde maquininha de cartão, Pix e até iFood Movile Pay. 

Magazine Luiza

Buscando oferecer serviços financeiros aos seus clientes e vendedores do marketplace, a Magalu Pagamentos foi criada em 2018. Com isso, clientes finais puderam ter uma carteira digital, facilitando o pagamento por meio do QR Code, por exemplo.

A empresa também oferta pagamentos via Pix, para pessoas jurídicas, assim como TED e DOC, cartão pré-pago, entre outros serviços financeiros. Já para pessoas físicas, é possível fazer depósitos e saques, através do MagaluPay.

Via Varejo (Casas Bahia)

A Via, desde 2018, já vinha pensando melhor sobre soluções para meios de pagamento, ofertando carteira digital através de aplicativo, transferência de dinheiro para outros usuários, pagamentos de contas e serviços, recarga de cartões de transporte público, entre outros serviços financeiros.

Em 2019, foi anunciada a chegada do banco digital da empresa, o banQi, com o objetivo de atingir mais pessoas, dessa forma, o banco tem uma conta digital que possibilita o pagamento de boletos e carnê digital, além de transferências e recarga de celular e bilhete único.

Como uma empresa pode adotar um Banking as a Service?

Teoricamente, qualquer empresa, de qualquer setor, posicionada como B2B, B2C e B2B2B2C, etc, pode ter os serviços de um BaaS. Na hora de colocar em prática, é preciso apenas entender qual é a necessidade do seu negócio antes de aderir a essa inovação tecnológica.

Isso porque o desenvolvimento e a implementação desse recurso exige um esforço da liderança e de todos os setores envolvidos direta e indiretamente com a gestão financeira da sua empresa.

Nesse ponto, vale apresentar e conceituar “Embedded Finance” (finanças embutidas) que, basicamente, é a capacidade de distribuir soluções financeiras a empresas que não atuam necessariamente no setor financeiro. Seu objetivo é abrir portas para que elas atuem nesse segmento e ofereçam serviços e produtos financeiros a seus usuários e clientes. É o que acontece com o BaaS.

Então, para aderir a algum serviço provisionado por um BaaS, inicialmente é necessário pesquisar e analisar as soluções disponíveis no mercado. Se você quiser simplificar seus processos, dê prioridade àquelas que facilitem a transferência das informações e, ainda, ofereçam aplicativos que atendam às necessidades de UX (Experiência do Usuário)

As empresas precisam de parceiros que ofereçam soluções integradas, como a conta digital da iugu. Com ela, é possível centralizar operações financeiras, automatizar pagamentos e gerenciar receitas de forma eficiente, eliminando a necessidade de uma infraestrutura bancária própria. A solução da iugu ainda permite emitir boletos, realizar transferências e facilitar conciliações financeiras, garantindo flexibilidade e maior controle sobre as finanças.

Além disso, busque tecnologias que ofereçam a documentação de API (Interface de Programação de Aplicação) mais facilitada. Isso ajudará muito seu time de desenvolvimento durante a implantação.

Depois de escolher o provedor da tecnologia, integre o BaaS ao sistema financeiro da sua companhia por meio da API que o serviço disponibiliza. É por intermédio dessa integração que os serviços contratados ficarão acessíveis para serem usados pelos clientes e a sua empresa.

Para isso, procure fornecedores de confiança e que ofereçam APIs de fácil integração, facilitando a implementação de funcionalidades de e-commerces e plataformas com bancos e fintechs.

Ficou claro o que é o Banking as a Service e como ele pode ajudar o seu negócio? Com tantas aplicações funcionando nesse modelo, é natural que ele se estenda para as aplicações financeiras, sempre com foco em facilitar as atividades e promover uma melhor experiência aos consumidores.

Se você quer implementar isso na sua plataforma de vendas ou precisa de uma tecnologia que permita a integração com as instituições financeiras, entre em contato com a iugu e saiba como podemos ajudar!