APIs Financeiras: o que são e quais são as vantagens dessa tecnologia?
Escrito em 31 de Outubro de 2022 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 21 de Novembro de 2024
Empréstimos, cartões de crédito e conta corrente. Até pouco tempo atrás, todas essas soluções estavam concentradas nas mãos dos grandes bancos. Com o avanço da tecnologia, acompanhamos a chegada de tendências como o Embedded Finance e Banking As a Service, impulsionadas, principalmente pelas APIs Financeiras.
Com isso, empresas que não faziam parte do setor puderam incorporar serviços financeiros ao seu leque de produtos, o que contribuiu significativamente para o aumento da competitividade e inovação do universo financeiro.
Graças a disrupção trazida pelas API, o Brasil possui o maior ecossistema de fintechs da América Latina, de acordo com o Global Fintech Rankings, da Findexable.
Mas o que é uma API Financeira? E quais são as vantagens para as empresas?
Continue a leitura do conteúdo até o final e saiba mais sobre o assunto.
Sem tempo para ler? Dê um play no conteúdo.
O que é uma API Financeira?
API é a sigla para Application Programming Interface, que, em português, significa interface de programação de aplicação.
De forma resumida, a API é um conjunto de rotinas, padrões e métodos de programação que permitem a conexão entre diferentes sistemas para enviar ou receber informações.
Logo, uma API Financeira é um conjunto de padrões que possibilita a troca de informações financeiras.
Além disso, a tecnologia também possibilita a criação e a oferta de produtos ou serviços financeiros por qualquer negócio, mesmo que ele não faça parte do setor.
A importância das APIs Financeiras para o mercado
Se há alguns anos, os serviços financeiros estavam concentrados nas mãos dos bancos tradicionais, hoje o cenário é bem diferente.
Graças às APIs, o mercado financeiro tem vivido o seu período mais inovador.
Hoje, fintechs e bancos digitais podem ofertar serviços e produtos financeiros cada vez mais personalizados e, muitas vezes, de forma gratuita.
Além disso, grandes varejistas e empresas de outros setores podem desenvolver soluções de pagamento, como os cartões de crédito e Pix, e oferecer serviços como conta corrente, carteiras digitais e empréstimos.
A tendência, conhecida como Embedded Finance, tem contribuído para uma maior democratização do acesso financeiro. Com isso, processos que antes eram burocráticos e pouco amigáveis podem ser realizados de forma totalmente digital e instantaneamente.
Esse movimento fez com que os tradicionais "bancões" e outras instituições financeiras tivessem que se adaptar à nova realidade para se manterem competitivos frente à concorrência.
A implementação do Open Finance no Brasil é, inclusive, diretamente influenciada pelo crescente mercado de APIs, uma vez que tem como objetivo desburocratizar o setor e tornar os serviços mais acessíveis à população.
Panorama do Mercado de APIs
O crescimento do Mercado de APIs pode ser visto em todo o mundo. De acordo com dados da Sensedia, o primeiro semestre de 2020 registrou um aumento de 34% no uso de APIs.
O estudo Market Research Future, por sua vez, apontou que o mercado de APIs atingirá 163 milhões de dólares em 2022.
Dentre os setores que mais solicitaram a utilização de APIs, podemos destacar:
- Varejo e e-commerce: 61%;
- Bancos: 24%;
- Seguros e saúde: 18%;
- Pagamentos: 17%.
Diante desses dados, podemos concluir que as APIs Financeiras representam grandes oportunidades competitivas para os negócios, contribuindo para a otimização de processo, mais personalização e melhora na experiência do usuário.
Quais são os tipos de APIs Financeiras?
O sistema financeiro é vasto e dinâmico.
Da mesma forma, as APIs também podem ser adaptadas para atender as mais diversas necessidades e setores desse universo. Confira, a seguir, os principais tipos de API Financeira.
- API para banco digital ➡ permite que qualquer tipo de negócio ofereça aos clientes soluções bancárias, como cartões de crédito/débito, transferências e conta corrente;
- API de pagamento ➡ tem como objetivo otimizar todo o fluxo de pagamentos das empresas a partir da automatização de etapas;
- API Open Finance ➡ permite a implementação do Open Finance por todos os participantes do sistema, contribuindo para a segurança e agilidade.
Por que utilizar uma API Financeira?
Como mencionamos anteriormente, a transformação digital impulsionada pela aceleração tecnológica fez com que o Brasil se tornasse um terreno fértil para a criação de negócios disruptivos, como os bancos digitais e as fintechs.
Ao mesmo tempo, essa transformação impactou os bancos tradicionais, que precisaram se adaptar a um cenário cada vez mais data-driven e com novos competidores surgindo a cada momento.
Além de contribuírem para a criação de um mercado mais dinâmico e tecnológico, as APIs Financeiras oferecem diversas vantagens para os negócios, como:
- Oferta de serviços e produtos personalizados e com base nos novos tipos de comportamento do consumidor;
- Fortalecimento de presença digital;
- Diminuição da burocracia;
- Otimização de processos;
- Diminuição de gastos;
- Diferencial competitivo.
Potencialize seu negócio com a API da iugu
Como vimos ao longo do artigo, as APIs Financeiras tem um papel fundamental na economia digital, contribuindo para a criação de um cenário mais inovador e acessível para todos.
Além disso, as APIs representam uma grande vantagem competitiva para empresas dos mais diferentes portes e segmentos.
Diante de um panorama com diversas oportunidades surgindo no horizonte financeiro, não dá para ficar para trás, certo?
Na iugu, você conta com a API mais completa do mercado.
Isso porque todas as integrações de sistemas podem ser realizadas através de nossa poderosa API RESTful.
Além de fácil implementação, ela conta com documentação técnica e todas as informações necessárias para agilizar e otimizar o tempo das equipes.
Então, que tal saber mais sobre como a nossa API pode potencializar os ganhos do seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal!
Escrito em 31 de Outubro de 2022 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.