Desenvolvimento ágil: conheça os princípios e aplicações!

Escrito em 09 de Novembro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Quem trabalha com tecnologia sabe que as demandas por agilidade e flexibilidade nunca foram tão grandes. Hoje, qualquer negócio que dependa da TI, como os que trabalham com SaaS e ecommerce, precisam estruturar rotinas menos engessadas. Isso envolve diversas estratégias, sendo a mais importante o uso de práticas de desenvolvimento ágil.

O desenvolvimento ágil auxilia a empresa a ter mais habilidade para lidar com demandas. Além disso, amplia a habilidade dos times entregarem resultados. Tudo será feito com a flexibilidade necessária para inovar sem perder produtividade ou qualidade.

Quer saber mais sobre o tema e como incorporar as práticas de desenvolvimento ágil no seu dia a dia? Então confira o post a seguir!

O que são as metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são técnicas de desenvolvimento flexível e focado em entregas contínuas. Elas criam um ambiente mais integrado a colaborativo. Além disso, auxiliam o negócio a manter metas com prazos cursos e focados nas demandas dos clientes.

Os processos baseados nas metodologias de desenvolvimento ágil podem ser utilizados por todas as empresas modernas, como as de vendas online e SaaS. Para isso, é importante seguir os princípios dessa filosofia, que são:

  • satisfazer o cliente com entregas rápidas e frequentes;
  • tratar mudanças como algo positivo;
  • entregar resultados funcionais com frequência;
  • trabalhar lado a lado com o usuário ao longo do projeto;
  • construir projetos em torno de pessoas motivadas;
  • priorizar a conversa frente a frente para trocar dados;
  • a entrega de softwares funcionais dita o progresso do projeto;
  • todo o time deve trabalhar em ritmo constante;
  • times devem ter grande capacitação técnica para serem ágeis;
  • simplicidade é fundamental;
  • times devem ter autonomia para serem eficientes;
  • a equipe deve revisar resultados regularmente.

Por que investir nessa estratégia é uma boa ideia?

Investir nas práticas de desenvolvimento ágil é uma ótima forma de reduzir riscos e melhorar a competitividade da sua empresa. Além disso, isso permite o melhor aproveitamento dos recursos de TI.

Junto ao foco nas demandas dos clientes, essa abordagem amplia a habilidade da equipe manter entregas em caráter contínuo. Confira os principais benefícios a seguir!

Maior independência

As metodologias ágeis trazem mais autonomia para o ambiente de trabalho. Quando bem utilizadas, portanto, os times poderão tomar decisões com segurança e flexibilidade. Desse modo, o tempo necessário para responder a demandas ou para lidar com desafios será muito menor.

Ganhos de produtividade para a equipe

Alta produtividade é algo que toda empresa busca. Por isso práticas como as de desenvolvimento ágil devem ser incorporadas sempre que possível. Com elas, o negócio pode eliminar gargalos e garantir que as equipes sempre estarão preparadas para atingir os resultados esperados.

Maior habilidade para lidar com mudanças

As metodologias ágeis trazem mais flexibilidade para o ambiente corporativo. Em áreas como a SaaS e o ecommerce, isso se traduz em menos tempo para mudar trajetórias. Ou seja, a empresa conseguirá manter-se alinhada com as demandas do mercado.

Como adotar os princípios do desenvolvimento ágil?

A adotação dos princípios de desenvolvimento ágil demanda alguns cuidados. Eles devem ser tomados para auxiliar a empresa a mudar a sua cultura sem medo ou erros. Confira a seguir!

Entender as particularidades de seu negócio

O primeiro passo para incorporar práticas ágeis no seu dia a dia é compreender as particularidades da empresa. Ou seja, deve-se fazer uma avaliação do perfil da companhia: além de regras internas, é importante levantar dados sobre o fluxo de trabalho da empresa e as suas dores.

Isso permitirá a mudança para um fluxo de trabalho ágil sem riscos ou falhas. Ao mesmo tempo, auxiliará na escolha de novas ferramentas: do armazenamento em nuvem a novos sistemas, tudo será feito com segurança de que melhores resultados serão possíveis.

Conhecer as metodologias existentes

Para incorporar práticas ágeis no seu dia a dia, um bom caminho é ter uma visão ampla sobre as metodologias que podem ser utilizadas. Cada uma tem princípios e fundamentos próprios. Eles são moldados pelas demandas que motivaram a sua criação ou objetivos específicos.

Conhecendo as metodologias de modo abrangente e entendendo o perfil da empresa, você sempre conseguirá adotar as práticas ágeis. Assim, os princípios do desenvolvimento ágil poderão ser levados para todo o negócio.

Buscar aperfeiçoar continuamente as estratégias adotadas

Empresas devem mudar continuamente. Isso inclui a maneira como processos são executados. Afinal, práticas modernas garantem competitividade e manutenção do sucesso da empresa na busca por novos clientes.

Portanto sempre busque formas de aperfeiçoar o uso de metodologias de desenvolvimento ágil no dia a dia da sua empresa. Faça análises de performance com indicadores, aplique feedbacks e monitore as rotinas de trabalho. Assim, erros poderão ser eliminados rapidamente e a empresa conseguirá manter-se a frente da concorrência.

Coletar feedback de colaboradores para entender as melhores práticas para a sua empresa

A troca de dados contínua não deve ser utilizada apenas nas relações entre empresa e clientes. Ela também pode ser útil quando o negócio está adotando os princípios de desenvolvimento ágil.

Busque entender as dores dos profissionais e tirar dúvidas. Avalie como as metodologias ágeis estão mudando o seu dia a dia e o que pode ser feito para ampliar o uso dessas práticas. Assim, o engajamento na nova cultura de trabalho será o maior possível sempre.

Iniciar com projetos pequenos

Para facilitar a adaptação ao fluxo de trabalho ágil, uma boa escolha é começar por projetos pequenos. Isso permite ao negócio fazer adaptações rápidas. Além disso, facilita o treinamento da equipe.

Com projetos pequenos, os métodos ágeis podem ser testados e otimizados rapidamente. Tudo isso sem causar grandes impactos. Desse modo, a empresa poderá levar essa estratégia para todo o ambiente corporativo de modo gradual e seguro.

As tendências de TI mudam rapidamente para acompanhar as novidades do setor e as demandas do mercado. Nos últimos anos, por exemplo, elas buscaram mais flexibilidade e inovação. Dessa forma, times conseguem trabalhar lado a lado para entregarem sempre os melhores resultados.

A busca por rotinas de desenvolvimento ágil faz parte desse processo. Por isso negócios devem sempre conhecer as principais metodologias que seguem esse princípio e se adaptarem rapidamente. Assim, será possível aproveitar os benefícios da agilidade e conseguir conquistar novos clientes com produtos e soluções robustas, modernas e dinâmicas.

Uma das melhores metodologias ágeis que o negócio pode adotar é a Scrum. Saiba mais sobre ela no nosso post sobre o tema!

Posts relacionados