Metodologia Scrum: saiba como aplicar na sua empresa!

Escrito em 02 de Julho de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Um dos componentes mais importantes para a gestão de projetos é o modo como o trabalho é orientado. Aliás, no cenário atual, em que a agilidade é exigida de vários negócios, saber buscar o meio correto é algo crítico. Por isso muitas empresas estão migrando para alternativas como a metodologia Scrum.

Podemos pensar nesse conceito como uma forma de organizar fluxos de trabalho para agregar o maior valor possível para os seus projetos. Utilizado no ambiente corporativo, esse método ágil garante mais colaboração entre equipes e um bom foco nos resultados estratégicos.

Quer saber mais sobre o tema e como a metodologia Scrum pode ajudar negócios grandes e até mesmo startups? Então, confira o nosso post!

O que é a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum é uma forma de organizar projetos voltada para criar uma estrutura de trabalho focada nas pessoas. Ela dá autonomia para os profissionais, ao mesmo tempo em que permite uma maior integração entre todos os envolvidos.

Assim, com um ciclo de feedbacks contínuos, as equipes podem entregar um melhor resultado ao final do projeto, além de garantir que a satisfação do cliente seja a maior possível.

Quais são os pilares da metodologia Scrum?

Como é o caso de outras estratégias de gestão, a metodologia Scrum tem um conjunto de valores que orientam o fluxo de trabalho. Podemos pensar cada um deles como se fossem os valores do seu negócio. São os seguintes:

  • coragem: os times dentro do ambiente Scrum devem enfrentar desafios e problemas da melhor forma possível sempre;
  • foco: toda a equipe deve se dedicar aos objetivos do Sprint e no trabalho que é designado diariamente, sem enrolação;
  • comprometimento: cada pessoa deve estar engajada e focada em atingir objetivos de sua equipe;
  • respeito: cada membro dos times Scrum deve se respeitar e acreditar nas habilidades individuais de todos para solucionar problemas de modo inovador;
  • abertura a feedbacks: todos os envolvidos no projeto devem se manter abertos a sugestões e a mudanças durante o projeto.

Que papeis cada pessoa tem no ambiente Scrum?

Para organizar os trabalhos e manter responsabilidades bem definidas, a metodologia Scrum adota uma divisão de tarefas diferente daquela você, provavelmente, utiliza em seus projetos corporativos. Por isso, para que a incorporação dessa cultura dê certo, é importante entender que os times devem trabalhar de modo autônomo a partir de objetivos claros.

Somente assim, é possível manter um ambiente de trabalho com flexibilidade, criatividade e alta performance. Veja, a seguir, os papeis de cada envolvido em um projeto guiado pelo Scrum!

Product Owner

O Product Owner é responsável por maximizar o valor do produto final do projeto. Ele faz a gestão do Product Backlog, o que envolve atividades como:

  • ajudar os times de desenvolvimento a ter melhores resultados (lembre-se, o engajamento é importante);
  • registrar os objetivos de cada etapa no Product Backlog;
  • documentar os requisitos do projeto;
  • garantir que o Product Backlog seja visível, transparente, abrangente e conhecido por todas as equipes.

Desenvolvedores

O time de desenvolvedores é responsável por executar cada Sprint do projeto. Ele deve ser focado em garantir que prazos e metas sejam alcançados com o menor uso de recursos possível. Além disso, deve estar preparado para atuar com um ambiente ágil, flexível, que demanda a colaboração e a habilidade de lidar com mudanças rapidamente.

Em outras palavras, são eles que colocam a mão na massa! Por isso, todo mundo deve ter autonomia e as ferramentas necessárias para executar as suas atividades sem erros. Em geral, os times são compactos e fazem um fluxo de trabalho com as seguintes características:

  • grande autonomia a partir de objetivos claros e transparentes;
  • formulação por profissionais de múltiplas habilidades;
  • trabalho em volta de objetivos comuns a todos, mas com autonomia para cada um identificar como chegar aos resultados esperados.

Scrum Master

O Scrum Master trabalha ao lado do Product Owner para garantir que todos os objetivos sejam alcançados e o projeto funcione da melhor forma possível. Ele promove as práticas da metodologia, avalia resultados e garante que cada pessoa terá os recursos tecnológicos necessários para atingir as suas metas. Em outras palavras, esse profissional:

  • garante que os objetivos, o escopo e o produto do projeto sejam conhecidos por todos os envolvidos;
  • encontra técnicas e estratégias que permitam aos profissionais executar todas as medidas do Product Backlog da melhor forma possível;
  • articula meios de evitar que o planejamento não seja executado dentro do cronograma do projeto.

Como são divididos os projetos no ambiente Scrum?

Os projetos de desenvolvimento mantidos por meio do Scrum têm um conjunto de etapas fixas. Cada momento é feito para a coleta de feedbacks, divulgação de boas práticas e alinhamento de expectativas. Isso garante que o resultado final será o melhor possível. Veja, a seguir, quais são os eventos da metodologia Scrum!

Sprint

Sprint é o nome de cada etapa do seu projeto. Elas costumam durar no máximo um mês. Uma nova Sprint é iniciada assim que outra é finalizada. Durante cada Sprint:

  • nenhuma mudança que possa prejudicar o objetivo da Sprint é feita;
  • os requisitos e métricas de qualidade não são diminuídos;
  • o escopo é definido de modo claro e objetivo, sendo renegociado apenas por demanda entre o Product Owner e o tipo de desenvolvimento, caso algo muito importante ocorra.

Sprint planning

Esse é o processo de planejamento de cada Sprint. Ele deve ser feito de modo colaborativo e integrado. Desse modo, todos trabalharão com o mesmo foco.

O tempo necessário para planejar cada Sprint não deve ultrapassar oito horas para cada mês de duração das etapas. É importante que o Scrum Master garanta o alinhamento de todos. Isso evita riscos de insatisfação e a necessidade de retrabalhos.

Daily Scrum

O Daily Scrum é um momento diário, com duração curta (geralmente 15 minutos) em que o time se reúne. Ele é voltado para alinhar as demandas das próximas 24 horas de trabalho. Portanto, fique atento: a sua frequência deve ser diária!

Essa operação auxilia a empresa a manter times alinhados e com os meios necessários para colaborar. Além disso, facilita a criação de um ambiente de alta performance. Afinal, todos terão sempre as mesmas metas.

Sprint Review

Ao término de cada etapa, o time se reúne para avaliar o que foi feito. Esse é o Sprint Review. Aqui, feedbacks são aplicados e mudanças no Product Backlog, registradas.

O Sprint Review demanda abertura para esses retornos, ou seja, críticas e sugestões. A comunicação deve ser clara e aberta. Assim, o nível de qualidade poderá se manter continuamente.

As metodologias ágeis podem ser muito importantes para melhorar os resultados obtidos com projetos. Elas dão a empresas a flexibilidade necessária para lidar com as demandas de clientes. Além disso, reduzem riscos e os problemas relacionados a mudanças durante os projetos.

Por isso, não deixe de investir em novas tecnologias e estratégias como a metodologia Scrum. Isso dará ao seu negócio um posicionamento de destaque no mercado: cada projeto será reconhecido pela sua habilidade de atender a todas as demandas existentes da melhor forma possível.

Curtiu essa dica? Então, assine a nossa newsletter para conhecer outras formas de otimizar os seus projetos!

Posts relacionados