Como saber se o boleto é falso: saiba como evitar esse tipo de fraude!

Escrito em 11 de Setembro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Infelizmente, as tentativas de golpes no Brasil não são poucas. Em razão disso, é dever de todo dono de loja virtual, para proteger a segurança de seus clientes, se perguntar como saber se o boleto é falso. 

Afinal, por se tratar de uma das formas de pagamento mais democráticas e preferidas dos brasileiros, é importante disponibilizá-la. Porém, cuidados e conhecimento são necessários, uma vez que no caso de suspeita de fraude, é vital instruir seus consumidores da maneira mais adequada. 

Só para você ter uma ideia, apenas entre janeiro e setembro de 2019 foram registradas mais de 4 mil queixas sobre o assunto. Esse número representou um crescimento de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Reclame Aqui

O golpe do boleto acontece de formas diversas e, por assim, dizer, sofisticadas, como:

  • envio de título falso para e-mail;
  • alteração do código de barras;
  • desenvolvimento de uma página falsa para que cliente baixar o boleto, entre outras.

Esse tipo de fraude ocorre mais frequentemente em datas comemorativas e de grande volume de descontos e promoções, como o Natal, Dia das Mães e a Black Friday. 

Afinal, como saber se o boleto é falso? Para descobrir o que fazer, não cair nessa armadilha e conseguir instruir seus clientes, basta ler este texto até o fim. Boa leitura!

Como saber se o boleto é falso? Passo a passo

Confira, agora, o passo para saber para conhecer as principais medidas de como identificar um boleto falso.

1. Analisando a origem do título

O primeiro passo dessa jornada é analisar a origem do boleto. Esse ponto é importante porque os fraudadores costumam enviar títulos tanto por e-mail como por WhatsAPP e SMS. Sendo assim, é fundamental verificar se:

  • o envio aconteceu por um canal oficial da empresa;
  • se há um link que direciona para uma página suspeita. 

No caso de dúvida, o consumidor deve desconsiderar a mensagem e buscar o canal de atendimento ao cliente da empresa para analisar a sua veracidade.

Nesse sentido, uma dica valiosa é que ele sempre baixe o boleto pelo site da empresa.

2. Observando o código de barras

Em um documento original, o mesmo código de barras aparece tanto na parte de cima como na parte inferior do título. Nesse quadro, há um segredo: a sequência de números é sempre a mesma: começa com o código do banco e termina com o valor a ser pago. 

Ou seja, se o título for do Banco do Brasil, no início devem constar os números 001 e, se o valor for de R$ 100,00, necessariamente, o título deve começar com 001 e terminar com 100. 

É preciso desconfiar também se alguma parte do código estiver apagada ou borrada.

como saber se o boleto é falso

3. Prestando atenção em quem é o beneficiário

Esse campo muitas vezes costuma passar batido, mas se atentar a ele é fundamental. 

De forma simples, basta que o cliente verifique os dados do beneficiário do título, isto é, da empresa em que realizou a compra. Isso porque é comum que em um boleto falso as informações não sejam as mesmas da companhia real. 

Uma sugestão válida nesse item também é checar se o CNPJ é autêntico. 

Para isso, basta buscar essa informações em aplicativos do governo. Também vale a pena procurar no Google o endereço da agência do beneficiário. Sendo assim, se  a companhia for do Rio de Janeiro e a agência registrada for da Bahia, suspeitar é válido.

4. Verificando a linha digitável 

A linha digitável nada mais é do que a representação numérica do código de barras. Desse modo, também é importante verificar se os três primeiros caracteres dessa linha espelham os números do banco. 

como identificar um boleto falso

Crédito: Edital Concursos Brasil 

Como identificar um boleto falso? Conhecendo fraudes comuns 

Agora que você já teve a questão “como saber se o boleto é falso” respondida, é importante conhecer outras estratégias sobre o tema, como saber quais são os golpes mais comuns.

1. Fraude da venda falsa

Neste golpe, um vendedor falso publica um anúncio em e-commerce. No geral, trata-se de uma proposta bastante atraente. 

Assim, quando a pessoa inicia a sua experiência de compra, o suposto vendedor direciona a conversa para outro canal, como o WhatsAPP, para induzi-la a pagar o título. Logo, o pagamento é efetuado e, é claro, a mercadoria nunca é entregue

2. Golpe da doação

Existem também os golpistas que apelam para a emoção. Assim, enviam e-mails de doação com mensagens comoventes. 

Dessa forma, no caso do recebimento de um conteúdo desse que conte com um boleto indexado, é imprescindível verificar a instituição envolvida, o logo do título e redobrar o cuidado. 

Como saber se o boleto é falso? Considerações 

O que você achou deste post? Teve sua dúvida respondida? Compartilhe sua opinião com a gente aqui nos comentários abaixo!

Lembrando que na tentativa de diminuir o número de golpes e aumentar a segurança, a Febraban implementou a obrigatoriedade do boleto registrado

Valorizando essa questão e alinhada com essa proposta, a iugu, referência em cobranças recorrentes, abraçou essa ideia e só emite boletos com registro. 

Logo, contar com a tecnologia e o know-how desta empresa pode fazer a diferença para a sua loja virtual. 

Além disso, a iugu apresenta o menor valor para a emissão de boleto e cobra apenas após a quitação do título ter sido registrada. 

Para saber se a proposta da iugu se alinha com a realidade de seu negócio, basta conversar com um de seus especialistas!

Crédito da foto de capa: Freepik 

Posts relacionados