Receba conteúdos e novidades da iugu

Você sabia que é possível montar um clube de assinaturas e incluir essa tendência em sua loja online? Essa é uma modalidade com boa aceitação no mercado, pois, cria um diferencial de atendimento, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Existem características diferenciadas para o formato. Muitas lojas estão aderindo como um meio complementar de fidelizar e oferecer uma experiência de compra ainda mais dinâmica e interessante aos clientes.

Conheça, neste post, os aspectos mais relevantes que você deve ponderar, antes de se aventurar por esse novo negócio. Mesmo com um segmento rentável e sua loja em boa fase de vendas, é preciso cautela e planejamento para que a novidade seja motivo de inovação e sucesso. Boa leitura!

Como funciona um clube de assinaturas?

Nessa categoria de negócio, o cliente faz a opção por um plano para entrega periódica de produtos de uma linha específica. Para isso, se compromete com o pagamento mensal de forma recorrente, que poderá cessar por desejo próprio ou por do fornecedor, a qualquer momento.

Essa é uma alternativa para um consumidor que não deseja se preocupar com a compra de um determinado produto de uso ou consumo contínuo. Participar do clube garantirá a comodidade de recebimento em casa dos produtos escolhidos.

Outro aspecto importante, é que esse é um meio de apresentar as novidades, pois, você poderá oferecer ao cliente algumas vantagens à frente de um consumidor convencional. Assim, dentro do valor fixado no contrato, ele poderá optar por um novo produto sem afetar a previsão financeira.

É claro que, como gestor, você sabe a importância de analisar o mercado e as chances de crescimento em um novo modelo, por isso, mesmo que já tenha um, elabore um novo plano de negócio.

Faça isso criteriosamente e verifique se a sua loja está pronta para absorver a demanda — produtos atraentes, estoque disponível, atendimento técnico. Se houver, de fato, um potencial de expansão, prepare-se para treinar equipe e realizar contratações se for preciso.

Tome como exemplo alguns cases de sucesso — Netflix, Spotify, Glambox, Leiturinha, Wine Box, TAG Livros — observe como atuam e busque inspiração para criar seu próprio estilo, seguindo a linha de atuação desses clubes já bem-sucedidos.

O que considerar para montar um clube de assinaturas?

Sabemos que a euforia ao construir algo novo pode ser benéfica por fomentar ideias, alimentar as perspectivas de melhoria na produtividade e aumento no faturamento.

Só que, quando se tem um e-commerce e ele está ativo no mercado, o passo para introduzir um clube de assinatura requer cautela e algumas considerações que esbarram nas variações da rotina e do próprio mercado. Vejamos!

Certifique-se de que o produto ou serviço pode se adequar ao modelo

Vamos supor que seu negócio esteja rentável com boa aceitação do público-alvo. Isso não quer dizer que seus produtos sejam adequados a serem fornecidos em um clube de assinaturas. Assim como não é ideal apostar todas as fichas na tendência sem a certeza de que tem algo interessante a oferecer.

Faça um levantamento das últimas vendas e quais foram os produtos e serviços mais procurados e adquiridos. Se o resultado demonstrar um quantitativo de destaque para um item específico, talvez você tenha encontrado o carro chefe do seu novo negócio.

Foque na essencialidade e no desejo de aquisição do consumidor — como se houvesse algum tipo de “dor” pela não aquisição. Para isso, você precisa conhecer a fundo o comportamento de compras de cada um dos seus clientes para criar um vínculo baseado na necessidade.

Defina planos e preços que permitam o pagamento recorrente

Definidos os produtos que farão parte do clube de assinaturas é hora de criar os planos, preços e quais são os meios que sua loja  disponibilizará para pagamento do cliente.

Normalmente, os pagamentos são realizados por meio do cartão de crédito, mas há clientes, por não desejarem comprometer o limite ou não dispor do valor todos os meses, buscam alternativas, como boleto ou transferência online.

Você pode considerar a quantidade de itens por mês, o preço unitário, do número de assinantes e, principalmente, o custo-benefício que você deseja disponibilizar ao cliente.

Planeje a logística do negócio e garanta os prazos de entrega

Jamais ofereça o que você não pode cumprir. Desde a disponibilidade dos produtos em estoque até o prazo para entrega. Cumpra exatamente o que sua loja prometer. Para atender satisfatoriamente planeje a logística com todas as particularidades envolvidas.

Trabalhe considerando as situações atípicas que possam interferir em todo o processo. O ideal é ganhar uma margem — ainda que pequena — de vantagem sobre o pedido do cliente.

Os imprevistos podem até acontecer, mas preveni-los para acionamento de um plano contingente, demonstra a maturidade da empresa e da equipe envolvida para lidar com surpresas no dia a dia.

Lembra-se da experiência de compra do cliente e a importância de conhecer seus hábitos? Você deverá contar com essa informação preciosa quando for contabilizar o estoque, verificar a movimentação dos produtos e assim identificar os de maior giro.

Implemente processos de cobranças recorrentes

As compras por meio do clube de assinatura se caracterizam como pagamento recorrente e você precisará de um processo bastante organizado de cobrança para inibir qualquer possibilidade de cessar inadequadamente o fornecimento a um cliente adimplente.

O mesmo vale para aquele cliente com débito em aberto além do prazo permitido e que continua recebendo os itens do seu plano, por falta de identificação da inadimplência, que dê embasamento à suspensão do atendimento.

Conte com o auxílio de um software adequado

Eis o melhor recurso para você controlar toda a movimentação financeira do novo negócio. Ao contratar um software para auxiliar nos processos, você não só poderá centralizar toda a operação em um só ambiente.

A integração da base de dados de clientes e também os departamentos envolvidos no atendimento — desde as vendas, até o faturamento — poderá facilmente ser absorvida por um sistema de automação, com ganho de eficiência e tempo por eliminação do trabalho manual.

Um bom sistema permitirá que sua loja emita o boleto registrado para pagamento em qualquer agência bancária ou casa lotérica, além de enviar mensagens automáticas, padronizadas e com lembretes sobre o vencimento de uma fatura ou a segunda via por e-mail.

Se você chegou ao final deste conteúdo e percebeu que pode investir em um produto da loja e dar início a uma jornada de desafios, vá em frente e conte com bons parceiros para dar o suporte necessário.

Tenha em mente que o foco do clube de assinaturas é trazer comodidade, agilidade, planos atraentes e bons produtos. Embora não haja uma fórmula mágica, esse deve ser um conjunto capaz de atender às expectativas do cliente e fortalecer a sua marca no mercado.

Você gostou deste post? Então, aproveite e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá outros conteúdos interessantes direto na sua caixa de e-mail!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram