Receba conteúdos e novidades da iugu

Para entender o que é criptografia você pode pensar em um exemplo simples. Já percebeu que ao abrir uma nova conversa no WhatsApp você recebe uma mensagem dizendo que ela é criptografada? Isso quer dizer que apenas você e seu amigo têm acesso àquelas informações ali trocadas. 

A criptografia faz parte de várias soluções de TI. Justamente por isso, quem trabalha com a criação de sistemas deve saber o que é criptografia de dados, como ela funciona e a sua aplicação nos processos corporativos. Ela ajuda, por exemplo, a evitar fraudes no e-commerce.

Quando a criptografia é levada para todas as etapas de um projeto de desenvolvimento, a companhia pode dar, aos seus usuários, uma solução que esteja alinhada com as suas demandas, mas que, ao mesmo tempo, não coloque a sua privacidade em risco.

De acordo com a Pesquisa Global 2019 de Fraude e Identidade realizada pela Serasa Experian, proteger os dados dos consumidores é essencial para aumentar a confiança deles no seu negócio. Conforme a imagem abaixo, 74% deles consideram a segurança de seus dados a parte mais importante da experiência do usuário

o que é criptografia dados

Fonte: Serasa Experian

Muitos brasileiros se preocupam com isso, de acordo com o Índice de Segurança Unisys. Em 2009 o índice mundial era de 119 e este ano já é 175. A preocupação do brasileiro está um pouco acima da média mundial, com índice de 180. 

Portanto, esse é um fator que deve ser considerado em todas as rotinas de criação e distribuição de aplicações.

Quer saber mais sobre o que é criptografia de dados, como funciona e a sua importância para a criação de sistemas? Então, continue a leitura abaixo!

O que é criptografia de dados?

A criptografia de dados é um processo que busca eliminar as chances de terceiros obterem acesso a dados. Ela é utilizada em comunicações web e em sistemas de pagamento e para o armazenamento local de informações com baixo nível de risco. 

Hoje, a sua forma mais comum é a chamada criptografia assimétrica, que permite uma comunicação com proteção em todas as pontas de forma escalável, robusta e verificável.

Na criptografia assimétrica, o usuário tem duas chaves (sequências alfanuméricas que permitem criptografar e descriptografar os conteúdos):

  • Chave pública: é aquela que é distribuída a todos que desejam se comunicar e permite que o conteúdo de uma mensagem seja cifrado. 
  • Chave privada: exclusiva do destinatário do conteúdo, permite que a informação seja visualizada com segurança.

Como funciona a criptografia de dados?

Saber o que é criptografia de dados pode ter um papel-chave na criação de softwares. Com ela, a empresa consegue estruturar rotinas mais robustas e dar um alto nível de confiabilidade para a aplicação. 

Veja a seguir como funciona a criptografia de dados na rotina de desenvolvimento de aplicações.

Aplicações

1) Armazenamento de informações sobre o projeto

No mercado atual, projetos de desenvolvimento de software contam com um alto nível de digitalização. Isso implica uma série de informações críticas salvas em meios digitais, como:

  • Relatórios de desempenho
  • Tabelas com as etapas
  • Código-fonte do sistema

Mas, ao mesmo tempo em que isso pode auxiliar o negócio a compartilhar mais informações, esse fator também contribui para o aumento das vulnerabilidades, o que pode acabar expondo a empresa. Por isso é tão importante investir na segurança de dados.

Uma forma de solucionar o risco de vazamento de dados durante o projeto é estruturando um sistema de armazenamento de informações que seja criptografado de ponta a ponta. 

Isso dá ao negócio uma garantia mais ampla de que, se alguma tentativa de roubo de informações ocorrer, o hacker não terá acesso aos registros por não ter posse da chave de descriptografia.

2) Comunicação entre times

A comunicação entre times é um fator constante nos processos de desenvolvimento. Companhias estimulam a troca de informações porque elas: 

  • Integram equipes
  • Garantir mais agilidade 
  • Promovem mais inovação na resolução de problemas

Nesse momento também é importante saber o que é criptografia de dados, pois essa troca envolve dados sigilosos. Por isso, na criação de sistemas deve-se buscar soluções de TI que trabalhem com criptografia de ponta a ponta. 

Dessa forma, ataques que tentam capturar os dados da sua empresa não conseguirão obter acesso àquilo que os times compartilham entre si.

3) Comunicação entre a aplicação e o servidor de dados

Muitas aplicações hoje em dia dependem da internet para serem completamente funcionais. 

A presença maciça das conexões sem fio permitiu que desenvolvedores utilizassem APIs para integrar softwares, comunicá-los com a nuvem e ter mais recursos que dependam da web para serem funcionais.

Exemplos disso é a melhoria da gestão de pagamento recorrente e assinatura de serviços.

Porém, se de um lado essa característica promove a inovação, ela também pode contribuir para o aumento do nível de insegurança no ambiente corporativo. 

Portanto, a criptografia também deve ser levada para as conexões entre o aplicativo criado e os seus servidores de dados, sejam eles utilizados para a autenticação de usuários, para pagamentos ou apenas para o envio de arquivos.

Entender o que é criptografia e sua importância para aplicá-la a essa rotina é fundamental. Não só a maioria dos dados trocados terá informações sigilosas de terceiros, mas a comunicação entre apps e servidores, quando desprotegida, também permite que ataques ocorram para o roubo de dados e a manipulação de informações.

Leia também: Importância de uma integração facilitada de um aplicativo com outros sistemas

4) Login de usuários

O login de usuário é um processo crítico em qualquer aplicativo. Justamente por isso, a criptografia é fundamental para que essa funcionalidade possa ser implementada nos aplicativos sem comprometer o usuário.

A criptografia nos processos de login geralmente ocorre de duas formas:

1) A comunicação entre o app e o serviço de login é criptografada para evitar o roubo de dados de usuário e senha. 

2) O processo de armazenamento das informações de login é feito para impedir que alguém tenha acesso não autorizado aos dados de terceiros, mesmo que consiga roubar os registros.

5) Pagamentos online

O sistema de pagamento online já é disseminado em vários aplicativos. Aqui, a criptografia é fundamental para que o usuário possa inserir dados de cartão de crédito, login, senha e demais dados pessoais que permitam a validação das suas informações sem comprometer a sua privacidade.

Graças à criptografia, hoje, é possível utilizar sistemas de pagamentos e de assinaturas em segurança. Ela limita o acesso aos dados privados utilizados durante a cobrança e, assim, reduz riscos para a empresa e o usuário.

Por que é importante investir em segurança digital?

No ambiente corporativo moderno, a segurança de dados deve ser uma preocupação de todos os setores

Quando a companhia evita a existência de brechas de segurança no ambiente corporativo, fica mais fácil, para os gestores:

  • Evitar vazamentos de dados
  • Alinhar-se com regras de proteção de informação internacionais
  • Tornar os seus serviços mais robustos e confiáveis

Em outras palavras, as empresas que investem na segurança digital em seu dia a dia são muito mais competitivas

Elas poderão dar ao seu consumidor mais garantias de que as suas informações serão utilizadas em ambientes de trabalho robustos e preparados para lidar com as demandas modernas do mercado.

A criação de uma política de segurança de dados também dá para a empresa mais formas de ser inovadora sem ter prejuízos. 

Quando o empreendimento consegue manter um fluxo de trabalho protegido de ameaças digitais, todos os recursos são mais aproveitados

Da integração via APIs aos meios de pagamento, o time de TI conseguirá levar a tecnologia a mais rotinas e, assim, criar mais qualidade.

Portanto, sempre fique atento a cada detalhe que compõe a segurança de dados no ambiente corporativo. 

Saber como funciona a criptografia de dados, por exemplo, assim como as suas aplicações e usos no dia a dia do negócio pode ajudar a atingir mais facilmente os resultados esperados em médio e longo prazo e construir soluções muito mais inovadoras e eficazes.

A GDPR é uma lei que está mudando a forma como lidamos com segurança em todo o planeta por isso, entender o que é GDPR e como se adaptar para garantir a segurança de dados também pode ser uma saída. 

No que diz respeito ao meio de pagamento online, a iugu pode te dar todo o suporte. Isso porque somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de

  • Marketplace
  • Recorrência
  • Cobrança Avulsa

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças e garantir a segurança do pagamento? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração. 

webinar o que é marketing de influenciadoresPowered by Rock Convert
Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
[email protected]
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
facebook-squarelinkedin-squaretwitterinstagrammenuarrow-right