Receba conteúdos e novidades da iugu

Que a tecnologia deixou de ser tendência e se tornou uma ferramenta fundamental para quem possui uma loja virtual, você já sabe. A pauta da vez são os diversos serviços agregados, que podem alavancar ainda mais as vendas desse tipo de negócio — e, entre esses serviços, estão os meios de pagamento.

Além de facilitar a gestão financeira da empresa, os meios de pagamento tendem a oferecer ao consumidor uma experiência de compras mais agradável, o que contribui também para a sua fidelização e boas referências da sua loja em todos os canais de comunicação em que ele passar.

Neste post, apresentaremos a você seis tendências incríveis em meios de pagamento que estão chegando para revolucionar o mercado e dar aquele suporte que o universo online tanto precisa. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Qual é o futuro dos meios de pagamento?

A cada passo de evolução que a tecnologia dá, vai deixando para trás uma série de inovações que eram consideradas tendências, mas, se ficaram obsoletas, já não causam mais tanto frisson.

Esse cenário prova que, em se tratando de tecnologia, deve-se caminhar olhando para frente, procurando pelas novidades para incorporar ao negócio e sair em disparada abrindo vantagem competitiva sobre a concorrência.

Com um futuro ainda incerto, mas com grande potencial, as empresas comerciais — de lojas físicas ou virtuais — precisarão acompanhar o progresso e tudo o que ele apresentar como facilitador para o consumidor.

Independentemente do segmento, todos os comércios que tiverem o consumidor envolvido diretamente no resultado financeiro terão que se adaptar e buscar alternativas — flexíveis e complementares — para atender e corresponder cada vez mais às expectativas.

Algumas das tendências que vamos apresentar já são praticadas em outros países e, agora, chegam de mansinho introduzindo soluções práticas, seguras e ganhando espaço no mercado. Tome nota!

1. NFC

A solução tecnológica NFC (Near Field Communication), que pode ser entendida como uma comunicação por proximidade, funciona ao permitir que dois dispositivos troquem dados em uma distância de centímetros — desde que um chip específico esteja instalado em ambos os equipamentos.

Com ela, será possível realizar transações e pagamentos por meio dos dispositivos em lojas que disponibilizam os terminais de cartão de crédito e conexão com o serviço.

2. mPOS

O mPOS faz a comunicação entre dois dispositivos móveis, a partir de uma comunicação via Bluetooth ou NFC, com a leitura do cartão de pagamento de crédito ou débito — onde quer que esteja o consumidor.

A vantagem do mPOS é que o lojista contará com serviços adicionais, como atualização do cadastro do cliente, geração de relatórios financeiros e envio de faturas por e-mail, contribuindo para uma melhor gestão financeira mútua.

3. Carteira móvel

O consumidor da atualidade já não utiliza mais uma quantidade enorme de documentos na carteira, desde os documentos pessoais — a carteira de habilitação contém dados do CPF e da identidade — até os recursos para efetuar pagamentos — cheques, cédulas e moedas foram substituídos por um cartão com funções de débito e crédito.

Em uma evolução progressiva e tendenciosa, a carteira móvel, em que os dados financeiros serão armazenados, efetuará qualquer tipo de compra e pagamento utilizando uma empresa especializada como base de dados.

Com a violência crescente, poder sair de casa sem grandes quantidades de dinheiro é um ganho enorme para o consumidor e para os lojistas, que precisam se proteger diariamente.

4. Biometria

As cenas de filmes, em que vemos portas se abrirem e computadores serem desbloqueados com um simples reconhecimento de íris, já estão deixando o campo imaginário das ficções para fazer morada nos processos de pagamento, garantido maior confiabilidade e segurança.

A dificuldade do usuário em decorar senhas de vários cartões poderá ser substituída por um processo simples de identificação biométrica e minimizar o tempo destinado às compras e à burocracia do pagamento.

5. Bitcoins

A Bitcoin é uma criptomoeda e forma de dinheiro eletrônico, que ganhou adeptos no mundo inteiro e, agora, alcança os lojistas por tratar-se de um ativo financeiro virtual com tarifa baixa e ausência de impostos.

Ela é gerida de forma descentralizada por diversos computadores, não havendo sequer uma instituição de controle. Nem mesmo o Banco Central detém poder sobre a sua produção, e a movimentação não está condicionada ao intermédio dos sistemas bancários.

Muitos consumidores têm ainda receio de aderir a essa tendência, pois é uma moeda que não pode ser encontrada de maneira física. Sua movimentação está condicionada ao acesso a uma conta específica por computador, o que dificulta roubos ou transferências não autorizadas pelo usuário.

6. Cashless

O sistema Cashless (sem dinheiro) é um dos meios de pagamento que incentiva um comportamento de utilização mínima de dinheiro e adesão a um serviço de créditos contratados previamente, para serem consumidos nos mais diversificados estabelecimentos comerciais.

Valendo-se da tecnologia disponível nos smartphones, o consumidor pode efetuar suas compras por meio do dispositivo ou ainda realizar transferência entre bancos, desde que as contas sejam cadastradas para esse tipo de serviço.

Viu como você precisa, a todo o momento, atualizar-se e ficar de olho nas novidades recém-chegadas no mercado? A tecnologia é uma caixinha de surpresas, e as inovações estão sempre focadas em oferecer facilidades com segurança e praticidade.

Os consumidores da atualidade vivem uma rotina acelerada e têm pressa de efetuar suas compras e pagamentos, sem deixar de lado as questões de segurança que envolvem o dinheiro e o risco iminente de perda.

Para você e sua loja virtual, toda e qualquer inovação que favoreça a experiência e a satisfação do consumidor deverá ser analisada criteriosamente. Isso também vale para o sistema de pagamento online — que poderá passar a ser um diferencial —, além de todos os outros serviços ofertados.

E então, gostou deste post? Se você se interessou pelo assunto e pelos meios de pagamento que serão tendência em um futuro próximo, converse com o time de consultores da iugu para receber mais dicas de como você pode modernizar a área de cobranças e recebimentos de pagamentos online no seu negócio, com automação financeira e tecnologias que ajudam a economizar tempo e dinheiro e fazer o seu negócio decolar!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram