Saiba mais sobre os processos de pagamento existentes

Escrito em 01 de Novembro de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

Com a mudança do comportamento do consumidor nos últimos tempos, muitos lojistas — principalmente aqueles que atuam online — se viram também obrigados a mudar a forma e os processos de pagamento.

Empreendedores que decidiram investir em um negócio virtual aprenderam que oferecer uma experiência de compras diferenciada e agradável, aliado a um produto ou serviço de qualidade, é elemento-chave para a conquista e fidelização de um cliente.

Se você se identifica nessa descrição, este post vai despertar o seu interesse de leitura. Nele trazemos uma descrição completa dos processos de pagamento necessários à eficiência e à segurança durante as compras em um ambiente online. Confira!

O que é o pagamento online?

Quando um cliente entra no site em busca de um produto ou serviço, logo se depara com uma gama de possibilidades e tende a pesquisar antes de efetivar a compra. Essa é a oportunidade que a loja tem de aumentar o seu ticket médio e o faturamento.

O pagamento online é fruto de todo esse processo. Para concluir a compra e solicitar o envio da mercadoria ou a prestação do serviço, antes, o cliente deve pagar pelos produtos ou serviços escolhidos.

Depois que ele coloca a mercadoria no carrinho e decide que é a hora de finalizar a aquisição, será direcionado a um ambiente específico de pagamento onde encontrará algumas opções e processos de pagamento.

Nesse ambiente as opções de pagamento estão divididas entre cartão de crédito, boleto bancário, débito em conta, que se diferenciam pela possibilidade de parcelamento da compra, prazo para identificação e liquidação do título e saldo em conta bancária.

O andamento online de qualquer uma dessas possibilidades é o que compõe os processos de pagamento e criam o diferencial competitivo da loja, pois, quanto melhor e mais ágil o processamento, mais rápido o cliente terá acesso ao que foi comprado ou contratado, o que o fideliza cada vez mais.

Quais são os principais processos de pagamento?

Não é possível falar de uma jornada agradável de compras do cliente sem assegurar que o pagamento seja realizado em total segurança e proteção de dados. Os que demonstram sua preferência pelas compras online são aqueles que esperam não ter problemas com os desdobramentos.

O bom relacionamento com bancos, bandeiras de cartão de crédito e empresas de pagamento online deve reunir o maior número de recursos, ferramentas e soluções para conferir ao negócio maior nível de precisão.

Uma das melhores formas de garantir que o departamento financeiro tenha o controle efetivo dos processos é contratar a prestação de serviços de um intermediador de pagamento ou gateway de pagamento.

São dois meios que oferecem soluções similares, mas com diferença no modo de finalizar as compras. Enquanto no gateway é realizado no próprio site da loja, no intermediador de pagamento o cliente é transferido para um novo ambiente para efetivar o pagamento.

Enquanto no gateway é o cliente quem faz o contato e a negociação com bancos e operadoras de cartão, o intermediador assume toda a operação e centraliza a negociação para conseguir melhores taxas.

Nos serviços de um intermediador, a análise de risco e o sistema antifraude já estão inclusos, enquanto no gateway é o cliente quem assume o risco e contrata um sistema à parte para detectar fraudes.

Veja alguns dos aspectos mais relevantes que você deve observar nos processos de pagamento para oferecer bons serviços. Lembre-se de que produtos e serviços de qualidade são hoje uma obrigatoriedade e os diferenciais estão atrelados à experiência que o cliente tem em cada loja.

API de pagamento

Embora não seja considerado efetivamente um processo, ainda assim, vamos pensar em todo o resultado positivo que essa solução proporciona à empresa. A API ou Application Programming Interface é a integração virtual entre todos os departamentos da loja dentro do sistema de automação.

Com ele, os processos financeiros se tornam mais ágeis e a comunicação mais eficiente. Uma compra em andamento abre o alerta de que é preciso acompanhar o pagamento para dar continuidade e atender o cliente no prazo estabelecido.

Com a API, todas as interações acontecem de forma linear e padronizada, facilitando a identificação e baixa de um título, por exemplo, assim como produz informações sobre a inadimplência ou boleto não pago — subsídios fundamentais para a elaboração das políticas de cobrança.

Checkout

O checkout é a finalização das compras e efetivação do pagamento do cliente. É nesse momento que o consumidor fornecerá todos os dados pessoais — de endereço, do cartão de crédito ou conta bancária.

Um checkout transparente, ou seja, que mostra ao cliente todas as etapas do seu pagamento online, é essencial para gerar credibilidade e a tão sonhada confiabilidade no relacionamento com o público.

Automação financeira

O trabalho manual tem se extinguido cedendo lugar à automação. O intuito da ferramenta é otimizar e agilizar processos, reduzir a margem de erros e aumentar a produtividade.

Com a automação online, as atividades operacionais desempenhadas pelos profissionais do departamento financeiro ficarão mais fáceis de executar e acompanhar, possibilitando melhor análise e apontamento de melhorias. Veja o que pode melhorar.

Todas essas facilidades impactam diretamente os processos de entrada e saída financeira. Quanto mais controle, mais fácil de fazer a gestão e tomar decisões quanto a qualquer mudança necessária ou expansão à vista.

Ao final, os processos de pagamento bem alinhados ajudam a formular melhor o negócio e conferem autoridade à marca. Empresas que têm como objetivo, aumentar a performance de vendas e a visibilidade de mercado devem se ocupar de traçar uma estratégia para oferecer bons serviços.

Se você gostou deste post e deseja melhorar os processos de pagamento da sua empresa, entre em contato com a gente para conhecer as soluções da iugu e todas as suas funcionalidades. Ficaremos contentes em apresentar o que temos de mais moderno para o seu tipo de negócio!

Posts relacionados