Descubra agora mesmo como fazer SaaS marketing de maneira eficiente

As estratégias para divulgação de um serviço em SaaS (Software as a Service) são diferentes das adotadas pelas empresas que trabalham com produtos tradicionais. O ciclo de vendas desse tipo de solução é mais curto, exigindo uma abordagem mais direta, sem deixar de envolver o cliente. Por isso, o SaaS marketing carrega características um pouco diferentes.

Se você possui uma empresa que comercializa uma solução SaaS e quer aprender a divulgá-la, continue a leitura!

O que é SaaS marketing?

O SaaS marketing, ou marketing para Software as a Service, pode ser definido como a maneira de pensar a comercialização desse tipo de software de maneira estratégica, criando modelos diferenciados para a divulgação e a venda do serviço, respeitando suas particularidades.

A grande dificuldade desse marketing é ganhar espaço em um mercado tão competitivo, no qual surgem novos concorrentes o tempo todo. A constante evolução desse tipo de produto abre caminho para atualizações constantes e exige que o marketing esteja antenado a esse desenvolvimento.

Por que é importante caprichar nesse tipo de marketing?

Além da constante atualização necessária, as pessoas que trabalham com o marketing SaaS enfrentam alguns desafios. Trata-se de um produto que ainda desperta alguns receios em relação à segurança, o que exige certa dose de habilidade para esclarecer os benefícios desse tipo de solução, assim como valorizá-la diante dos clientes para que eles realmente sejam atraídos para sua empresa.

Um Software as a Service possui atualizações constantes. Por isso, é preciso investir em estratégias para atrair o máximo de clientes a curto prazo e fidelizá-los para que continuem adquirindo as novas versões do produto.

Como uma empresa SaaS pode fortalecer seu marketing?

Algumas ações podem ser adotadas para que o marketing de uma empresa que oferece solução SaaS seja bem-sucedido e traga resultados consistentes. Conheça algumas.

Escolha as ferramentas certas

Existem diversas ferramentas de marketing que vão ajudar nesse processo. A escolha das mais adequadas vai depender dos objetivos do seu planejamento e de quanto você tem para investir nessa estratégia.

Algumas sugestões que damos são o Google Analytics (para avaliar o desempenho da campanha), o RunRun.it (usado na gestão de projetos, para acompanhar o andamento das tarefas de cada profissional), o SEMrush (que ajuda a avaliar o site e propõe ajustes para melhorar o ranqueamento no Google), entre outras.

Invista em conteúdo

O conteúdo é a base de uma boa estratégia de marketing, principalmente no marketing digital. Quando se trata de clientes que precisam ser educados para que entendam como seu produto funciona e por que é uma boa solução, a necessidade de um conteúdo de qualidade aumenta.

Fazer um blog, além de educar sua audiência e fazer com que ela entenda todos os pormenores da solução que sua empresa oferece, ajuda a conquistar a confiança e atrair um tráfego ainda maior.

Promova esse conteúdo

Sim, investir em conteúdo de qualidade e engajador é extremamente importante. Mas você não conseguirá alcançar os resultados que precisa se não fizer com que esse conteúdo chegue até o público-alvo. E, para isso, é importante promover todo o material que está sendo produzido para a divulgação, fazendo com que ele chegue ao maior número de pessoas, e, assim, você consiga converter essa audiência em clientes por meio de uma estratégia bem-estruturada e eficiente.

Ofereça testes grátis

Oferecer testes gratuitos para sua solução é uma excelente estratégia para atrair clientes e permitir que eles percebam o quanto seu produto é capaz de otimizar processos e impulsionar o crescimento dos negócios.

Se o consumidor ainda tem dúvidas quanto à eficiência da solução, esse período de testes ajuda a resolver todas as questões e engajar esse cliente.

Lembre-se de que é uma ação estratégica para que o indivíduo realmente assine os serviços. Para isso, o uso gratuito deve ter tempo limitado ou permitir o uso de apenas algumas ferramentas.

Estreite laços com os clientes

Os clientes em potencial devem estar próximos não só para que continuem consumindo as novas versões do software, mas para que também possam tornar-se divulgadores em potencial da marca. Para isso, além de oferecer um serviço e atendimento de qualidade, é necessário nutrir o relacionamento com essas pessoas.

Aproveite para fazer avaliações de satisfação e oferecer benefícios capazes de manter esses consumidores realmente engajados com a marca.

Quais são os principais erros de SaaS marketing a serem evitados?

Na hora de colocar o marketing de um SaaS em prática, os responsáveis podem cair em erros comuns. Listamos os principais para que você evite cometê-los.

Ignorar o email marketing

Muitas pessoas acreditam que os emails não são uma boa ferramenta de marketing. Acredite: se o seu cliente assinou a newsletter da sua empresa, é porque ele tem verdadeiro interesse no tipo de conteúdo que você divulga e em conhecer mais sobre seu produto.

Por isso, invista na criação de um bom fluxo de mensagens para manter esses contatos envolvidos e muito mais propensos a contratarem sua solução.

Não testar novos formatos

Blog posts já são bem conhecidos e, embora necessários para uma boa estratégia de marketing SaaS, não atingem o objetivo por si só. Invista em novos formatos e, principalmente, teste o que provoca mais impacto no seu público-alvo e traz mais engajamento.

Há diversos formatos que podem ser usados: infográficos, animações, vídeo tutoriais, webinars, materiais ricos, como ebooks – apenas para citar alguns.

Esperar resultados a curto prazo no marketing de conteúdo

Se sua empresa acabou de ser fundada, e você está começando a entrar em contato com os clientes, apostar apenas no marketing de conteúdo para ampliar o faturamento pode ser um grande erro.

Esse modelo de marketing, embora eficiente, demora, pelo menos, de 12 a 18 meses para começar a trazer os primeiros resultados. Sim, é uma abordagem que exige paciência e pode não atender às necessidades da sua organização durante os primeiros meses.

Invista em outras estratégias, faça anúncios pagos e diversifique seu marketing enquanto você vai entendendo sua persona e fazendo as primeiras publicações.

Com essas dicas, você pode fazer o SaaS marketing de maneira eficiente, capaz de atrair um grande número de possíveis clientes e aumentar consideravelmente o faturamento da sua empresa. Comece a estruturar ou ajustar sua estratégia de divulgação e faça com que o público-alvo entenda a necessidade de contratar o produto.

Quer receber mais informações como essas? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as postagens!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.