Recorrência para Healthtechs: como cobrar no setor de saúde
Escrito em 04 de Março de 2022 por Redação iugu
Atualizado em 21 de Novembro de 2024
Healthtech é o nome dado às startups do segmento de saúde, que prometem transformar o setor, promovendo melhorias na forma como as pessoas acessam os serviços de saúde.
Você também pode ouvir este conteúdo, clicando no play abaixo:
A ideia é utilizar a tecnologia, como Inteligência Artificial e Machine Learning, para melhorar a relação entre os médicos e os pacientes, e entre as instituições de saúde e o público, otimizando também os tratamentos oferecidos.
Trata-se de um setor em crescimento exponencial. Em 2018, o número de healthtechs era 288. Já em 2021, teve um salto para 1.158 – um aumento de mais de 400% – o que não é difícil compreender, dado o cenário de pandemia de Covid-19.
Mas, afinal, porque as healthtechs são tendência e como elas podem utilizar a lógica da economia de recorrência para oferecer o melhor modelo de pagamento aos seus pacientes?
Continue a leitura para descobrir!
O que oferecem as healthtechs?
A expectativa dos consumidores por melhores - e mais acessíveis - serviços de saúde, motivou os empresários a criarem alternativas ao sistema de saúde atual, onde os planos de saúde e os tratamentos são cada vez mais caros.
As soluções criadas por essas startups são diversas e podem ter o foco em:
- Sistemas e bancos de dados;
- Equipamentos para clínicas e hospitais;
- Aplicativos de celular;
- Plataformas em nuvem.
Essas são apenas algumas das soluções que encontramos hoje em dia, porém outros serviços/ produtos também podem ser criados - e melhorados - pelas healthtechs.
Todos com o mesmo objetivo de otimizar a gestão, o diagnóstico, o acompanhamento do paciente, a logística de medicamentos, entre várias outras funcionalidades.
Confira em quais segmentos as Healthtechs estão se destacando:
Fonte: Distrito HealthTech Report
Como as healthtechs estão revolucionando o setor?
A saúde é, e sempre será, um dos principais focos de pesquisa e desenvolvimento da sociedade.
Atualmente, trilhões de dólares são gastos anualmente para encontrar novas e melhores formas de atender a população e suas necessidades.
Segundo a OMS, em 2019, esses gastos já chegavam a 10% do PIB mundial, similar aos 9,2% do PIB brasileiro que representam esses gastos.
Entretanto, apesar dos gastos, o sistema de saúde no Brasil e no mundo possui diversos problemas, principalmente na esfera pública, que acabam atingindo as camadas sociais mais baixas.
Mas, sendo brasileiros, sabemos que, onde existe um problema, existe também uma oportunidade. E é exatamente aí que as soluções tecnológicas das healthtechs entram.
Hoje, segundo o CB Insights, já são mais de 42 healthtechs unicórnios no mundo, que acumulam um valor de mercado de US$ 102,4 bilhões.
A inovação tecnológica dessas startups é exatamente o que diferencia seus produtos e transforma, de forma significativa, os negócios.
Quais são as principais healthtechs do mercado?
São milhares de healthtechs entregando o que há de melhor em tecnologia para o setor de saúde. Entretanto, algumas se destacam nesse cenário.
Confira as 5 principais healthtechs do momento.
1. Dr. Consulta
O Dr. Consulta é um dos pioneiros do setor. Criado em 2011, é hoje a maior rede de clínicas populares do país, contando com 58 unidades em 3 estados brasileiros.
A healthtech permite o agendamento de consultas por aplicativo ou central de atendimento, e tem como objetivo principal preencher a lacuna dos gastos com plano de saúde, que podem ser elevados - além de demorados.
Ao todo, já são mais de mil funcionários e um total de funding captado de mais de 180 milhões de dólares.
2. Vitta
A Vitta é uma ferramenta que tem como principal objetivo reduzir as burocracias que os médicos enfrentam no dia a dia com os prontuários. Sua tecnologia permite que os prontuários sejam eletrônicos, de fácil pesquisa e localização.
Hoje, são mais de 15 mil clientes em 25 estados brasileiros. Além disso, a healthtech está expandindo os negócios, com o lançamento de um plano de saúde voltado para startups.
3. CM Tecnologia
A startup CM Tecnologia integra diferentes sistemas de saúde da América Latina e oferece uma plataforma de conexão entre sistemas internos e externos.
Ao todo, já são mais de 2 milhões de pacientes que utilizam o sistema por ano.
4. Sanar
A Sanar é uma plataforma de conhecimento online para profissionais da saúde. Tem como principal objetivo atualizar esses profissionais de maneira acessível, reduzindo erros médicos e os custos ao sistema de saúde.
5. Neoprospecta
A Neoprospecta é um laboratório que realiza análises microbiológicas, oferecendo soluções de mapeamento de focos de infecção a hospitais, clínicas e postos de saúde.
Seu principal diferencial é a entrega de resultados em tempo recorde comparado aos laboratórios tradicionais.
As ferramentas também podem ser aplicadas à indústria de alimentos, em frigoríficos e estações de tratamento de água. Até o momento são 39 funcionários, e um funding captado de mais de 2 milhões de dólares.
Outras que você já deve ter ouvido falar e que já são gigantes em seus segmentos são a Beep (exames e vacinas), a Alice (gestora de saúde) e a Queima Diária (plataforma de exercícios físicos).
Fonte: Distrito HealthTech Report
Como funciona a recorrência para as healthtechs?
Assim como acontece com as fintechs e as insurtechs, unir a tecnologia das healthtechs aos pagamentos recorrentes traz facilidades que beneficiam tanto as empresas, quanto os clientes.
Confira alguns desses benefícios:
- Possibilidade de emitir cobranças e notas fiscais automaticamente;
- Criar réguas de cobrança personalizadas;
- Reduzir a inadimplência;
- Parametrizar descontos para clientes especiais;
- Emitir relatórios de desempenho e muito mais!
Ao oferecer a cobrança recorrente, a empresa facilita a vida do cliente que poderá pagar as mensalidades, planos ou assinaturas pelo próprio computador ou celular e também alivia seus próprios processos, não precisando emitir boletos manualmente, por exemplo, o que é muito positivo caso o time financeiro da empresa seja enxuto.
Para os clientes, os principais benefícios são:
- Ter acesso à diversas opções de pagamento: cartão de crédito, boleto e até mesmo Pix;
- Não comprometer o limite do cartão de crédito - a cobrança é feita apenas no valor mensal (ou trimestral, semestral, etc).
- Ter a cobrança automatizada, o que evita esquecimento do pagamento e suspensão do plano de saúde.
Como oferecer a recorrência na sua Healthtech?
Para oferecer o pagamento recorrente no seu negócio, é necessário contar com a tecnologia de uma empresa de pagamentos como a iugu, que poderá automatizar a gestão da sua recorrência.
Por meio do painel, ou integração da base via API da iugu, você realiza facilmente todos os processos de cadastro e cobrança de clientes, com possibilidades de personalização da régua de comunicação, formas de pagamento disponíveis, descontos e ciclos de cobrança.
Além disso, através de nossa plataforma você pode acompanhar de perto a performance de seu negócio por meio dos status das cobranças recorrentes como saldo em conta, pagamentos realizados, pendentes e cancelados.
Quer saber mais sobre as cobranças recorrentes da iugu e como ela pode ser vantajosa para a sua empresa? Então, entre em contato com nossos especialista e encontre o plano ideal para você.
Escrito em 04 de Março de 2022 por
Redação iugu