Receba conteúdos e novidades da iugu

É empresário e está preocupado em otimizar os processos financeiros de uma empresa? Pois saiba que sua postura está correta. Afinal, essa prática evita desperdícios, gastos inesperados, aumenta a produtividade e, consequentemente, o faturamento

Se você quer expandir o seu negócio e fortalecer a visibilidade de sua marca, é preciso aplicar um planejamento estratégico eficaz e investir em ferramentas de automação. Isso tudo contribui para uma gestão financeira mais eficiente, impactando, positividade, em seus resultados.

Para saber, em detalhes, tudo sobre processos financeiros de uma empresa, basta ler este artigo até o fim! 

Quais são os processos financeiros de uma empresa? 

Os processos financeiros de uma empresa são: 

  • Gestão de contas a pagar e a receber: é uma atividade gerenciada pela tesouraria da companhia. Por meio dela, entradas e saídas de dinheiro são controladas, uma tarefa que dá suporte ao fluxo de caixa;
  • Controle do fluxo de caixa: é um procedimento essencial para apurar e projetar o saldo disponível para que sempre exista capital de giro. Ele faz a ligação entre as projeções de recebimentos e pagamentos, influenciado nas decisões de captação e de investimento de recursos financeiros;
  • Captação de recursos: é uma atividade que objetiva buscar aportes financeiros para o caixa da companhia. Por meio dele, alinha-se a programação dos recursos captados nas linhas de crédito para reduzir os custos;
  • Gestão orçamentária: essa etapa tem como meta melhorar a rentabilidade da empresa. Isso acontece por meio da estruturação de um plano orçamentário que avalia a real possibilidade de gerar receita. Assim, projeta cenários e analisa resultados para poder expandir;
  • Faturamento: o processo de faturamento é um dos mais importantes de uma empresa. Ele emite e confere as notas fiscais, controla as vendas, contrata a logística, cuida da baixa de estoque e gerencia as contas a pagar e a receber;
  • Administração de estoque: é um processo que garante um fluxo constante na produção e nas vendas de uma companhia. Por meio dele, a entrada e a saída de mercadorias são registradas e fiscalizadas. O controle físico é feito pela área de logística, já a financeira é realizada pelo departamento financeiro;
  • Aplicação de recursos financeiros: por meio desse processo, evitam-se problemas na organização por falta de recursos, já que ele opera aplicações temporárias de sobras de caixa e acompanha o fluxo de dinheiro obtido;
  • Gestão de crédito e cobrança: este processo acontece de duas formas. A primeira analisa a capacidade de pagamento dos clientes, e a segunda busca os recursos não recebidos de clientes inadimplentes;
  • Demonstração de resultados: esse procedimento cruza receitas, custos e resultados. Assim, determina, de modo transparente, o resultado líquido da empresa, apurando lucros e perdas;
  • Controle patrimonial: esse método identifica todos os objetos pertencentes à empresa. Assim, controla-se, de forma efetiva, todo o empreendimento. Faz isso ao avaliar os ativos que têm potencial para gerar benefícios , assim como realiza o balanço das depreciações.

Por que otimizar os processos financeiros de uma empresa é importante?

Embora as atividades da empresa sejam fundamentais para manter o negócio ativo, é o departamento financeiro que dita as regras e permite o equilíbrio entre as despesas e as receitas. Dessa forma, auxilia nas grandes tomadas de decisão.

O objetivo financeiro da empresa deve estar alinhado às expectativas. Assim, quanto mais controle e profissionalismo a empresa demonstrar em sua gestão, mais rápido ela pode se consolidar no mercado.

Vale lembrar que uma boa parte das empresas se extingue nos primeiros anos pela incapacidade de promover uma gestão adequada e realista. De acordo com estudo, 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos. A falta de visão do negócio em termos financeiros é um das principais razões. 

O caso é mais grave do que se imagina, já que um levantamento feito pelo Sebrae mostra que 77% dos microempreendedores nunca se capacitaram em finanças, e 50% registram seus gostos em papel. 

Dessa forma, por mais que um negócio tenha potencial, se não houver uma otimização de processos financeiros efetiva, corre-se um grande risco de ele falir antes mesmo de mostrar a que veio.

Como adequar os processos financeiros de uma empresa à rotina?

Os processos financeiros de uma empresa, quando bem estruturados, facilitam a rotina diária, minimizam os erros e envolvem o time em um ambiente mais integrado. Saiba como adequar esses processos em sua organização.  

  • Faça um diagnóstico dos processos atuais

Qualquer melhoria depende de um momento atual que sirva de base para criar alternativas. Antes de adotar medidas de controle financeiro, procure entender as práticas vigentes e como elas podem ser aperfeiçoadas.

Verifique os pagamentos, os recebimentos e como estão sendo computados em seu fluxo de caixa. Afinal,  as operações financeiras geralmente carecem de um bom gerenciamento que previna inadimplência ou saldo negativo.

Em seguida, reúna a equipe e levante o máximo de questões possíveis sobre os métodos empregados. Questione a eficiência e os resultados, pois ninguém melhor do que um funcionário para ajudar no diagnóstico com precisão.

  • Monte um mapeamento do processo

Caso você perceba as falhas nos processos que estejam acarretando prejuízo e perda de eficiência, será a hora de mapear cada uma delas. Faça um levantamento em cada departamento envolvido e descubra como as atividades são executadas.

Quando o mapeamento acontecer, rapidamente será possível identificar os gargalos e processos ineficientes. Analise o passo a passo e restabeleça um padrão de execução guiado pela prospecção financeira.

  • Construa fluxos de processos mais eficientes 

Elimine todos os excessos burocráticos e torne os procedimentos mais práticos e transparentes. Um sistema mais enxuto reduz custos, otimiza tempo e padroniza as atividades.

Processos robustos e cheios de informações desencontradas tendem a criar fadiga mental. Assim, embora não seja o melhor caminho, muitos profissionais desenvolvem metodologias próprias de trabalho para facilitar a entrega diária. 

banner sobre ebook tudo o que você precisa saber para montar uma empresa de sucessoPowered by Rock Convert

Esteja atento a esses sinais que em nada agregam ao seu negócio. Isso porque eles demonstram desorganização interna. Logo, clientes e fornecedores podem ficar em estado de alerta, o que pode comprometer negociações futuras.

As atividades do financeiro de uma empresa exercem um papel decisivo nos rumos de um negócio. Afinal, o departamento financeiro precisa transmitir confiança e segurança. Assim, negligenciar a construção de fluxos mais eficientes reflete negativamente em toda a estrutura.

  • Invista em tecnologia de automação

Mesmo que você conte com um time de profissionais com conhecimento avançado e experiência na área de atuação, cogite investir em um sistema unificado de pagamento e cobrança.

A tecnologia existe para facilitar os processos e aliviar a pressão sobre o trabalho manual. A inovação traz junto um panorama mercadológico e oportuniza a exploração de mecanismos informatizados.

Fornecer uma ferramenta adequada, com capacidade de automação abrangente, é uma forma de valorizar os seus funcionários. Com um bom software de gestão de pagamento e cobrança, todos os serviços poderão ser concentrados em uma só base de dados.

Desde o cadastro do cliente até a conciliação bancária, cada etapa do processo financeiro será melhor acompanhada se puder contar com um software adequado, o que pode reduzir drasticamente as falhas de operação.

Um sistema de pagamento possibilita, ainda, que você disponibilize aos clientes diversos meios de transações online, como cartão de crédito, boleto registrado ou transferência eletrônica, facilitando o gerenciamento da carteira.

Outro recurso bastante interessante em um sistema especializado é o de oferecer suporte às ações de cobrança — envio de e-mails de alerta de cobrança, cálculo automático de juros e multa, segunda via de boleto, lembrete de vencimento, entre outros.

O investimento em automação, por si só, já é uma otimização dos processos financeiros. Tudo que você precisará é estabelecer critérios de parametrização. Para isso, deve levar em conta o que sua equipe precisa apurar periodicamente e até onde você deseja chegar com seu negócio.

  • Monitore os resultados

Os indicadores são bastante eficazes em qualquer tipo de negócio, pelo norte que apresentam em relação a uma determinada estratégia. Monitorar os resultados é essencial para detectar se a empresa está no caminho certo.

Evite surpresas e monitore preventivamente os resultados por meio de relatórios comparativos. Estabeleça períodos diferentes para a verificação e adeque as informações ou atividades, caso necessário.

Processos financeiros de uma empresa: conclusão

Como você pôde perceber, os processos financeiros de uma empresa impactam não apenas a gestão, mas também o organograma da companhia. Então, é de suma importância traçar boas metas e conferir a cada profissional a autonomia de encontrar o melhor caminho.

Feito isso, todos os obstáculos enfrentados pela companhia rapidamente se transformarão em desafios pessoais e coletivos. Assim, a cada dia, um processo bem estruturado será traçado e se tornará um motivo de diferenciação diante da concorrência.

Neste artigo, você soube o que são os processos financeiros de uma empresa e conheceu dicas infalíveis de otimização de processos. Gostou do conteúdo? Então, o compartilhe em suas redes sociais! Precisa melhorar a gestão e o controle financeiro de sua empresa? Conte com a Iugu para isso! Nós ajudaremos a estruturar e a automatizar a sua operação financeira de ponta a ponta. Para saber como funciona e falar com um de nossos especialistas, basta clicar aqui! 

 

 

 

banner sobre websérie: REDUÇÃO DE CUSTOS 3 formas eficazes para sua empresa economizar de verdadePowered by Rock Convert
Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
facebook-squarelinkedin-squaretwitterinstagrammenuarrow-right