O Pix Cobrança é uma funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro que permite a geração de QR Codes para solicitar pagamentos. É uma opção interessante para empresas e empreendedores receberem valores de forma rápida e segura, simplificando o processo de cobranças.
Quem empreende sabe que a realização de cobranças nem sempre é uma tarefa fácil. Para as empresas que precisam receber grandes quantidades de dinheiro, o processo é ainda mais oneroso. Entretanto, com a ajuda da tecnologia e inovação em serviços financeiros, como o Pix Cobrança, receber pagamentos fica muito mais fácil.
Lançada pelo Banco Central em maio de 2021, a função é mais uma modalidade Pix que integra o pacote de inovações do método de pagamento instantâneo, como o Pix Saque e o Pix Troco.
Para te ajudar a entender mais sobre o que é Pix Cobrança, como funciona e as vantagens para as empresas, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Como o próprio nome sugere, o Pix Cobrança é uma funcionalidade similar ao boleto bancário.
Destinada a empresas ou empreendedores individuais, essa alternativa permite que o empreendedor insira dados, como:
Todas essas informações são inseridas em um único código de pagamento, e podem ser utilizadas para a comprovação ou contestação de pagamentos.
O funcionamento do Pix Cobrança é bastante simples.
Para realizar uma cobrança com essa função, a empresa precisa gerar um QR Code exclusivo para cada venda.
Após a emissão do QR Code, ela irá inserir as informações como valor, data de vencimento, juros e multas.
Em seguida, o documento é enviado para o cliente, que poderá escanear ou copiar e colar o código em um app ou internet banking.
A partir disso, o próprio sistema do Pix Cobrança realiza a transação de forma instantânea.
As transações são realizadas de forma instantânea, o que significa que o pagamento é confirmado em segundos, trazendo maior rapidez nas cobranças. Isso significa que sua empresa pode receber pagamentos muito mais rápido, melhorando o fluxo de caixa e a gestão financeira.
Com o Pix Cobrança, é possível emitir um QR Code ou um código de pagamento que contém todas as informações da cobrança, eliminando a necessidade de emitir boletos ou faturas separadas.
O Pix Cobrança tem custos operacionais significativamente menores do que outros métodos de pagamento, como cartões de crédito, boletos bancários e transferências eletrônicas, o que pode representar uma economia significativa para sua empresa.
Seu negócio recebe uma notificação instantânea de pagamento ao final de cada transação, permitindo um melhor controle financeiro e reduzindo o risco de fraudes.
Com a geração automatizada de cobranças via Pix, os processos de cobrança podem ser simplificados e integrados aos sistemas de gestão financeira das empresas, economizando tempo e recursos administrativos.
O Pix Cobrança oferece uma solução de pagamento rápida, conveniente e econômica, tanto para quem emite quanto para quem recebe as cobranças. Com transações praticamente instantâneas, baixas tarifas e facilidade de rastreamento, ele simplifica o processo de pagamento, eliminando a necessidade de boletos físicos e oferecendo maior transparência e agilidade.
Sua integração com sistemas de pagamento facilita a automação dos processos de cobrança, reduzindo a burocracia e os custos operacionais. Com essa opção, sua empresa melhora a experiência do cliente, resultando em maior satisfação e fidelidade.
Agora que você já sabe como funciona essa forma de pagamento, chegou a hora de entender a diferença entre o Pix Cobrança e o Pix tradicional.
Diferente de um Pix tradicional, com o Pix Cobrança os empreendedores podem inserir informações como valores, vencimentos e multas.
Além disso, a função de cobrança permite que os empreendedores agendem o pagamento para uma data futura, o que não é possível pelo Pix tradicional.
No caso dos boletos bancários, o tempo de compensação de pagamento é de até três dias úteis.
Já com o Pix Cobrança, o pagamento é realizado em até 10 segundos, com operações que funcionam 24h, 7 dias por semana.
Para as empresas, isso significa mais eficiência, controle financeiro e agilidade no processamento de transações.
Sim. De acordo com o Banco Central (BACEN) as transações feitas via Pix Cobrança podem ser tarifadas
Segundo o BC, as instituições financeiras podem definir seus próprios valores para as transações feitas via Pix Cobrança.
Entretanto, vale lembrar que apenas o recebedor do pagamento poderá ser taxado, e não o pagador.
Como fazer um Pix cobrança com a iugu?
O passo a passo a seguir mostra como emitir um Pix Cobrança na iugu, nossa plataforma de pagamentos online:
1° Acesse sua conta: faça login em sua conta na iugu.
2° Vá para a seção de cobranças: no painel de controle, selecione a opção “Cobranças” no menu.
3° Selecione a opção Pix: na página de cobranças, clique na opção “Criar Cobrança” e selecione “Pix” como método de pagamento.
4° Preencha os detalhes da cobrança: insira todas as informações necessárias para a cobrança, incluindo o valor, a data de vencimento e o nome do pagador.
5° Gere o QR Code: clique no botão “Gerar QR Code” para criar o código de pagamento.
6° Envie para o pagador: finalmente, compartilhe o QR Code com o pagador. Ele poderá usar o aplicativo do banco para ler o código e pagar a cobrança instantaneamente.
Não há dúvidas de que o Pix já é um dos principais meios de pagamento do Brasil. Segundo dados do Banco Central, ele já movimentou R $933,5 bilhões apenas em julho de 2022, e a quantidade de transações chegou a 2,1 bilhões.
Diante desses dados, não há como negar que oferecer o Pix como um método de pagamento em seu negócio vai além das vantagens competitivas: é uma forma de abraçar a inovação e levar mais eficiência a todos os processos do negócio.
Com o Pix Cobrança da iugu, você tem:
Quer potencializar o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal.