O que é gateway de pagamento e como funciona?

Escrito em 25 de Setembro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 23 de Abril de 2024

O gateway de pagamento simplifica a validação das compras realizadas pelos clientes ao conectar, de forma ágil, sua empresa com operadoras e instituições bancárias, mantendo as operações seguras e, de quebra, reduzindo custos.

O quão mais tranquilo você, gestor, ficaria, ao descobrir que suas vendas podem acontecer com muito mais agilidade e economia sem perder as camadas de validação e segurança de dados geralmente aplicadas pelas instituições financeiras? Este é um dos benefícios de compreender o que é gateway de pagamento

Por conta de seu potencial de simplificação de processos, o recurso vem ganhando cada vez mais espaço, consolidando-se como um mercado em expansão. Para você ter uma ideia, dados da Mordor Intelligence mostram que o setor está estimado em USD 16,27 bilhões de dólares, com previsão de alcançar USD 34,8 bilhões de dólares em 2029

Se o funcionamento e o potencial do recurso ainda são um mistério para você, não se preocupe. Ao longo deste artigo, falaremos sobre o tema, incluindo as vantagens de adotar um gateway de pagamento e os melhores caminhos para fazer isso de forma segura. 

Boa leitura! 

O que é gateway de pagamento?

Gateway de pagamento é o nome dado ao sistema que viabiliza o contato entre o seu marketplace ou e-commerce com instituições financeiras ou operadoras de cartão de crédito. O objetivo da ferramenta é agilizar as transações, reduzir custos envolvidos em taxas de juros e manter a confiabilidade e a segurança das operações. 

Na prática, o gateway de pagamento conecta diretamente a sua empresa às operadoras e instituições financeiras, seja qual for a modalidade de checkout e cobrança usada.  

Agora que você já sabe o que é gateway de pagamento, que tal entender, em detalhes, como o mecanismo funciona?

Qual a diferença entre gateway de pagamento e intermediador de pagamento?

Mesmo após entender o que é gateway de pagamento, ainda sente dúvidas sobre as semelhanças e diferenças entre este conceito e o de sistema de intermediação de pagamentos? É hora de esclarecer suas questões e explicar como cada um funciona. 

Basicamente, o intermediador de pagamento (como os conhecidos PayPal, PagSeguro e MercadoPago), como o próprio nome diz, faz a mediação entre a sua empresa e os bancos e operadoras de cartão, sendo responsável por analisar as informações e aprovar a transação. 

Adicionalmente, o intermediador faz os repasses à sua empresa, sendo, portanto, o detentor da tecnologia que operacionaliza o processo. 

Já o gateway de pagamento, como apresentamos no tópico anterior, é um sistema próprio, cujo objetivo é reduzir gastos com taxas bancárias e de operadoras ao mesmo tempo em que agiliza a validação das transações. 

A ferramenta coleta e distribui os dados dos cartões do cliente, promovendo uma comunicação rápida e direta com operadoras e instituições bancárias. 

Antes de seguir em frente, leia mais sobre a diferença entre gateways e intermediadores de pagamento

Como funciona o gateway de pagamento?

Para te ajudar a compreender o funcionamento do gateway de pagamento, preparamos um passo a passo para simular a operação. Veja a seguir! 

  1. O cliente faz a compra (usando uma maquininha de cartão ou meios de pagamento online, diretamente em seu site ou marketplace).
  2. O gateway de pagamento é acionado, comunicando a transação à operadora e, em seguida, validando a veracidade das informações fornecidas e a disponibilidade de saldo para efetuar a operação junto às instituições financeiras .
  3. Com todas as etapas realizadas, a transação é autorizada. Vale destacar que todos os passos acima ocorrem em questão de segundos!

Mais sobre o tema: que tal entender como o gateway de pagamento opera em aplicativos

Quais as vantagens do gateway de pagamento?

Além da redução dos custos relacionados às taxas e da conclusão de transações de forma segura e ágil, usar um gateway de pagamento traz outros benefícios a empresas como a sua. Conheça mais algumas delas.

  1. facilidade de gestão de pagamentos em múltiplos meios (Pix, carteiras digitais, cartões de crédito e débito);
  2. autonomia para a gestão de operações financeiras, uma vez que cabe ao gestor do negócio definir os métodos de pagamento aceitos (incluindo bandeiras de cartão de crédito e número de parcelas em compras divididas), armazenando os dados no banco de dados próprio, e não atrelado a um mediador;
  3. simplificação de operações como assinaturas e compras recorrentes, já que o processo de cobrança pode ser realizado pelo próprio gateway e de forma automatizada;
  4. alto índice de detecção de fraudes, com múltiplos mecanismos de checagem de incongruências nas operações; 
  5. transparência na gestão, uma vez que, por meio do gateway, é possível obter relatórios e dados que embasam o controle financeiro e a organização do fluxo de caixa.

Vale reforçar, entretanto, que, para obter estes e outros benefícios com um gateway de pagamento, é fundamental escolher bem a empresa parceira para fornecer o serviço — bem como analisar alguns pontos-chave, os quais mencionamos a seguir. 

O que considerar em um gateway de pagamento? 

Antes de iniciar a busca por um gateway de pagamento, lembre-se da máxima que adotamos por aqui: a melhor solução sempre é aquela que se adapta às necessidades do seu negócio! 

Com esta diretriz em mente, leve em conta, também, aspectos como: 

  • Segurança: conheça as camadas de proteção adotadas pela ferramenta para assegurar a proteção dos dados transacionados, bem como sua conformidade com regras e regulamentações do setor;
  • Facilidade de manuseio: ter uma ferramenta didática e de fácil acesso é essencial, afinal, as informações contidas na plataforma embasam diversas decisões cotidianas (e estratégicas) da empresa; 
  • Disponibilidade do suporte: contar com um time de atendimento ágil e disponível é fundamental para assegurar operações sem atrito para os clientes — e sem dores de cabeça para a sua empresa;
  • Diversidade de meios de pagamento: o gateway deve ter capacidade de gerenciamento de múltiplas opções, incluindo Pix, boleto bancário, PayPal, entre outros; 
  • Confiabilidade: o fornecedor do gateway deve confiável e com reputação sólida no mercado; 
  • Integração: imagine poder puxar os dados de seu e-commerce e marketplace para o gateway de pagamentos de forma automatizada? Este é o grande benefício da integração!
  • Gerenciamento inteligente: boas soluções, como o gateway de pagamentos da iugu geram relatórios para conciliação financeira, permitem o acompanhamento do status de todas as faturas e a criação de réguas de cobrança e comunicação via e-mail e SMS, por meio do sistema de gestão de cobranças.

No item acima da lista, já adiantamos que a iugu oferece um gateway de pagamentos diferenciado. Nossa ferramenta conta com tecnologia de ponta para ajudar o seu negócio a fazer a gestão de cobranças com múltiplos meios de pagamento online.

Transforme a gestão de caixa da sua empresa com um gateway de pagamento ágil e seguro! Conheça a solução da iugu e transforme tecnologia em potência!

Posts relacionados