O que é conciliação de cartão de crédito?

Escrito em 21 de Abril de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Saber o que é conciliação de cartão de crédito deve ser uma das prioridades de todo gestor. Afinal, trata-se de um ponto essencial para garantir a saúde financeira de uma organização. Isso porque, sem esse controle, a tarefa de acompanhar questões financeiras fundamentais, como o faturamento e o fluxo de crédito e débito, se torna bem mais complicada. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Apesar dessa relevância, ainda há no mercado muitos empresários que não sabem o que é conciliação de cartão de crédito. É o seu caso? Então, você está no lugar certo! Ao longo deste post, você entenderá o que é conciliação de cartão de crédito, saberá como controlar vendas com cartão de crédito e também descobrirá o que deve e o que não deve fazer! 

O que é conciliação de cartão de crédito: contra dados não há argumentos! 

Saber o que é conciliação de cartão de crédito é de uma importância sem limites. Isso porque, sem ela, até a sobrevivência de seu negócio está em jogo, ainda mais considerando o cenário atual, em que as principais vendas acontecem por conta desse meio de pagamento. 

Só para você ter uma ideia, em 2017, as vendas parceladas por cartão de crédito tiveram um crescimento de quase 7%, como mostra o gráfico a seguir. 

como fazer a conciliação de cartão de crédito

Crédito: Diário do Comércio

Já, em 2018, o uso dessa modalidade de pagamento superou R$ 1, 5 trilhão de compras, representando, em termos percentuais, quase 23% do PIB Brasileiro. Nesse período, foram registrados quase 19 bilhões em compras. Em termos práticos, isso significa que cada pessoa fez 180 transações com cartão de crédito esse ano.

Ficou de boca aberta com esses números? Pois saiba que a tendência para os próximos anos é de que eles sejam ainda mais altos. 

Diante desses dados, dá para concluir que saber o que é conciliação de cartão de crédito é fundamental para o seu negócio, certo? Continue lendo e descubra como aplicá-la!

Confira também: “Como fazer a conciliação financeira e qual a sua importância?”.

O que é conciliação de cartão de crédito, afinal?

A conciliação de cartão de crédito nada mais é do que uma prática que verifica a transação realizada com esse meio de pagamento. De forma simples, essa ação tem como meta detectar e validar se a operação foi paga pela operadora do cartão. 

Para realizá-la, é preciso conferir se os dados que constam no registro de vendas de sua organização estão alinhados com as informações transmitidas pela adquirente (a maquininha de cartão de crédito). 

Para isso, há dois métodos para seguir: o manual e o automatizado. O manual, como deve imaginar, é bem mais suscetível a erros. Já o automatizado apresenta recursos tecnológicos que, combinados, garantem a execução dessa operação sem imprecisões. 

como controlar vendas de cartão de crédito

Crédito: Finder

Agora que já sabe como fazer a conciliação de cartão de crédito, siga com sua leitura e descubra o que não fazer durantes essas operações. 

Como controlar vendas com cartão de crédito: NÃO reproduza os exemplos a seguir

Confira, a seguir, medidas que que não devem ser copiadas por sua empresa. 

1. Deixar a sua gestão financeira em segundo plano 

Descuidar da gestão financeira de seu empreendimento pode trazer graves prejuízos para o seu negócio e, em muitos casos, pode até gerar o fracasso de sua companhia. 

Logo, se você, como gestor, não acompanha processos significativos, como o andamento do seu fluxo de caixa, se a sua empresa está diversificando seus meios de pagamentos e se está realizando um bom e frequente controle da inadimplência, saiba que o seu futuro não é muito promissor. Quem avisa, amigo é...

Para ajudá-lo nessa questão, um must read é: “7 livros de gestão financeira que você não pode deixar de ler”. 

2. Esquecer-se de verificar as informações 

Como já dito, um dos pilares de controlar vendas no cartão de crédito é registrar e verificar todas as informações relacionadas às transações realizadas com esse meio de pagamento. 

Se houver esquecimento nesse sentido, o preço a pagar pode ser bastante claro. Logo, é essencial se focar nesse aspecto e, assim, verificar se os dados estão alinhados. 

Para isso, é preciso analisar e comparar:

  • o registro de vendas das operadoras dos cartões com que trabalha;
  • o registro de vendas de seu sistema. 

3. Não acompanhar as taxas das maquininhas 

As taxas cobradas pelas maquininhas de cartão são diferentes, variando de 2% a 6%, depende da bandeira do cartão. Desse modo, é essencial realizar um monitoramento contínuo em relação às variações dessas tarifas. 

Nesse contexto, você pode sair fora da caixinha e conhecer outras opções eficientes e de custo mais interessante para o seu negócio, como o cartão de crédito da Iugu!

Com ele, a burocracia entre os dois players é bastante reduzida e, dependendo do volume de seu negócio, é possível que as taxas cobradas sejam bem vantajosas para você. Clique aqui e saiba mais

4. Fazer tudo manualmente 

Neste texto, você entendeu a importância de saber como fazer a conciliação de cartão de crédito e compreendeu que realizá-la, manualmente, muitas vezes durante ao dia, é praticamente sinônimo de erro.

Nesse quadro, contar com um sistema de cobrança automatizado pode representar um investimento certeiro para o seu negócio. Isso porque, por meio dele, o risco de cometer erros é muito menor. 

Além disso, com a automatização, é possível controlar processos fundamentais e corriqueiros, como cancelamento de cartão (chargeback) e também conferir as taxas cobradas pelas maquininhas.

Para isso, existe a iugu, uma plataforma completa e robusta para oferecer o método de pagamento cartão aos clientes da sua empresa. Com ela, você tem:

  • segurança em todos os pagamentos digitais;
  • gestão automatizada de vendas avulsas e também de cobranças recorrentes;
  • conciliação financeira representada com relatórios completos;
  • sistemas integrados por meio de uma API;
  • diversidade em pagamentos;
  • e-mails personalizados e automáticos com a marca para alertar clientes inadimplentes. 

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para a sua empresa.

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Posts relacionados