Empresas que trabalham com o setor de pagamentos recorrentes incorporam diferentes métricas no seu dia a dia. Cada uma auxilia o gestor a identificar problemas e a otimizar o seu planejamento. Uma delas é o MRR.
Utilizado para dar uma visão mais completa sobre os lucros de médio e longo prazo, o MRR deve ser visto como um indicador estratégico. Com ele, o gestor pode evitar riscos, ampliar receitas e ter mais habilidade para preparar a empresa para o futuro. Além disso, os investidores conseguem visualizar receitas futuras de modo preciso e, com isso, otimizar a aplicação de recursos na companhia.
Quer saber mais sobre o MRR e como esse ponto da sua gestão pode ser ampliado? Então confira o post a seguir!
Sigla para Monthly Recurring Revenue (Receita Recorrente Mensal), esse indicador aponta tudo o que uma empresa recebe de seus clientes a cada mês. Essa métrica auxilia líderes empresariais a melhorarem o seu planejamento a médio e longo prazo. Além disso, facilita a previsão de lucros e investimentos que possam ser realizados.
Nas empresas que trabalham com modelos de negócios de pagamento recorrente, o MRR é uma das métricas mais importantes. Um cálculo bem-feito pode dar ao gestor uma visão ampla de quanto dinheiro ele terá a médio e longo prazo para estruturar os seus projetos. Assim, a empresa pode evitar riscos desnecessários ao buscar empréstimos e definir o desenvolvimento de novos produtos.
A maior previsibilidade sobre o crescimento do negócio também auxilia na formulação de novas estratégias para lidar com as demandas do mercado. Quanto mais eficiente esse cálculo, nesse contexto, mais inteligente a empresa nas renovações de contratos de prestação de serviços. Além disso, pode definir novos investimentos para se preparar para o futuro, com a incorporação de tecnologias ao seu dia a dia e o aumento da produtividade.
Para aumentar o MRR, existem várias estratégias que podem ser empregadas. Elas auxiliam o negócio a ter mais habilidade para ampliar e manter as receitas existentes. Confira algumas a seguir!
Os planos ilimitados são uma ótima forma de atrair clientes. Mas, a médio e longo prazo, eles se tornam uma fonte de perda de recursos para a empresa. Por isso, eliminá-los pode sempre ser considerado uma boa ideia.
Para evitar que esse processo se transforme em uma fonte de insatisfação de clientes, faça um planejamento inteligente da mudança. Emita avisos e forneça soluções para cada consumidor. Assim, os clientes podem se preparar para a mudança e manterem-se fidelizados à sua empresa.
A fidelização de clientes, aliás, é um dos fatores mais importantes para qualquer negócio. Ela deve ser estimulada a partir de vários pontos da jornada do consumidor. Afinal, um cliente fidelizado se torna um promotor orgânico da marca e atrai mais receitas a médio e longo prazo.
Portanto, sempre adote ferramentas para conhecer melhor o perfil do seu público-alvo e o que pode ser feito para mantê-lo fidelizado. Invista em práticas como melhoria dos canais de suporte, adoção de novas tecnologias e maior foco nas demandas. Desse modo, o cliente vê mais valor agregado nos serviços e deixa de buscar a concorrência mesmo se um problema ocorrer.
As estratégias de captação de clientes também podem ser pensadas para aumentar as suas receitas. Elas são importantes por permitirem que o negócio invista melhor em marketing e na divulgação de seus serviços. Ou seja, tornam o custo de aquisição de um consumidor muito menor.
Nesse sentido, conte com o apoio do Big Data para identificar a melhor maneira de formular processos de marketing. Da escolha dos canais à linguagem utilizada, todos esses detalhes são escolhidos considerando um número maior de fatores. Desse modo, a empresa pode reduzir o investimento na área e, ao mesmo tempo, aumentar o seu MRR.
O trial é uma ótima forma de atrair consumidores e aumentar a receita. Ao contrário do freemium, esse modelo de testes permite o acesso a todo o potencial das suas soluções. Assim, o cliente pode tomar uma decisão de compra com mais facilidade.
Quando o negócio tem um período de testes, o consumidor pode utilizar todos os recursos de modo ilimitado por um curto espaço de tempo. Isso torna a identificação da capacidade da solução atender as suas demandas mais simples. Como consequência, se a aquisição for realizada, os riscos de o consumidor ficar insatisfeito serão muito menores.
A cobrança automatizada é uma forma simples de aumentar o MRR sem ter que mudar os serviços da empresa. Utilizando-se de soluções especializadas em cobrança recorrente, a empresa consegue diminuir o atrito para o pagamento de mensalidades. Desse modo, o cliente evita atrasos no pagamento de suas faturas.
Para otimizar as rotinas internas e aumentar a lucratividade da empresa, ter o apoio de um especialista pode ser uma ótima escolha. Isso vale especialmente quando falamos do investimento em tecnologias que possam contribuir para a empresa ter mais foco no seu core business e no aumento de lucros. Afinal, o apoio especializado pode evitar riscos e melhorar a qualidade dos investimentos.
Uma empresa parceira especialista em soluções para companhias que trabalham com pagamento recorrente, por exemplo, pode ajudar você a montar investimentos focados em automação e redução de custos. Além disso, traz para o ambiente corporativo novas práticas e tendências do mercado. Tudo isso considerando o perfil da sua companhia e a busca pelo melhor custo-benefício.
Como consequência, a empresa terá mais meios para otimizar os seus planos de serviços e atender com maior competitividade as demandas de clientes e parceiros comerciais. Ou seja, o negócio se manterá à frente da concorrência sem ter que enfrentar grandes riscos. Por isso, quando o assunto for soluções para aumentar o MRR da sua companhia, sempre busque o apoio de um parceiro capaz de fornecer soluções para esse desafio.
Quer saber mais sobre como um parceiro pode ajudar você a melhorar o seu MRR? Então fale com os nossos especialistas!