Mercado de clube de assinaturas: saiba por que este modelo está revolucionando o cenário econômico

Escrito em 05 de Fevereiro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Representando uma das grandes revoluções do e-commerce, o mercado de clube de assinaturas tem chamado a atenção tanto de consumidores como de empresas. Os Estados Unidos, por exemplo, já contam com um amadurecimento do setor e, no Brasil, o crescimento registrado nesse segmento tem impressionado. 

Imagem da tela de um computador mostrando códigos de programação

Números podem comprovar essa afirmação. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado de clube de assinaturas já movimenta R$ 1 bilhão no país, apresentando um aumento de 167% entre 2014 e 2018. 

Para especialistas da área econômica, a tendência é de que esses números se multipliquem um futuro próximo e estão totalmente atrelados ao desenvolvimento dos processos logísticos e ao mindset criativo dos empreendedores brasileiros. 

Quer saber mais sobre mercado de clube de assinaturas? É só ler este post até o fim! 

Afinal, o que é e quais são as vantagens um mercado de clube de assinaturas?

Um mercado de clube de assinaturas nada mais é do que uma modalidade de negócio na qual uma companhia comercializa seus produtos e serviços de modo periódico (mensal, bimestral, semestral ou anual). 

No entanto, não é só isso. Afinal, para ter escalabilidade e destaque, esse modelo não se baseia só na qualidade da entrega e das mercadorias. Nesse processo, é fundamental proporcionar aos clientes uma experiência única.  

mercado de clube de assinaturas

Crédito: Freepik

Vantagens de um mercado de clube de assinaturas para o consumidor

Confira agora as vantagens do mercado de clube de assinaturas para o consumidor:

  • diversidade de produtos: com o objeto de encantar e fidelizar os clientes, são selecionados os produtos que mais combinam com o assinante. Logo, por meio de uma curadoria, o cliente recebe uma diversidade de itens que têm como meta superar suas expectativas;
  • exclusividade: por meio desse modelo de negócios, o assinante tem acesso aos últimos lançamentos do mercado, uma vantagem que contribui bastante para o processo de encantamento do consumidor;
  • pagamento recorrente: apresentando um sistema de pagamentos facilitado, por meio da cobrança recorrente, o cliente não precisa se preocupar com essa questão. Isso porque tudo é feito de forma automática, por meio do débito em conta corrente ou por boleto ou cartão de crédito

Benefícios do mercado de clube de assinaturas para o lojista

Não é só o consumidor que conta com vantagens atrativas em relação a esse negócio, os lojistas também são beneficiados por ele. Democratizando o acesso para todos os tipos de empresa, esse mercado conta com os seguintes benefícios: 

  • fidelização dos clientes: ao receberem produtos personalizados, contam com um pagamento facilitado e um bom atendimento, a satisfação do consumidor aumenta. Como consequência, a fidelização dos clientes também;
  • otimização do estoque: por esse modelo contar com uma previsibilidade em relação à demanda de itens, é possível efetuar uma gestão de estoque mais eficiente. Dessa forma, a probabilidade de um estoque apresentar mercadorias encalhadas é bem menor;
  • diminuição de custos operacionais: como o processo acontece sob demanda, é possível gerenciar melhor o sistema de envio. Sendo assim, o controle das atividades fica otimizado, o que diminuiu os custos operacionais e também reduz o retrabalho. 

Leia também: 

Mercado de clube de assinaturas: vantagens do pagamento recorrente

Além de facilitar a vida do consumidor por promover um método de pagamento simples e automático, adotar um sistema de pagamento recorrente também faz toda a diferença para quem tem um negócio. Entre as vantagens desse modelo, as principais são: 

  • aumento do controle financeiro: por apresentar valores fixos nas mensalidades, esse sistema favorece o controle de gastos, melhorando a gestão financeira; 
  • melhora na segurança: por contar com um sistema antifraudes que identifica tentativas de invasão suspeitas, o sistema se torna mais seguro;
  • diminuição dos casos de inadimplência: por trazer um método programado de avisos sobre pagamentos não efetuados, os clientes sempre ficam bem-informados sobre seus status de pagamentos, o que ajuda a diminuir os casos de inadimplência.

Imagem da tela de um computador mostrando códigos de programação

Crédito: Unsplash 

Mercado de clube de assinaturas: por que adotar uma solução de pagamento recorrente? 

Como você pôde perceber ao longo do post, o sistema de pagamento recorrente é uma das grandes vantagens do mercado de clube de assinaturas, tanto para quem compra como para quem vende. 

Nesse contexto, é fundamental contar com uma plataforma de qualidade. Essa ferramenta deve garantir transparência em cada etapa do processo de pagamento e, também, assegurar para o consumidor a segurança que ele merece. 

Para isso, você precisa adotar uma plataforma inteligente de pagamento online, que ofereça uma excelente conexão entre o clube de assinaturas e os seus clientes. 

Nesse cenário, a iugu é uma ótima alternativa. Isso porque ela apresenta funcionalidades que podem variar de acordo com a necessidade do cliente. São elas:

  • a possibilidade de criar assinaturas com base em créditos;
  • o oferecimento de uma periodicidade relativa a cada plano, com diferentes formas de pagamento disponíveis;
  • a disponibilidade de um trial gratuito para prospects;
  • a apresentação de estratégias diferentes de cobrança para reduzir os níveis de inadimplência; 
  • a existência de diferentes recursos adicionais, como a possibilidade de mudança de plano de assinatura com a cobrança proporcional. 

Em outras palavras, ao adotar essa solução da iugu, você só tem vantagens! E ainda conta com o melhor custo-benefício do mercado! Quer saber mais sobre o tema e tirar todas as suas dúvidas? É só conversar, sem compromisso, com um de nossos especialistas!

Crédito a foto de capa: Unsplash

 

Posts relacionados