Mercado de clube de assinaturas: saiba por que este modelo está revolucionando o cenário econômico
Escrito em 05 de Fevereiro de 2020 por Renato Ribeiro
Atualizado em 30 de Outubro de 2024
Representando uma das grandes revoluções do e-commerce, o mercado de clube de assinaturas tem chamado a atenção tanto de consumidores como de empresas. Os Estados Unidos, por exemplo, já contam com um amadurecimento do setor e, no Brasil, o crescimento registrado nesse segmento tem impressionado.
Imagem da tela de um computador mostrando códigos de programaçãoNúmeros podem comprovar essa afirmação. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado de clube de assinaturas já movimenta R$ 1 bilhão no país, apresentando um aumento de 167% entre 2014 e 2018.
Para especialistas da área econômica, a tendência é de que esses números se multipliquem um futuro próximo e estão totalmente atrelados ao desenvolvimento dos processos logísticos e ao mindset criativo dos empreendedores brasileiros.
Quer saber mais sobre mercado de clube de assinaturas? É só ler este post até o fim!
Afinal, o que é e quais são as vantagens um mercado de clube de assinaturas?
Um mercado de clube de assinaturas nada mais é do que uma modalidade de negócio na qual uma companhia comercializa seus produtos e serviços de modo periódico (mensal, bimestral, semestral ou anual).
No entanto, não é só isso. Afinal, para ter escalabilidade e destaque, esse modelo não se baseia só na qualidade da entrega e das mercadorias. Nesse processo, é fundamental proporcionar aos clientes uma experiência única.
Crédito: Freepik
Vantagens de um mercado de clube de assinaturas para o consumidor
Confira agora as vantagens do mercado de clube de assinaturas para o consumidor:
- diversidade de produtos: com o objeto de encantar e fidelizar os clientes, são selecionados os produtos que mais combinam com o assinante. Logo, por meio de uma curadoria, o cliente recebe uma diversidade de itens que têm como meta superar suas expectativas;
- exclusividade: por meio desse modelo de negócios, o assinante tem acesso aos últimos lançamentos do mercado, uma vantagem que contribui bastante para o processo de encantamento do consumidor;
- pagamento recorrente: apresentando um sistema de pagamentos facilitado, por meio da cobrança recorrente, o cliente não precisa se preocupar com essa questão. Isso porque tudo é feito de forma automática, por meio do débito em conta corrente ou por boleto ou cartão de crédito.
Benefícios do mercado de clube de assinaturas para o lojista
Não é só o consumidor que conta com vantagens atrativas em relação a esse negócio, os lojistas também são beneficiados por ele. Democratizando o acesso para todos os tipos de empresa, esse mercado conta com os seguintes benefícios:
- fidelização dos clientes: ao receberem produtos personalizados, contam com um pagamento facilitado e um bom atendimento, a satisfação do consumidor aumenta. Como consequência, a fidelização dos clientes também;
- otimização do estoque: por esse modelo contar com uma previsibilidade em relação à demanda de itens, é possível efetuar uma gestão de estoque mais eficiente. Dessa forma, a probabilidade de um estoque apresentar mercadorias encalhadas é bem menor;
- diminuição de custos operacionais: como o processo acontece sob demanda, é possível gerenciar melhor o sistema de envio. Sendo assim, o controle das atividades fica otimizado, o que diminuiu os custos operacionais e também reduz o retrabalho.
Leia também:
- Como montar um clube de assinaturas? Entenda aqui!;
- Confira o passo a passo definitivo de como criar um clube de assinaturas.
Mercado de clube de assinaturas: vantagens do pagamento recorrente
Além de facilitar a vida do consumidor por promover um método de pagamento simples e automático, adotar um sistema de pagamento recorrente também faz toda a diferença para quem tem um negócio. Entre as vantagens desse modelo, as principais são:
- aumento do controle financeiro: por apresentar valores fixos nas mensalidades, esse sistema favorece o controle de gastos, melhorando a gestão financeira;
- melhora na segurança: por contar com um sistema antifraudes que identifica tentativas de invasão suspeitas, o sistema se torna mais seguro;
- diminuição dos casos de inadimplência: por trazer um método programado de avisos sobre pagamentos não efetuados, os clientes sempre ficam bem-informados sobre seus status de pagamentos, o que ajuda a diminuir os casos de inadimplência.
Crédito: Unsplash
Mercado de clube de assinaturas: por que adotar uma solução de pagamento recorrente?
Como você pôde perceber ao longo do post, o sistema de pagamento recorrente é uma das grandes vantagens do mercado de clube de assinaturas, tanto para quem compra como para quem vende.
Nesse contexto, é fundamental contar com uma plataforma de qualidade. Essa ferramenta deve garantir transparência em cada etapa do processo de pagamento e, também, assegurar para o consumidor a segurança que ele merece.
Para isso, você precisa adotar uma plataforma inteligente de pagamento online, que ofereça uma excelente conexão entre o clube de assinaturas e os seus clientes.
Nesse cenário, a iugu é uma ótima alternativa. Isso porque ela apresenta funcionalidades que podem variar de acordo com a necessidade do cliente. São elas:
- a possibilidade de criar assinaturas com base em créditos;
- o oferecimento de uma periodicidade relativa a cada plano, com diferentes formas de pagamento disponíveis;
- a disponibilidade de um trial gratuito para prospects;
- a apresentação de estratégias diferentes de cobrança para reduzir os níveis de inadimplência;
- a existência de diferentes recursos adicionais, como a possibilidade de mudança de plano de assinatura com a cobrança proporcional.
Em outras palavras, ao adotar essa solução da iugu, você só tem vantagens! E ainda conta com o melhor custo-benefício do mercado! Quer saber mais sobre o tema e tirar todas as suas dúvidas? É só conversar, sem compromisso, com um de nossos especialistas!
Crédito a foto de capa: Unsplash
Escrito em 05 de Fevereiro de 2020 por
Renato Ribeiro
Atual CEO da iugu, Renato já atuou como diretor de investimentos naTemasek no Brasil, fundo investimento de Cingapura, e compôs o conselho de grandes empresas, como Burger King do Brasil, Neoway e Superbac.