Marketing para SaaS: impulsione o seu negócio agora!

Escrito em 03 de Julho de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Criar uma estratégia eficiente de marketing para SaaS não é uma tarefa fácil. Afinal, esse mercado muda constantemente. Por outro lado, trata-se de um segmento maleável que se flexibiliza de acordo com o comportamento de seus consumidores. 

Logo, não é de espantar que esse mercado tenha crescido de forma vertiginosa com o passar dos anos, como mostra a tabela abaixo.

marketing para saas

Diante disso e do fato de que, até 2021, 75% dos fluxos de trabalho em nuvem serão entregues como SaaS, é possível concluir que o cenário para o setor é favorável, certo?

Porém, devemos considerar que em mundo cada vez mais digital e globalizado, a concorrência não dá trégua. Contudo, não é preciso desanimar. Muito pelo contrário! Isso porque, neste post, você conhecerá técnicas infalíveis de marketing para SaaS e, aprenderá como captar, fidelizar, manter clientes e muito mais! Boa leitura! 

Marketing para SaaS: passo a passo 

1. Invista em marketing de conteúdo

A primeira estratégia de marketing para SaaS é atrair clientes. Para isso, o marketing de conteúdo se faz essencial. 

De forma simples, isso quer dizer que, antes de mais nada, é fundamental que você já tenha estudado sua persona e sua concorrência de forma aprofundada. 

Feito isso, com base no comportamento e nos desejos de sua audiência, é possível saber o que ela está buscando. 

Então, em seguida, é preciso criar conteúdo qualificado e rico para sua persona e, assim, publicá-lo no blog de sua empresa. 

Ao mesmo tempo, é importante investir em técnicas de SEO para que seus clientes em potencial o encontrem nos principais buscadores da Internet. 

Após encontrá-lo no Google e, percebendo, que o seu conteúdo agrega, seus futuros clientes ficarão felizes em ceder alguns de seus dados em troca de um bom material.

Logo, uma boa tática nesse sentido é colocar um CTA para que a pessoa deixe seu e-mail para que, assim, ela possa receber sempre uma newsletter de sua empresa, por exemplo. 

2. Ofereça avaliações gratuitas

O segundo passo de uma estratégia de marketing para SaaS de sucesso é oferecer avaliações grátis. Afinal, as avaliações gratuitas configuram um trunfo para as empresas de SaaS. Isso porque uma empresa tradicional que comercializa produtos como peças de carro, por exemplo, não conseguem oferecer uma estratégia desse gênero. 

Desse modo, as companhias que trabalham com produtos online, como as SaaS, saem na frente. 

Em outras palavras, isso significa que para otimizar o processo de aquisição de clientes, uma boa dia dica é: após captar o e-mail pelo marketing de conteúdo, você deve enviar avaliações gratuitas para sua base de e-mails. 

Nesse quadro, é imprescindível testar diferentes e chamativos CTAs para que a pessoa deseje, de fato, experimentar o seu produto ou serviço. Feito assim, ao conhecer o valor agregado do seu produto, o processo de aquisição se torna mais fácil.

recorrência marketing digital

Crédito: Optinmonster

3. Faça campanhas de incentivo

A primeira parte da batalha para transformar um prospect em cliente já foi aplicada em sua estratégia de marketing digital para recorrência e SaaS. No entanto, há ainda um caminho a seguir para que a pessoa consuma de fato seu produto e pague por ele. 

Desse modo, é vital criar campanhas de incentivo e, assim, aplicar outras táticas eficazes. De forma simples, isso quer dizer que é fundamental ir além da estratégia de mandar e-mails que destaquem as qualidades de seu produto, é preciso, também, inserir mais valor. 

Para isso, é importante refletir: qual funcionalidade sua persona adoraria receber com desconto, por exemplo?

A empresa Autopilot aplicou essa estratégia. Depois de uma análise, a companhia constatou que apenas 9% de seus usuários gratuitos se tornavam clientes no final da avaliação gratuita. No entanto, essa porcentagem saltou para 35% quando eles adicionaram um código de rastreamento. 

4. Ofereça produtos personalizados e invista no pós-venda 

Uma boa tática para fidelizar clientes é fazer com que eles se sintam especiais. Sendo assim, para otimizar esse processo e também diminuir as taxas de churn, uma boa estratégia de marketing digital para rcorrência e SaaS é: ofereça produtos personalizados. 

Também é essencial, é claro, investir na experiência do cliente e, logo, oferecer um atendimento de qualidade e eficiente. 

Nesse contexto, é importante colher feedbacks de seus clientes por meio de pesquisas de satisfação. Com base nelas, é possível aplicar outras ações, como melhorar os produtos continuamente. 

Em seguida, o próximo passo é investir em programas de fidelidade que apresentem descontos especiais e condições e prêmios exclusivos. Essa estratégia de marketing para SaaS fará com que seus clientes se sintam instigados e comprar mais de sua marca

Dica extra para estratégia de marketing para recorrência e SaaS: diferencie-se!

Uma dica bônus para incrementar sua estratégia de marketing para recorrência e SaaS é: diferencie-se da concorrência. Para isso, é essencial se focar na experiência do cliente e melhorá-la. 

Nesse cenário, é preciso se atentar a detalhes, como oferecer diversidade em meios de pagamento e garantir a segurança de seus clientes na hora de pagar. 

Para isso, você pode contar com a iugu, uma empresa referência em pagamentos digitais. Essa plataforma conta com funcionalidades tecnológicas relevantes que promovem a segurança de seus clientes. 

Além disso, prestigia o seu negócio ao oferecer uma régua de cobrança personalizada, o que transmite credibilidade para sua marca e, ao mesmo tempo, ajuda a diminuir os índices de inadimplência

Ficou interessado, mas ainda está em indeciso? Não tem problema! Conversar, sem compromisso, com um dos representantes comerciais da iugu. Ele tirará todas as suas dúvidas e, assim, oferecerá a alternativa que mais se alinhe com sua realidade. 

Crédito da foto de capa: Freepik

 

 

Posts relacionados