gestão de inadimplência

Gestão de inadimplência: dicas matadoras para evitar clientes devedores

Não é segredo para ninguém que a economia ainda passa por um processo de recuperação, não é mesmo? Sendo assim, é fundamental que toda empresa conte com uma boa estratégia de gestão de inadimplência para que o fluxo de caixa não seja afetado. 

Só para você ter uma ideia, de acordo com a Serasa, a quantidade de devedores no país atingiu uma marca de 63 milhões em março de 2019. Hoje, cerca de 40% dos brasileiros apresentam algum tipo de dívida. 

Contra fatos, não há argumentos, certo? Desse modo, é fácil concluir que o empresário brasileiro vive um desafio. É o seu caso? Calma, não precisa desanimar! Há medidas práticas que você pode aplicar para controlar a gestão de inadimplência de seu negócio. Quer saber quais são elas? É só seguir com sua leitura! 

Gestão de inadimplência: qual é a taxa aceitável? 

Segundo o Sistema Financeiro Nacional (SFN), a taxa de inadimplência aceitável gira em torno de 5%. 

Porém, esse índice não pode ser aplicado  para todas as companhias. Isso porque segmentos de negócios diversos trabalham com taxas de inadimplência diferentes. No entanto, essa taxa pode servir como um norte e uma referência para a sua organização. 

gestão de inadimplência

Crédito: Freepik

Gestão de inadimplência: dicas para reverter a situação e fidelizar clientes

Um dos aspectos que configuram uma boa gestão de inadimplência é a possibilidade de reverter esse cenário e fidelizar clientes. Adotar essa prática requer estratégia. Para saber como aplicá-la, basta prestar atenção nas dicas a seguir.

1. Tome medidas preventivas 

Para realizar uma gestão de inadimplência efetiva, a primeira medida é: tome medidas preventivas. Nesse contexto, a primeira delas é efetuar uma análise de crédito. 

Para isso, vale consultar a situação do cliente nos principais órgãos, como SPC e Serasa, assim como utilizar softwares de análise. Afinal, se a pessoa deve para outros estabelecimentos, isso representa um forte indício de que ela repita esse padrão em outras organizações. 

Nesse quadro, é importante analisar também a capacidade de pagamento do cliente. Em outras palavras, é preciso verificar se a pessoa em questão apresenta condições financeiras para realizar a compra de seu produto ou serviço. Se a sua companhia trabalha com diferentes meios de pagamento, essa dica se torna ainda mais válida. 

2. Envie avisos um pouco antes da data de vencimento

Avisar o cliente um pouco antes da data de vencimento também é uma prática preventiva para evitar a inadimplência e fazer uma boa gestão. Isso pode ser feito por meio de e-mails ou por alguém do seu time comercial. 

Essa medida deve ser aplicada não em tom de cobrança, mas de modo discreto, por meio de perguntas que não constranjam o consumidor. Sendo assim, é fundamental contar com pessoas experientes em sua equipe, que direcionem a conversa como um “lembrete” sobre o vencimento das faturas. 

Uma régua de e-mail automático pode ativar os lembretes para os clientes e eliminar possíveis esquecimentos, ter uma plataforma de meio de pagamento que já inclui essa funcionalidade – como a Iugu – é essencial para fazer uma boa gestão de inadimplência.

3. Dê prêmios para os bons pagadores 

Valorizar os bons pagadores é uma estratégia simples e eficaz para evitar a inadimplência. 

7 livros de gestão financeiraPowered by Rock Convert

Nesse cenário, vale oferecer prêmios para aqueles que efetuarem seus pagamentos em dia. Outras formas de estímulo são: cupons de desconto para as próximas compras e, até mesmo, o oferecimento de condições especiais de pagamento.  

4. Promova a negociação da dívida

Outra prática essencial para realizar uma gestão de inadimplência de sucesso é promover condições para negociar a dívida. 

Nesse contexto, vale dispensar o cliente devedor do pagamento de multas ou juros, assim como oferecer um prazo de quitação maior ou uma condição de pagamento que inclua um maior número de parcelas. 

gestão de inadimplência

Crédito: Freepik

Não deixe de conferir: 

Gestão de inadimplência: + 1 dica extra

Uma dica extra e fundamental para efetuar uma gestão de inadimplência certeira é: contrate um bom serviço de cobranças

Aplicar essa medida é ainda mais importante se, por acaso, o seu time financeiro não for robusto. Isso porque ao contratar um serviço especializado e de autoridade, as suas preocupações em relação a esse tema diminuirão bastante. 

Afinal, você contará com uma empresa quem tem know-how e capacidade técnica para realizar essa tarefa. 

Para ajudá-lo nessa questão e em todas as relacionadas a sistemas de cobranças, existe a iugu! Isso porque dispomos de uma plataforma ágil e tecnológica extremamente eficaz para efetuar a sua gestão de inadimplência. Por meio de nosso sistema, é possível realizar cobranças programadas e cálculos automatizados de juros e multa. 

Oferecendo todo o suporte necessário, a iugu conta com uma plataforma sólida que oferece medidas personalizadas, como a análise de perfil de cada um de seus clientes. Essa medida contribui para potencializar a saúde financeira de sua empresa e reduzir níveis de inadimplência.

Além disso, por meio de um sistema que pode ser integrado a todas as áreas de sua organização, via API, é possível realizar a identificação automática de pagamentos, o que representa uma grande vantagem para sua companhia em termos de conciliação financeira.

Quer mais? Pois ao contratar a nossa plataforma, você também tem a menor taxa para emissão de boletos registrados do mercado. Além disso, nos responsabilizamos por todos os riscos de cobrança. Logo, preocupações relacionadas ao impacto da inadimplência no capital de giro de seu negócio ficarão para trás! 

Diante de tantas vantagens, não custa nada conversar com um de nossos especialistas para saber mais sobre o assunto, não é mesmo? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas! 

Crédito da foto de capa: DebtWave

planilha controle de recebimentosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.