fluxo de pagamento para marketplace

Confira os exemplos de fluxo de pagamento para marketplace

Depois que o consumidor mudou o comportamento e passou a realizar suas compras por meio virtual, cada vez mais as lojas online com múltiplos vendedores se tornam uma preferência, o que faz com que seja importante entender a fundo como funciona o fluxo de pagamento para marketplace.

A diversidade de vendedores e compradores em movimento contínuo dentro do marketplace exige um controle rigoroso das contas para que tanto as vendas quanto os comissionamentos sejam atribuídos ao fornecedor correto e evite o desencontro das operações.

Neste post, falaremos sobre o funcionamento do pagamento em marketplace, quais são os modelos mais utilizados e as vantagens de abrir um em meio a tantas opções de negócios na atualidade. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como funciona o pagamento em marketplace?

Antes de entender o funcionamento do fluxo de pagamento para marketplace é importante lembrar que sempre há um relacionamento triangular nesse formato de comercialização — o comprador, o vendedor e a plataforma como intermediária.

Compreender bem o papel de cada um, além de facilitar o acompanhamento dos processos de pagamentos, possibilita um melhor direcionamento do atendimento ao cliente para que ele não tenha dificuldades em efetuar suas compras e encontre um ambiente transparente, seguro e facilitador.

Etapas de compras do consumidor:

  • entra na loja virtual;
  • escolhe os produtos e coloca no carrinho de compras;
  • dirige ao “caixa” para pagamento;
  • seleciona a forma de pagamento — cartão de créditoboleto bancário, transferência;
  • informa o CEP para cálculo de frete;
  • define o parcelamento em caso de cartão;
  • finaliza a compra.

Funcionamento do comissionamento a vendedores:

  • identificação dos vendedores;
  • informação sobre a venda;
  • verificação do pagamento;
  • acompanhamento da preparação e envio;
  • confirmação de recebimento da mercadoria;
  • cálculo do comissionamento;
  • pagamento da comissão ao vendedor.

Todo esse processo só pode ser executado com excelência em uma ferramenta de automação que permita conexão e sincronismo entre a plataforma do marketplace e todos os softwares de gestão disponibilizados pelos vendedores, além de comunicação direta com os bancos e as operadoras de cartão.

É fundamental oferecer uma experiência de compras agradável ao consumidor, e isso quer dizer que ele deve encontrar um processo ágil e dinâmico que o faça ter a certeza sobre a decisão de trocar a loja física e longas filas pela comodidade das compras virtuais efetivadas ao qualquer hora do dia ou da noite.

Quais são os modelos de pagamento?

Dois modelos de pagamento em marketplace costumam ser os mais utilizados e sua utilização depende do formato do negócio e de acordo com o funcionamento da gestão financeira da empresa. Conheça cada uma delas!

Conta mestre

Essa é a conta da plataforma do marketplace e, por meio dela, a empresa intermediadora de pagamentos recebe todo o montante do resultado das vendas a consumidores, divide e distribui aos fornecedores envolvidos na operação, depois de identificados o valor e a quantidade dos produtos vendidos.

A parte correspondente aos serviços prestados pelo marketplace, como divulgação de produtos, cessão de espaço virtual, intermediação de pagamento, cálculo e distribuição de pagamentos, comissionamento, entre outros, fica retida na conta mestre.

Quando o consumidor efetua um pagamento parcelado, os valores podem ser antecipados ao vendedor utilizando as soluções disponíveis na plataforma do intermediador de pagamento online. Essa é uma vantagem para quem precisa do dinheiro para repor mercadorias ou manter a saúde financeira em equilíbrio.

Os repasses são realizados sempre que houver valores passíveis de resgate para o vendedor solicitante. Toda a programação automática de pagamento das comissões pode ser facilitada por um sistema integrado que utiliza a API como principal ferramenta de comunicação entre os departamentos envolvidos e as contas dos vendedores parceiros.

Transação por subconta

Cada usuário tem uma conta na plataforma, e esse é um processo diferente e realizado por meio do split de pagamento. Apenas um é realizado pelo cliente que tenha efetuado a compra de produtos e fornecedores variados e distribuído às subcontas correspondentes, sem a necessidade de uma conta mestre para servir de ponte.

Cada vendedor é responsável por administrar os ativos recebidos a partir do momento que são disponibilizados na subconta já com desconto do que corresponde às comissões e taxa do intermediador. Isso causa um distanciamento maior entre o marketplace e os fornecedores, impedindo, inclusive a antecipação de parcelamentos.

guia definitivo do marketplacePowered by Rock Convert

O que um marketplace tem de vantagem?

Quando a tecnologia inovou e permitiu a criação das lojas virtuais, os ganhos foram infinitos para os consumidores — facilidade de compra pela internet, comodidade de aquisição sem sair de casa, compras noturnas, eliminação das filas de espera, pesquisas dinâmicas, variedade de produtos em um só ambiente.

Por outro lado, e-commerce e marketplace abraçaram as oportunidades de aumentar o faturamento, com maior vantagem para o segundo modelo ao atuar no mercado em parceria com um número maior de fornecedores e variedade de produtos. Veja algumas dessas vantagens!

Visibilidade

O volume de buscas por produtos nas lojas virtuais são infinitamente superiores ao das lojas físicas. Isso porque o consumidor não precisa se deslocar para verificar o preço de um produto ou até mesmo efetuar uma compra. De casa ou do trabalho, ele abre o site e se vê diante de uma enorme vitrine de possibilidades.

Essa visibilidade aumenta as chances de faturamento e permite que o marketplace explore ao máximo o potencial de vendas de produtos criando estratégias e sugestões de similaridade dos produtos pesquisados, mesmo que sejam fornecidos por vendedores de diferentes marcas.

Baixo investimento

O marketplace se mantém com os valores referentes ao comissionamento pago por vendedor, o que é compensador para quem vende, pois, além de não precisar abrir uma loja própria, vai utilizar um espaço com chances maiores de visitação e intensidade de tráfego.

Como é interesse do marketplace chamar a atenção para o ambiente virtual e para a vitrine com uma boa variedade de produtos, as ações de marketing e divulgação alcançam todos os vendedores, o que faz com que o investimento seja bem atraente em comparação aos ganhos de visibilidade.

Aumento da renda

Se um marketplace tem visitação frequente e crescente, as vendas tendem a aumentar na mesma proporção. Quanto mais variedades, divulgação, dinamismo dos processos, diferentes possibilidades de pagamento, qualidade dos produtos e agilidade na entrega, mais oportunidades de negócios e rentabilidade para todos os envolvidos.

Uma plataforma bem estruturada não terá dificuldades em promover boas vendas, mas é importante pensar nas condições de pagamento como um ponto crítico na relação com o consumidor — dominar o fluxo de pagamento para marketplace e contar com um intermediador com expertise de mercado é um diferencial competitivo.

A iugu é uma plataforma intermediadora de pagamento online que dispõe de uma solução de API de marketplace, que possibilita negócios inseridos neste modelo a criarem o seu fluxo de distribuição de receitas de acordo com a necessidade de cada negócio.

Ilustramos aqui os dois exemplos de fluxo de pagamento para marketplace, baseados em negócios que necessitam aguardar a confirmação de uma das partes (escrow), antes de liberar o repasse do recurso para o vendedor/usuário da plataforma.

Se você gostou deste post e deseja melhorar o controle do fluxo de pagamento para marketplace e facilitar as operações financeiras da sua gestão e também dos vendedores parceiros da sua loja entre em contato com a gente e saiba como a iugu pode ajudar nesse processo!

webserie redução de custosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.