como funciona o pagamento recorrente

Entenda como funciona o pagamento recorrente e turbine seus negócios!

webserie Economia da recorrênciaPowered by Rock Convert

Saber como funciona o pagamento recorrente é um passo assertivo rumo ao sucesso. Afinal, esse modelo confere segurança e confiabilidade às transações do comércio online. Como resultado, os consumidores ficam mais felizes e as vendas aumentam! 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

 

Para você ter uma ideia da força desse negócio, o relatório Mercado Americano de Pagamentos Recorrentes 2017-2021, da consultoria Research and Markets, prevê que transações recorrentes alcançarão a marca de U$ 473 bilhões até 2021. 

Para aplicá-lo e promover uma experiência de compra agradável que gere fidelização, é crucial contar com uma solução tecnologia inteligente, prática e otimizada.  Para descobrir que solução é essa e entender como funciona o pagamento recorrente, basta seguir lendo! 

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente funciona como uma cobrança recorrente. Representando um vínculo duradouro entre fornecedores e consumidores, esse modelo de negócios promove pagamentos mensais previamente acordados em contrato. Vale destacar que não se trata de um parcelamento dividido em partes iguais, mas sim de um pagamento contínuo e periódico. 

Essa solução de cobrança acontece de forma simples. Por meio dela, o consumidor escolhe a sua forma de pagamento. Assim, depois de optar por boleto, cartão de crédito ou transferência, ele se compromete a cumprir seu pagamento, sob o risco de suspensão do acordo em caso de inadimplência.

Quer entender melhor como funciona o pagamento recorrente? É só continuar lendo! 

Como funciona o pagamento recorrente: entenda o contexto

O cliente atual é exigente, bem-informado e apressado. Logo, criar mecanismos que possam controlar o seu negócio e, assim, atender às expectativas desse novo consumidor é essencial. Uma das maneiras de fazer isso é proporcionando comodidade a ele, uma das principais características do pagamento recorrente. 

Ao oferecer uma solução tecnológica que promova esse modelo de negócios, a sua marca ganha autoridade e sai na frente da concorrência. 

Agora que você já entendeu como funciona o pagamento recorrente, conheça as vantagens de aplicá-lo em seu negócio! 

7 vantagens do pagamento recorrente

1.Previsão de lucro mais confiável

Ao conhecer antecipadamente o número de vendas de seu negócio, é possível prever, de maneira mais eficiente, os seus lucros. 

Por meio do pagamento recorrente, você consegue ter uma previsão do mês seguinte, devido aos contratos e às cláusulas que exigem a identificação do pagamento.

2. Garantia de receita mensal

Além do prazo de vigência, os contratos também apresentam uma receita mensal prevista. Dessa forma, garante-se a manutenção de despesas pontuais e você fica muito mais tranquilo. Logo, pode se concentrar na captação de novos clientes, aumentando a sua carteira. 

3. Aumento do controle financeiro

Apresentando valores fixos em cada parcela da mensalidade, essa solução de cobrança favorece o controle de contratos e a gestão das finanças

guia completo do pagamento recorrentePowered by Rock Convert

Logo, ao contar com um bom sistema de pagamento online, os títulos gerados para cada cliente são baixados automaticamente, o que beneficia a conciliação financeira.

4. Aumento da segurança e da facilidade para pagamentos

Uma ferramenta eficaz de gestão de pagamento online dispõe de mecanismos de segurança e um deles é o de antifraude. Por meio dele, é possível verificar as ações suspeitas, tornando a plataforma mais segura. 

As facilidades ficam por conta do checkout transparente. Assim, por meio dessa estratégia inteligente, o consumidor percebe que a sua inserção de dados pessoais, principalmente o CVV, é levada muito a sério. 

5. Suporte na gestão de cobranças recorrentes

Como o sistema de gestão oferece diversas possibilidades para pagamentos, o mesmo acontece com as cobranças

Dessa forma, o processo acontece de maneira linear, o que permite um melhor acompanhamento. Logo, com a recorrência, as datas de vencimento estabelecidas pelos clientes são visualizadas pelo sistema e arquivadas em uma memória parametrizada de identificação.

6. Redução do risco de inadimplências

Por permitir o envio programado de avisos sobre pagamentos pendentes, o cliente fica sempre bem-informado. Assim, essa prática favorece a contenção de clientes e ajuda a reduzir a taxa de inadimplência.

7. Fidelização dos clientes

Entre as maiores vantagens de saber como funciona um pagamento recorrente, a fidelização de clientes é uma das que mais que destacam. Afinal, quanto mais transparente for o relacionamento com o consumidor, maiores as chances de ele se tornar um cliente e manter a parceria. 

Entender o comportamento de compra e as necessidades e dores do cliente permite que sua loja crie estratégias de envolvimento. Dessa forma, é possível mostrar que o seu atendimento é humanizado.

Como funciona o pagamento recorrente: utilizando a tecnologia como aliada

Como já dissemos no início deste post, contar com uma parceria com expertise faz a diferença para se lançar mais agressivamente no mercado. A Iugu pode ajudá-lo bastante nessa questão. Afinal, essa empresa intermediadora de pagamentos tem autoridade no mercado. Além de oferecer soluções, ela fornece todo o suporte profissional necessário. 

Para isso, usa a inteligência tecnológica a favor do comércio online. Assim, proporciona:

  • modernidade;
  • agilidade;
  • ótimo custo-benefício.

Sem falar que conta com uma ferramenta fundamental para esse processo,  a API de pagamentos. Com ele, a base de dados é integrada de forma sistematizada, o que ajuda a reduzir os erros.  

Além disso, por meio de uma plataforma dinâmica e serviço diferenciado, oferece a parametrização das principais funções que uma boa gestão de pagamento recorrente exige. 

Assim:

  • gera e envia boletos por e-mail, 
  • flexibiliza a escolha da data de vencimento pelo cliente, 
  • configura multas e juros, 
  • promove o sigilo das informações pessoais;
  • oferece cobrança automática após o vencimento, entre outras.

O modelo de negócio com pagamento recorrente também tem perfil motivacional. Afinal, facilita o trabalho das equipes ao liberá-los da execução de tarefas manuais. Além disso, favorece a agilidade do departamento de vendas, estoque, financeiro e contábil, promovendo um ritmo cadenciado e preciso, e gerenciando relatórios reais e consistentes. 

Agora que você já sabe como funciona um pagamento recorrente e conhece as maravilhas que ele pode fazer por você, entre em contato com a Iugu! Ficaremos contentes em ajudá-lo a melhorar os seus processos internos de gestão e controle!

 

webserie redução de custosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.