Como controlar pagamento de clientes

Como controlar pagamentos de clientes para receber rápido?

Nem sempre é fácil saber como controlar pagamentos de clientes. Muitas vezes não depende do empreendedor. Contudo, existem algumas formas de ajudar o consumidor a pagar as contas em dia e não atrapalhar seu fluxo de caixa. Confira 4 dicas neste post.

Não é raro ouvir reclamações de pequenos empreendedores sobre a inadimplência de seus clientes, que não pagam dentro do prazo ou que possuem várias faturas pendentes com semanas de atraso. Muitos não sabem como controlar pagamento de clientes e por consequência como evitar a inadimplência.

Em tempos de competitividade acirrada no mercado, o menor sinal de atraso já é o bastante para provocar um verdadeiro pânico entre gestores, já que isso pode comprometer as finanças da empresa e o pagamento de despesas fixas e folhas de pagamento dos funcionários.

Os motivos para que isso aconteça são variados. Porém as principais causas alegadas para atrasos são:

  • Falta de flexibilidade nos pagamentos
  • Esquecimento por parte dos clientes
  • Ausência de um sistema automatizado de pagamentos recorrentes

A seguir, veja dicas de como controlar pagamento de clientes, saiba como evitar a inadimplência e os atrasos, receber pagamentos mais rapidamente e aumentar o faturamento e a competitividade da sua empresa no mercado.

Como controlar pagamento de clientes?

1) Defina uma data de pagamento com os seus clientes

Uma das formas de controle de pagamento de clientes é obter uma autorização para agendar um pagamento, caso ele use cartões de crédito ou débito em conta para efetuar as transações.

Com isso, o valor dos serviços será debitado de sua conta ou cartão e transferido para a conta da empresa de forma automática.

Uma forma de como controlar pagamento de clientes é disponibilizando um formulário online em seu site, onde ele introduzirá as informações e agendará o melhor dia para fazer o pagamento. Uma ótima forma de evitar pagamentos em atraso.

Essa é a alternativa ideal para aquelas pessoas que têm receio de fornecer o número de cartão por telefone ou formulários de papel.

Dessa forma, a empresa consegue receber pagamentos com pontualidade e prevenir possíveis atrasos ou esquecimentos, enquanto os clientes sentem-se seguros e no controle de seus dados, com a garantia de que os serviços prestados não serão bloqueados.

Caso o cliente pague por meio de boleto bancário, também é essencial a escolha da data para o pagamento. Assim, o boleto deve ser gerado e enviado com tempo suficiente para o cliente pagá-lo até a data determinada.

Leia também: Dicas essenciais para ter sucesso na gestão administrativa

2) Ofereça flexibilidade

Embora os pagamentos automáticos gerem benefícios múltiplos, tanto para empresas quanto para consumidores, algumas pessoas podem ter receio de agendar uma data fixa e não poder contar com a flexibilidade necessária para superar problemas financeiros inesperados.

Por isso, se você quer saber como controlar pagamentos de clientes é importante também que você defina opções claras para eles, como:

ebook como montar uma empresa de sucessoPowered by Rock Convert
  • Possibilidade de solicitar alterações no pagamento uma semana antes do prazo de vencimento;
  • estar disposto a encontrar uma data de pagamento benéfica para ambas as partes, de modo a aliviar as incertezas acerca dos levantamentos automáticos;
  • oferecer a opção de parcelamento e diferentes formas de pagamento.

Assim, sua empresa consegue manter uma boa relação com os consumidores e uma forma de evitar pagamentos em atraso ou cancelarem seus serviços simplesmente por não terem flexibilidade na hora do pagamento. Também ajuda a ter o controle de pagamento de clientes.

3) Envie lembretes para alertá-los

Quem nunca pagou uma conta em atraso porque simplesmente esqueceu a data de vencimento? Isso é bem comum de acontecer e para evitar pagamentos em atraso, uma dica é enviar lembretes para o cliente.

Uma maneira de como controlar pagamento de clientes é adotar serviços online que automatizam a comunicação de pagamentos com os consumidores. Eles enviam emails ou mensagens de texto para seus dispositivos móveis, para alertá-los que o valor do serviço da empresa será debitado ou deverá ser pago.

Caso precisem fazer quaisquer alterações nos dados do cartão ou alterar a data de pagamento, eles podem contatar seu negócio antes da transação ser efetivada.

Certifique-se de que seu cliente também tenha uma cópia dos termos acordados, para que ele possa consultá-la a qualquer momento. Isso também ajuda a reduzir futuros problemas ou reivindicações acerca de um pagamento não autorizado.

Leia também: 6 incríveis tendências em meios de pagamentos 

No vídeo abaixo, confira dicas para ajudá-lo a identificar os principais problemas e como agir para diminuir a sua taxa de inadimplência:

4) Adote uma solução para pagamentos recorrentes

Toda empresa para ser bem sucedida precisa de clientes. Logo, por que não oferecer a eles meios de pagamento simples e sem quaisquer complicações?

Um sistema de pagamentos recorrente pode ajudar a tornar o processo mais eficiente, como controlar pagamento de clientes, agilizar as transações e deixar seus clientes muito mais satisfeitos com os serviços prestados.

Uma de suas melhores funcionalidades é o agendamento de pagamentos, que não só ajuda os gestores a controlar e acompanhar as transações, mas também gera uma receita previsível e consistente e, consequentemente, uma despesa programada para o cliente.

Para isso, você pode contar com a iugu. Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de marketplace, recorrência e cobrança avulsa.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

podcast: tudo sobre meios de pagamentoPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.