Por que a automatização de pagamentos online é tão importante para empresa?

Escrito em 06 de Novembro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Para você, empreendedor de um negócio online, cada vez mais avançada, a tecnologia se torna uma aliada e oferece a automatização de pagamentos online como uma ferramenta de gestão financeira eficiente, permitindo um melhor controle e acompanhamento das vendas realizadas.

A tendência da automatização é crescente no mercado, já que integra e otimiza os processos para que a empresa tenha maior autonomia e proporcione boa experiência de compra ao consumidor, construindo um relacionamento confiável em um ambiente seguro.

Neste post você vai entender que a importância de uma plataforma como essa fica evidenciada pela agilidade na concretização das transações, pelo aumento das taxas de conversão, bem como a redução dos custos com processos manuais — o que favorece e consolida o negócio no mercado. Continue a leitura!

O que é automatização de pagamentos online?

Um bom sistema de  pagamentos online tem como premissa básica a integração eletrônica dos processos internos e externos para melhor controle do fluxo das finanças gerado nas compras efetivadas por meio de boletos e cartão de crédito, com pagamento à vista ou parcelado.

É um serviço ancorado em plataforma especializada na gestão financeira, com foco na economia e na cobrança recorrente, gerando boletos registrados, além de relatórios sobre a movimentação de um período determinado, conforme a necessidade da empresa, personalizando a implantação e o suporte de serviços.

A automatização de pagamentos online propõe de pagamentos online uma ordenação natural das cobranças e recebimentos dos pagamentos, permitindo o acompanhamento das faturas pagas e as não pagas, do saldo em conta, da conciliação financeira, do relatório de transferência e diversas outras ferramentas de automatização.

pagamentos online

Qual é a relação da cultura organizacional com a automatização de processos?

A cultura organizacional diz muito sobre a sua empresa no mercado. Cada passo está atrelado ao comprometimento estabelecido e no envolvimento motivacional da equipe para atender com excelência e garantir que todas as promessas divulgadas sejam canalizadas para a realização efetiva.

Se na sua empresa o excesso de processos manuais absorve grande tempo do time para contornar situações de inadimplência ou erros de cobranças, é o momento de parar e repensar a forma de atuação no mercado, pois a morosidade e o retrabalho podem ser grandes vilões na corrida competitiva pela excelência.

A inovação tecnológica traz, consigo, uma nova filosofia de relacionamento com o consumidor da atualidade — sempre conectado e exigente — para as empresas que trabalham com vendas online, sustentando a ideia da operacionalização estável e um fluxo de caixa saudável, dentro da automatização de processos.

É importante adotar uma postura engajada e moderna envolvendo a todos em uma atmosfera de produtividade e integração, transferindo para o consumidor credibilidade suficiente para que ele se sinta seguro em informar dados pessoais e do cartão de crédito no ambiente da sua empresa.

Treinamentos

Treinar os funcionários para entender a importância da tecnologia para o crescimento da empresa - e a adequação da automatização aos processos integrados de cobrança -, fortalece os laços e a motivação para realização de um trabalho de excelência.

Cada vez que a empresa implementar novas ferramentas, é importante observar o comportamento dos funcionários para que eles não se sintam ameaçados com os riscos de substituição pelos processos informatizados.

Diferentemente, prepare o time para uma nova realidade, assegurando que a execução tenha o mesmo engajamento e a mesma dedicação de antes. Além disso, treine-os para tarefas mais estratégicas para a empresa, como um maior foco no relacionamento com o cliente.

Como fazer a automatização de pagamento?

A funcionalidade de uma boa plataforma de automatização de pagamentos online, com navegação ágil e dinâmica, demonstra a maturidade alcançada por uma empresa no seu processo de afirmação mercadológica em sintonia com as expectativas do consumidor e incentivo a recompra.

O alinhamento das estratégias proporciona um processo linear ritmado pelo desejo e anseio demonstrado pelo consumidor em suas buscas durante a visita ao site da sua empresa, o que oportuniza a sistematização com metodologia adequada ao perfil e às características do seu público-alvo.

Fazer com que os processos internos sejam facilitados pela utilização de uma plataforma de pagamentos é um grande desafio para a empresa que deseja atender às exigências do consumidor e, ao mesmo tempo, controlar e gerenciar o fluxo financeiro.

Quais as vantagens de automatizar pagamentos?

Simplificar e facilitar os processos impacta os resultados de um modo consistente e efetivo, conduzindo o negócio a uma realidade virtual modernizada, com soluções práticas e aprimoradas pelo uso contínuo de um serviço sistematizado de automatização de pagamentos online.

É uma estratégia que desencadeia um movimento de suporte ao contentamento do consumidor desde o seu primeiro acesso, passando pela escolha dos produtos e chegando à etapa final de compra e definição da forma de pagamento, sem que ele desista da compra no meio do percurso por algum tipo de distração ou insatisfação.

Dentro desse comportamento é possível medir o grau de aceitação e o volume de vendas de forma quantitativa e qualitativa, conferindo ao negócio melhor ranqueamento e abertura de boas vantagens competitivas em face de um mercado excludente. Conheça as várias oportunidades que a automatização pode produzir!

Boletos registrados

A geração de boletos registrados de forma automática e entregue por um canal informatizado de e-mail elimina os gastos com impressão e envio pelo modo tradicional, além de agilizar o processo para evitar os pagamentos em atraso e riscos de fraudes.

Uma informação importante — os boletos gerados por meio de uma plataforma de automatização de pagamentos online têm custo zero na emissão, baixa ou cancelamento e geram tarifas de cobrança, apenas se e quando o boleto for pago, o que é um benefício expressivo para o negócio online.

Processos integrados

Com os processos internos e externos integrados, é seguro que a melhoria será obtida, pois será possível prever as falhas e personalizar os mecanismos de atendimento ao consumidor aumentando a comunicação entre os diversos setores da empresa, priorizando a identificação de problemas com apontamento de solução conjunta e padronizada.

A automatização integrada de processos desenvolve com o cliente uma relação de interesse genuíno pelos seus desejos, com mapeamento do histórico de compras e personalização a cada vez que ele visitar a loja online e se interessar por um produto.

Produtividade aumentada

Os times envolvidos serão beneficiados por uma ferramenta de gestão financeira com funcionalidade eficiente que, se bem utilizada, aumentará a produtividade e reduzirá custos com reflexos substanciais nos departamentos de atendimento ao cliente, SAC, estoque, finanças e marketing, além do crescimento do negócio e da estabilidade financeira.

Quanto mais visitas forem convertidas em vendas, mais a euforia tomará conta do ambiente interno. Com isso, a equipe se sentirá mais motiva a trabalhar em prol da melhor experiência do consumidor, já que identificará a importância de contribuir com habilidades múltiplas para manter a produtividade do negócio.

Relatório analítico da performance de vendas

Com um sistema de automatização de pagamento online será possível parametrizar os relatórios de análise da movimentação de vendas produzindo elementos importantes com embasamento para tomada de decisão antecipada ao problema. Com ações preventivas, há boas chances de reverter um quadro crítico de vendas deficientes.

Os relatórios dão indícios das possíveis falhas em toda a gestão da sua empresa e em quais quesitos ela pode melhorar procedimentos independentemente de quem executa, dando norte para soluções específicas e pontuais que eliminem ruídos de comunicação ou processamento.

Controle das finanças

A rentabilidade e o lucro são as maiores razões de existência de um negócio, que precisa se sustentar sobre a venda dos produtos e as atividades geradoras de capital. Controlar as finanças torna-se essencial dentro planejamento financeiro, para alocar e identificar melhor as despesas e receitas e, consequentemente, distribuir os recursos de maneira uniforme e equilibrada.

A gestão financeira ganha com a otimização e o percurso adequado dos processos de vendas dentro da plataforma, quantificando os produtos de grande giro e saída para não comprometer a reposição do estoque, a disponibilização dos produtos e a entrega acordada na finalização da compra.

O controle financeiro permite, também, uma melhor previsão de vendas para os meses subsequentes, baseando-se em relatórios de períodos anteriores e na performance geral de vendas de cada grupo de produtos. Essa visualização abre precedentes para o estabelecimento de metas reais e alcançáveis.

Marca consolidada

Quando a empresa dispõe de um sistema de pagamentos online, que proporciona uma boa e confortável experiência de compras ao consumidor, certamente, ele será o multiplicador e evangelizador da sua marca nas redes sociais ou nos canais destinados a comentários e depoimentos sobre produtos e serviços.

Ao retornar, o consumidor já está fidelizado por diversas razões — do primeiro atendimento ao pós-vendas — e estreita a relação com sua marca, fornecendo, cada vez mais, argumentos para a melhoria contínua, o que deve manter todo o time em alerta constante para corresponder às expectativas.

O consumidor tem o poder de elevar o nome da sua marca a um patamar de excelência, quando satisfeito com o resultado de suas compras, mas, também, pode ser taxativo em pontuar negativamente caso o atendimento não corresponda às expectativas, por isso, construa uma relação de proximidade e empatia.

Se os benefícios proporcionados por um sistema transparente forem percebidos pelo consumidor, o custo desembolsado por ele será irrelevante perto do encantamento vivenciado, endossando o coro de todos os outros consumidores igualmente felizes com a experiência que a marca produz.

Experiência do consumidor

Um bom negócio de vendas online deve ter como objetivo, além do lucro, a meta de proporcionar ao consumidor a melhor experiência de navegação, seleção de produtos, compra e pagamento.

As diversas opções oferecidas no mercado abrem um leque de possibilidades e, até que se alcance um estado de graça e fidelidade com o consumidor, muitas ações deverão ser canalizadas, única e exclusivamente, para deixa-lo feliz e satisfeito.

Caso ele não se sinta seguro no ambiente da sua empresa, não hesitará partir em busca de alternativas, até que seja atendido com excelência em suas preferências e exigências, tanto em relação ao produto, quanto à forma e condições de pagamento.

Faça um bom uso das informações deixadas pelos clientes nos diversos canais de comunicação. O consumidor da atualidade não deixa de se manifestar de forma positiva ou negativa sobre um produto ou uma marca.

Quando você entende o seu cliente, como ele pensa e o que ele deseja, compreende como sua empresa caminhará e se posicionará dentro do mercado, enfrentando a concorrência e as variáveis com mais firmeza e profissionalismo.

Medição e apuração dos resultados

No mapeamento das informações geradas, tanto na plataforma sistematizada e integrada, quanto nos comentários deixados pelos consumidores na internet, você conseguirá medir e mensurar os resultados, compreendendo as necessidades e as dificuldades enfrentadas pelos mais variados perfis nos processos de compra.

Com isso, será possível traçar estratégias de conversão e personalização que atenda a um grupo de pessoas, consideradas o público-alvo, sempre com a eficiência e o padrão de atendimento da sua marca. Há possibilidades simples que a automatização pode ajudar a organizar:

  • oferecer mais de uma opção de pagamento;
  • melhorar o desempenho da navegação;
  • sugerir produtos conforme as buscas do consumidor;
  • possibilitar simulação de parcelamento;
  • desburocratizar o fechamento da compra;
  • disponibilizar maior variedade de produtos;
  • cumprir prazos para entrega;
  • garantir o sigilo dos dados pessoais inseridos;
  • conceder descontos especiais a clientes fiéis.

Todas essas estratégias podem, facilmente, ser desenvolvidas por uma plataforma integrada de gestão financeira que, por meio de dados e números, pode ser padronizada e personaliza de acordo com o cliente e o comportamento de compras dentro do site, o que torna o processo dinâmico e interessante para quem busca um atendimento diferenciado no mercado.

A capacidade de transformar a recorrência em um serviço especializado e confiável perpassa o ambiente tecnológico e a segurança que ela transfere ao consumidor final. Ao aderir à automatização de pagamentos online você afirmará seu compromisso com o objetivo de facilitar os processos de compra do consumidor.

Cada etapa de preparação para implantação e adequação de uma nova plataforma deve obedecer a critérios específicos apurados nos estudos de viabilidade e oportunidades, de acordo com o comportamento do consumidor e suas necessidades de aquisição, aprendendo a se posicionar no mercado financeiro com cautela e segurança nas transações.

Estrutura completa de pagamentos online

A iugu está presente no mercado com uma excelente solução de automatização de pagamentos online para controle total dos recebíveis por qualquer meio de pagamento escolhido pelo consumidor. A plataforma proporciona ao consumidor uma navegação diferenciada e agradável, pois desde o primeiro acesso é possível notar a facilidade de compra e pagamento.

Plataforma interativa e integrada

Com uma plataforma interativa e integrada entre os departamentos, nossa empresa oferece ao seu negócio uma gestão financeira personalizada, já que você poderá estabelecer métricas de funcionamento que otimizem os serviços para resultados com grande índice de eficiência.

Controle da inadimplência

Os erros de processamento manual no controle da inadimplência poderão ser praticamente eliminados com a automatização de pagamentos online, pois há recursos operacionais que permitem o lembrete de vencimento, evitando que as cobranças sigam de modo equivocado para a caixa de e-mail do cliente, por exemplo.

Interação com sistemas antifraude

O avanço da tecnologia instaurou no mercado um novo formato de compras e vendas com serviços especializados de pagamento, mas abriu precedente para ações de fraudes e invasões virtuais, causando prejuízos a muitos empreendedores de negócios online, como também a usuários e consumidores do segmento.

A plataforma da iugu interage com sistemas antifraude que previnem, por exemplo, erros na cobrança recorrente ou consequências mais graves com danos para o cliente. Dessa forma, o checkout transparente confere ao negócio um caráter idôneo e de referência em um cenário altamente competitivo e volúvel.

Especialistas experientes

A experiência dos especialistas da iugu são um diferencial de mercado dentro de um espaço amplo de transformação digital e vale como critério de embasamento para a tomada de decisão quanto a contratação e implementação dos serviços de automatização de pagamentos online.

API poderosa

Sua empresa poderá ser melhor conduzida por uma API (Application Programing Interface) que, nada mais é, que o conjunto sistematizado de ações e padrões de comportamento dentro da plataforma para a formação da interface de pagamentos, reduzindo também os custos e a margem de erro humano.

É importante salientar a inclusão do gateway de pagamento nas propostas de soluções para a sua empresa. Trata-se de um sistema que protege o tráfego das informações de cartões de crédito de modo seguro e livre de interferências entre o computador do consumidor, o da sua empresa e o da operadora responsável pelo processamento do pagamento.

Para que você visualize a eficiência da automatização de pagamentos online, sintetizaremos todas as possibilidades que um sistema como esse pode oportunizar à sua empresa contribuindo para um desfecho bem-sucedido:

  • emissão de fatura com data do vencimento solicitado pelo cliente;
  • lembretes automáticos de vencimento como facilitador para o cliente;
  • automatização do faturamento com personalização da geração dos arquivos de boletos registrados e notas fiscais para clientes recorrentes;
  • gerenciamento e programação de descontos e promoções para clientes adimplentes e com aquisição mensal elevada;
  • eliminação dos erros de cobrança e faturamento;
  • análise automática de crédito;
  • cobrança automática de juros e multa por atraso superior ao número de dias estabelecido;
  • negociação de dívidas com propostas de parcelamento e cálculos automáticos de juros e multas;
  • baixa automática por arquivo de retorno bancário;
  • bloqueio de serviços ou envios para pagamentos não identificados;
  • diminuição do churn rate com renovação automática.

Processos simplificados

Perceba a simplificação dos processos e a agregação de valores aos serviços oferecidos ao instituir novo formato de atuação no mercado com a automatização de pagamentos online. Antecipando a fomentação da economia com a utilização de um recurso tecnológico moderno e especializado, seu negócio tende a prosperar e ganhar notoriedade mercadológica.

O sucesso de uma empresa se potencializa por meio de um conjunto de aspectos relevantes, dentre eles, o da experiência do consumidor e sua satisfação em relação ao objeto desejado. Quanto mais positiva for a conclusão da pesquisa, busca, compra e pagamento, maior será a fidelização e a indicação da sua empresa a outros consumidores com perfil semelhante.

Se você entendeu bem a importância da automatização de pagamentos online para a empresa, sabe o quanto pode ser uma ferramenta estratégica para o seu negócio. Agora, saiba mais sobre o pagamento online oferecido pela iugu e entre em contato com os nossos especialistas pela página:

pagamento online

Posts relacionados