5 modelos de negócio que têm resultado com a economia recorrente

Escrito em 28 de Outubro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Relacionar os modelos de negócio com a economia recorrente é uma aposta que tem dado certo e muitos empreendedores visionários já colhem frutos desse plantio.

Os resultados são evidentes e servem de exemplo para quem deseja seguir o mesmo caminho e apostar na economia da recorrência.

Além de inovação no modo de gerir um negócio, ela ampliou a relação com o cliente em um processo de fidelização em médio e longo prazo, onde é possível criar laços mais profundos e análises contínuas por meio dos indicadores.

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, separamos 5 modelos de negócios recorrentes e os resultados favoráveis com a adoção da economia recorrente.

Saiba por que escolher um bom modelo de negócio pode diferenciar uma marca e aumentar a vantagem competitiva!

O que são modelos de negócio?

Podemos dizer que o modelo de negócio é uma estratégia que a empresa desenvolve para colocar em prática seu formato de trabalho objetivando uma performance engajada com resultados eficientes.

O modelo é criado de acordo com as características e valores corporativos, pois não existe uma predefinição ou a certeza de que é o correto e rentável.

O que a empresa faz é visualizar os pontos fundamentais e investir recursos financeiros, humanos e tecnológicos, além de garantir o retorno.

Por que é tão importante ter um modelo de negócio bem definido?

A transformação digital mudou os hábitos dos consumidores em todos os sentidos, o que refletiu no modo de adquirir produtos e serviços.

A necessidade do cliente e a fragilidade do mercado mostram oportunidades a todo o momento.

Ter um modelo de negócio bem definido é dar total atenção às dores do consumidor e buscar atender completamente às suas expectativas — é a forma mais viável de conquistar sua confiança e oferecer um atendimento diferenciado.

Como funciona a economia recorrente?

A economia recorrente pode ter duas formas de atuação — o e-commerce com um clube de assinaturas ou empresas que oferecem serviços recorrentes — sendo, em ambos, o principal objetivo o de oferecer ao cliente uma experiência diferenciada e vantagens em médio e longo prazo.

Quanto mais personalizado o atendimento, maiores as chances de aumentar o ticket médio e manter um Lifetime Value (ciclo de vida do cliente) ativo. O modelo por assinatura, com o pagamento de mensalidades, favorece as duas partes.

Se de um lado o cliente tem a certeza de receber produtos e serviços de forma contínua, de outro, a empresa fornecedora pode contar com a receita efetiva, fortalecendo o caixa e a gestão financeira.

Com o volume de produtos e serviços disponíveis, não apenas nas lojas físicas, mas também as virtuais, a economia de recorrência ganhou força e, a cada dia, conquista mais e mais adeptos no modelo por assinaturas.

Nos modelos de negócio de e-commerce por assinatura o público é fiel e assíduo. Produtos como cervejas, itens de barbearia, livros, vinhos, maquiagens e cosméticos estão entre as preferências dos consumidores que adoram ser os primeiros a receber novidades.

Entre os serviços, a telefonia fixa, a TV a cabo e as plataformas de filmes e músicas são preferidos e têm um volume grande de adeptos, principalmente consumidores com preferência pelo entretenimento sem precisar sair de casa.

A assinatura não apenas garante uma receita previsível, como otimiza o trabalho das equipes de vendas e financeiro. Um serviço de automação com parametrizações específicas permite que a cobrança seja automática, com políticas bem estabelecidas em caso de atrasos.

Com um modelo de negócio por recorrência, a empresa terá ganhos em sua gestão. Alguns aspectos podem ser observados e avaliados com maior clareza, para facilitar a adoção de medidas e tomada de decisão. São eles:

  • aplicação e análise das principais métricas;
  • planejamento financeiro adequado;
  • aumento do ticket médio e da taxa de conversão;
  • investimento baseado em demandas concretas;
  • estímulo para a fidelização.

Veja mais no nosso vídeo sobre Cobrança Recorrente:

Quais os principais modelos de negócio e a relação deles com a economia recorrente?

Bons exemplos de modelos de negócio por recorrência estão em toda a parte. São muitas as empresas que se destacaram no mercado, tornando-se referência de aumento de faturamento e bons resultados. Conheça algumas delas a seguir.

1. ContaAzul

A ContaAzul desenvolveu um sistema de gerenciamento para controle das finanças e das vendas, com envio de faturas aos clientes. O público-alvo são as micro e pequenas empresas, se estendendo também ao universo contábil.

A empresa é genuinamente brasileira e opera totalmente em nuvem, o que permite aos clientes acessar sua base de dados em qualquer equipamento que tenha internet disponível.

2. Contabilizei

Eleita em 2016 como a melhor startup B2B da América Latina pela Latam Founders Awards Gala, seu intuito é tornar as atividades contábeis mais democráticas dentro das micro e pequenas empresas com atividades desenvolvidas de forma online.

3. Resultados Digitais

A Resultados Digitais, promotora do maior evento de marketing e vendas da América Latina, o RD Summit, é responsável pelo software integrado de ferramentas de automação de marketing digital.

Ela oferece diversos serviços digitais, como e-mail marketing, gestão de contatos, mídias sociais, otimização de sites (SEO) e Business Intelligence.

4. Eadbox

A plataforma desenvolvida pela Eadbox tem foco na educação online e oferece diversos cursos para pessoas físicas e jurídicas. Nela, o cliente pode hospedar diversos cursos e gerenciar os perfis de alunos, além de emitir relatórios de performance.

5. SambaTech

Desenvolvedora de uma plataforma para hospedagem, gestão e distribuição de vídeos diversos — assim atua a SambaTech atendendo a um público variado, de empresas que desejam ganhar dinheiro por meio dos vídeos interativos.

A hospedagem pode ser realizada pelo próprio cliente, sem a ajuda de um desenvolvedor, ou contar com um atendimento personalizado, com a ajuda de uma equipe especializada.

Quais são os benefícios de investir na economia recorrente?

O modelo de recorrência chegou para ficar e apresenta resultados significativos, por isso os benefícios são visíveis e mensuráveis. Veja quais são:

  • o aumento da fidelização é considerável;
  • a previsão de vendas e o faturamento mensal são mais confiáveis;
  • há um controle maior e mais estável do fluxo de caixa;
  • os processos de automação reduzem as falhas e o risco de inadimplência;
  • as campanhas de atração e retenção de clientes têm um direcionamento mais focado;
  • é possível controlar e planejar o estoque.

Investir em modelos de negócios por recorrência é dar vasão a uma nova visão corporativa — colocar o cliente no centro do negócio compreendendo suas dores e necessidades pode abrir vantagem competitiva e fortalecer ainda mais uma marca.

Gostou de entender mais sobre o assunto? 

Se esse modelo de negócio faz sentido para você, conheça a solução de cobranças recorrentes da iugu e converse com nossos consultores.

recorrência assinaturas

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech