Cases de Sucesso
Como a Jurídico Certo automatizou 100% o seu fluxo de caixa
O cliente
A Jurídico Certo é uma plataforma de correspondentes jurídicos e advogados, que atuam como representantes legais de clientes em tratativas de processos jurídicos à distância.
Adquirido pela JusBrasil, a marca Jurídico Certo veio para complementar o portfólio de produtos da companhia em 2018.
Os correspondentes jurídicos podem prestar os mais variados serviços, como: audiências, protocolos, assessorias jurídicas, diligências, cópias de processos, despachos, acompanhamentos de julgamentos, entre outros. Para isso, esse profissional deve possuir conhecimento jurídico, entender sobre as práticas forenses e os trâmites legais.
O desafio
A Jurídico Certo tinha enormes desafios em suas cobranças, por trabalhar com um modelo complexo que abrange uma grande rede de prestadores de serviços comissionados em sua plataforma.
Existem duas pontas de “pagadores” dentro do seu sistema: os correspondentes que trabalham pela plataforma e os clientes.
O correspondente paga uma mensalidade para ser membro credenciado da Jurídico Certo e poder acessar demandas de trabalho; e na outra ponta, os clientes podem contratar um ou mais correspondentes e pagar por esses serviços por meio de boleto, de forma pré ou pós-paga. A Jurídico Certo retém também uma taxa em cima desse valor pago ao profissional, na forma de comissão própria.
A necessidade era colocar tudo no automático: a cobrança de mensalidades dos membros, a emissão de boletos para clientes e o comissionamento sobre os recebimentos.
A solução
Hoje, a Jurídico Certo utiliza a iugu para administrar todos os seus fluxos de cobrança e pagamentos automatizados.
As mensalidades pagas pelos milhares de correspondentes jurídicos cadastrados na plataforma passaram a ser automatizadas pelo sistema de recorrência da iugu, no cartão de crédito.
A partir do momento que o profissional paga sua mensalidade e se torna membro da plataforma da Jurídico, ele já tem acesso a uma subconta criada através da iugu, onde irá receber suas comissões pelos serviços que prestar.
Além disso, as cobranças ao cliente são feitas pela emissão de boletos e envio automático ao e-mail do responsável. Ele recebe uma única fatura mensal, que soma todos os serviços de correspondentes utilizados.
Quando a Jurídico Certo recebe pagamentos, os valores são distribuídos automaticamente pelo mecanismo de split de pagamentos da iugu. Ele divide, de acordo com as regras configuradas pela empresa, os respectivos recebíveis entre as subcontas de um ou mais correspondentes contratados pelo cliente, e também uma porcentagem vai para a conta da Jurídico Certo, que recebe pela prestação do serviço da plataforma.
Todos os relatórios gerenciais que o time financeiro precisa podem ser extraídos facilmente do painel da iugu. Os dados são acessíveis, dando toda a visibilidade necessária da movimentação de caixa.
Assim, a empresa não precisa investir em uma equipe alocada nisso - o time pode focar sua energia em coisas mais importantes, como o produto e os clientes da companhia.
Os benefícios
Com a iugu, a Jurídico Certo obteve a parceria que precisava para seu complexo modelo de cobranças, com os benefícios:
- API de pagamentos de fácil implementação;
- Criação de subcontas ilimitadas para os profissionais cadastrados na plataforma;
- Automação de mensalidades dos membros da plataforma;
- Split de Pagamentos que distribui os recebíveis entre a Jurídico Certo e seus profissionais;
- Conciliação automática de boletos bancários pagos pelos clientes;
- Tecnologia robusta que reduz a mão de obra envolvida no financeiro da empresa.
A opinião de quem usa
“A nossa parceria com a iugu será duradoura. Pela nossa complexidade de negócio e do nosso modelo de cobrança, acho difícil que a gente encontre futuramente outro parceiro que nos ajude com funcionalidades tão automatizadas quanto na iugu. É uma empresa que está preocupada em evoluir e prestar um bom atendimento, e em querer lhe ajudar e não criar burocracia. Isso é um dos maiores diferenciais da iugu.”
Confira o vídeo case com a Jurídico Certo!