Cases de Sucesso
iugu embarca na missão do AppJusto na Gig Economy - tornar as comissões de entregadores mais justas
O cliente
Com a alta das entregas a domicílio causada pela pandemia, a categoria de entregadores nem sempre foi bem remunerada. O AppJusto nasceu para tornar o delivery bom para todo mundo.
Idealizado por 6 sócios, o app de entrega de comida foi lançado oficialmente em agosto de 2021, para ser uma alternativa democrática e open source, com o propósito trazer equilíbrio para o mercado e gerar um impacto positivo na sociedade.
Sua missão é dar autonomia total aos entregadores, permitindo que eles definam o valor de seu serviço de transporte de pedidos de acordo com seus critérios e condições - diferentemente das taxas padronizadas de outros serviços de delivery. Para os restaurantes participantes, há a vantagem de pagar para o app uma comissão sobre as vendas que é consideravelmente abaixo da média praticada no mercado. E tudo isso se reflete em preços mais justos também para o consumidor final.
Dessa forma, em poucos meses, o AppJusto vem crescendo e já conta com mais de 4.500 entregadores cadastrados e mais de 300 restaurantes, além de 3 mil usuários. São apoiados por 30 voluntários de diferentes especialidades, e receberam aportes de investidores-anjo que acreditam nesta causa.
O desafio
Empreender com uma iniciativa de impacto social é um grande desafio. Para ter uma operação mais sustentável, o AppJusto validou que sua fonte de receita viria dos restaurantes cadastrados na plataforma, através do modelo de uma porcentagem de comissão para o app sobre os pedidos concluídos.
Mas, como se trata de um ecossistema colaborativo, a ideia era que esse custo não pesasse para os restaurantes.
Portanto, o objetivo do AppJusto era encontrar uma plataforma de pagamentos com taxas negociáveis e custos acessíveis, sem deixar de lado funcionalidades que ajudassem na gestão dos recebíveis para entregadores e restaurantes receberem da melhor forma.
A solução
Visando custos acessíveis da tecnologia financeira necessária para o seu aplicativo rodar, o AppJusto buscou parceiros no mercado que apoiassem a visão e o propósito do projeto - o de uma economia focada na distribuição de renda.
Um dos fundadores da empresa já conhecia a iugu e procurou a empresa para firmar essa parceria, quando o projeto ainda estava no papel.
A iugu, então, abraçou a causa e negociou condições especiais para as necessidades do AppJusto. Além disso, ofereceu uma tecnologia flexível para o modelo de pagamentos que o aplicativo necessitava, criando as milhares de contas para os entregadores receberem seus pagamentos sem taxas e de forma imediata.
Os benefícios
- Split de pagamentos da iugu: repasse automático de valores para entregadores, restaurantes e comissões, de acordo com os valores fixos e percentuais definidos;
- Escalabilidade: criação de contas ilimitadas na iugu para recebimentos dos entregadores e restaurantes;
- Múltiplos meios de pagamento para o cliente
- Negociação de taxas especiais para cartão de crédito e Pix;
- Facilidade de integrar a plataforma de pagamentos e começar a rodar rapidamente;
- API bem documentada e infraestrutura white label;
- Gestão de pagamentos em tempo real, que gera agilidade para aprovar pedidos nos restaurantes;
- Antecipação de recebíveis: capital de giro imediato para o negócio deslanchar.
A opinião de quem usa
"A tecnologia da iugu sempre foi fácil, boa. E a iugu foi parceira desde o começo, quando o AppJusto era apenas um sonho. Eles acreditaram no projeto de uma empresa como a nossa, que estava começando do zero e ainda não tinha faturamento. O fato de a tecnologia ser white label também permitiu que criássemos a interface que precisávamos para nosso aplicativo deslanchar."