Receba conteúdos e novidades da iugu

Você sabe qual é a diferença de UX e UI? Com a mudança de comportamento do consumidor e a maior interação com os canais de atendimento online, cada vez mais é fundamental acompanhar e avaliar como o usuário se sente em relação ao que sua loja oferece.

Como a comunicação com o mundo digital só é possível por meio de equipamentos que disponibilizem algum tipo de software ou aplicativo, também compreender a usabilidade do consumidor é essencial para oferecer uma experiência agradável de compra.

Neste post vamos, além de definir os conceitos, falar da importância de cada um para o e-commerce, como interagem e quais são as principais diferenças em relação às percepções do consumidor!

O que é User Experience (UX)?

O conceito de user experience ou experiência do usuário está conectado a todos os fatores de interação de um usuário com o produto, serviço ou solução e como será percebido e utilizado sob o aspecto da necessidade.

O foco no relacionamento e na usabilidade direciona as estratégias e canaliza os objetivos para uma abordagem emotiva que deseja alcançar e conquistar um consumidor volúvel e exigente, de uma forma cada vez mais abrangente.

Qual a importância desse conceito para um e-commerce?

Dentro de um ambiente de e-commerce há todo um percurso realizado pelo consumidor, desde a sua chegada, passando pela visita aos departamentos, enchimento do carrinho até a efetivação da compra.

Cada etapa provoca um tipo de sentimento que deve ser evolutivo e inspirador na concepção de UX, de maneira que seja gerado algum valor diferenciado, capaz de fidelizar o consumidor e prospectar o aumento e a constância das compras no e-commerce.

Um usuário bem atendido e orientado tende a se sentir confortável em um ambiente e permanecer por mais tempo em busca de soluções para suas dores — que pode ser a compra de um item específico, as orientações sobre o uso de um produto recém-adquirido — pois, sabe que ali pode encontrar as respostas que precisa.

Quais os principais pontos analisados para melhorar a experiência do usuário?

É importante entender a experiência do usuário como um processo contínuo e, com isso, desenhar as estratégias de vendas a partir das características levantadas sobre o consumidor— o público-alvo que se deseja atingir — e suas expectativas sobre um produto ou serviço.

Para tornar a experiência mais agradável para o usuário e estimular o uso e a aquisição do que seu e-commerce oferece você precisa analisar e considerar alguns aspectos de relevância:

  • uso dinâmico — ofereça um ambiente virtual prático, intuitivo e simplificado, para criar uma intimidade imediata;
  • utilidade — disponibilize ferramentas internas que sejam úteis na hora da navegação e em todo o processo até à compra;
  • facilidade de acesso — crie alternativas de acesso rápido e fácil, ao alcance de alguns pouco cliques;
  • eficiência funcional — canalize a utilização do ambiente para a proposta do seu negócio, com objetividade.

Quais as vantagens do UX para o e-commerce?

Quanto mais você souber sobre o usuário e suas preferências, mais fácil será de interagir antes, durante e depois que a venda for concluída. Dessa forma, as oportunidades de encantar o usuário e promover a marca têm fortes chances de alcançar o êxito.

O primeiro contato de um usuário como o seu e-commerce será sempre de reconhecimento e flerte. A evolução para um namoro e posteriormente um casamento duradouro vai depender do que o seu negócio tem a oferecer e como introduzir na vida do usuário.

É fundamental levar em consideração os sentimentos que envolvem cada estágio do relacionamento e assim prospectar mais chances de conversão de vendas e fidelização ao longo da jornada aumentando a visitação e o fluxo de operações.

Qual o conceito de User Interface (UI)?

Se por um lado o UX lida com a parte intangível do relacionamento com o usuário, por outro, o UI ou uso de interface, trata de desenvolver o meio físico que proporcionará a experiência que o usuário precisa para se encantar pelo seu e-commerce.

Vamos entender melhor — quando falamos da experiência do usuário em um site e todas as percepções que ele deve ter para sentir algo diferenciado em suas buscas, é o UI com ferramentas sistêmicas que dá suporte a essas possibilidades.

Aspectos como imagens, layouts e todo o conceito gráfico do seu negócio são desenvolvidos pela equipe de user interface. O UX mapeia os desejos e anseios do usuário e poderá atuar em conjunto com o UI que desenvolve recursos palpáveis que despertem as melhores sensações.

Quais as melhores práticas de UI aplicadas no e-commerce?

  • crie uma solução baseada nos anseios e expectativas de um público-alvo já segmentado;
  • considere os desejos do usuário e não o que você acha que ele deseja;
  • elabore um ambiente simples, mas interativo e dinâmico;
  • disponibilize as informações ordenadas de forma prática;
  • dê total atenção ao usuário permitindo, que ele deixe sugestões e opiniões dentro do site;
  • estabeleça um padrão de atendimento sistêmico;
  • use as cores com sabedoria para que o ambiente seja leve e agradável.

Quais os impactos positivos?

Agradar o usuário e estimular a compra em seu e-commerce deve ser ao grande objetivo do seu negócio. Sendo assim, contar com duas ferramentas complementares e interativas só acarretará impactos positivos sobre o usuário e tudo que ele procura para atender aos seus desejos.

Toda ação planejada para conceder maior autonomia ao usuário e aprofundamento em suas buscas devem ser criteriosamente aprofundadas chegando ao cerne da percepção do usuário em consonância com todos os recursos que ele pode utilizar para capturas esses sentimentos.

Nenhum usuário permanecerá muito tempo no ambiente do seu e-commerce se a experiência causar transtorno ou desconforto. Um site que trava a todo o momento ou imagens de produtos que não abrem pode ter grande responsabilidade nas perdas volumosas de vendas.

O consumidor da atualidade não se detém por muito tempo em algo que não desperte boas sensações, por isso, quanto mais interessante for o seu e-commerce virtualmente, maiores as chances de fidelização e referenciamento da sua imagem no mercado.

Quais as principais diferenças entre UX e UI?

Como dissemos mais acima, as duas ferramentas são diferentes, mas complementares e podemos dizer que uma não terá efeito sem a outra. A intangibilidade do UX se materializa de alguma forma e é por meio de uma solução UI que isso acontece de modo efetivo.

Chegamos ao final deste post e percebemos que ambos os conceitos — UX e UI — causam no usuário um tipo de reação, que a princípio parece diferente, mas logo se percebe que a interação digital é um fio condutor e que um não alcança o mesmo resultado sem a contribuição do outro.

Se você gostou deste post sobre as diferenças de UX e UI e a importância para um e-commerce que tal seguir as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no FacebookTwitter e YouTube!

webinar o que é marketing de influenciadoresPowered by Rock Convert
Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
facebook-squarelinkedin-squaretwitterinstagrammenuarrow-right