Quais os tipos de boleto bancário: vantagens e desvantagens

Escrito em 16 de Março de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Saber quais são os tipos de boleto bancário existentes atualmente é fundamental para toda empresa que quer diversificar e democratizar os seus meios de pagamento e, assim, conquistar mais clientes. 

Afinal, hoje, cerca de 75% dos consumidores brasileiros preferem pagar com boletos, o que o torna uma das melhores formas de pagamento.

Isso porque eles consideram que essa forma de pagamento conta com tarifas baixas e fácil emissão. Além disso, segundo a Febraban, cerca de 3,6 bilhões de boletos são gerados no país todo ano. 

Diante desses dados, dá para concluir que trabalhar com essa modalidade de pagamento é importante, não é mesmo? Para saber mais sobre o assunto e conhecer os diferentes tipos de boleto bancário utilizados no Brasil , é só ler este post até o fim. 

Boleto bancário: como funciona? 

Antes de conhecer os tipos de boleto bancário, é preciso saber em que se baseia este tipo de pagamento.

De forma simples, um boleto bancário nada mais é do que um documento de cobrança que pode ser gerado por qualquer empresa. Para isso, basta que ela possua com conta corrente em uma instituição financeira e uma carteira de cobrança atrelada a ela. 

Dessa forma, ela se torna apta a emitir boletos bancários e enviá-los ao cliente pagador. Vale destacar que esse processo pode acontecer tanto via banco, como por meio de softwares de automação de empresas especializadas. 

Logo, a instituição recebe o pagamento e, assim, credita o valor na conta da companhia que realizou a emissão dentro do período de compensação vigente. 

Continue lendo para descobrir quais são os tipos de boleto bancário e conhecer suas vantagens e desvantagens. 

Tipos de boleto bancário: vantagens e desvantagens

Entre os principais tipos de boleto bancário, os mais comuns são: 

1. Boleto avulso

Para pagar um boleto avulso, só é preciso efetuar uma cobrança única. Logo, a sua principal vantagem é o oferecimento do pagamento à vista, que acontece em apenas uma única transação.

Outra facilidade desse tipo de boleto bancário é a sua emissão, já que ela pode ser feita via Internet Banking. 

O boleto avulso é o tipo de pagamento que funciona bem para empresas que não trabalham com cobranças recorrentes.

Isto é, para aquelas que não contam com uma frequência periódica de pagamentos. Assim, não representa uma grande vantagem para os negócios que oferecem um parcelamento extenso ou que são baseados em cobranças recorrentes. 

2. Boleto carnê

Esse tipo de boleto bancário é ideal para empresas que trabalham com vendas parceladas ou com cobrança recorrente. Dessa forma, pode não funcionar muito bem com companhias que só realizem cobranças pontuais. 

Um de seus grandes benefícios é que esse modelo traz praticidade para ambas as partes da transação. Isso porque ele pode ser entregue de uma só vez.

Além disso, pode contar com um sistema de agendamento. Sendo assim, o cliente não se torna inadimplente e a empresa recebe o seu pagamento nas datas previstas sem maiores dores de cabeça. 

Para emiti-lo, o processo é um pouco mais complexo, mas eficiente. Isso porque caso o volume de vendas de uma empresa seja alto, utilizar o Internet Banking pode ser uma prática demorada. 

Desse modo, é mais viável contar com um gerenciador de emissão de boletos, uma ferramenta que se tornou ainda mais relevante depois que a Febraban estipulou novas regras, como a obrigatoriedade dos boletos registrados para combater o alto número de fraudes. 

Nesse cenário, uma das grandes vantagens de utilizar um gerenciador de emissão de boletos é que se trata de um recurso eficiente e que agiliza as transações financeiras de forma sem igual. 

Caso o cliente não tenha pagado o documento na data de vencimento, uma nova via é disponibilizada. Em outras palavras, trata-se de um modo sutil de cobrança que ainda gera bons resultados. 

Fim dos boletos tipo simples e obrigatoriedade dos boletos registrados

Independentemente de qual seja o tipo de boleto bancário, hoje, sem exceção, todos devem ser registrados. Isso porque, desde 2018, a emissão de boleto simples foi proibida. 

Logo, a partir dessa data, foi estipulada a obrigatoriedade dos boletos registrados e, com isso, os dados tanto de quem paga como de quem recebe também devem ser informados.

Isto é, a transação só acontece após uma conferência automática dessas informações.

Vantagens e desvantagens do boleto registrado

Agora que você já conheceu os tipos de espécie de boleto, pode descobrir quais são as vantagens e desvantagens do boleto registrado. 

Como pôde perceber, devido à obrigatoriedade do registro de informações e a conferência posterior desses dados, esse processo pode apresentar um pouco mais de burocracia, o que representa uma desvantagem. Outro ponto é que há a possibilidade de ter que pagar algumas taxas. 

No entanto, esse tipo de boleto bancário conta com vantagens importantes, como:

  • Reduz a inadimplência;
  • Diminui os casos de fraudes;
  • Otimiza a cobrança de protestos;
  • Evita pagamentos duplos;
  • Oferece a possibilidade de cancelar os boletos não pagos;
  • Valoriza a segurança;
  • Facilita a quitação dos boletos, já que eles podem ser pagos em qualquer banco, mesmo após o vencimento.  

tipos de espécies de boleto

Quem pode emitir boletos registrados?

Agora eu você já conheceu todos os tipos de espécies de boletos e entendeu a obrigatoriedade dos boletos registrados, pode estar se perguntado se sua empresa está preparada para emiti-los.

A resposta é que, qualquer companhia, não importa o seu tamanho, está apta para emitir esses documentos. 

Nesse contexto, contar com soluções inteligentes pode otimizar o seu negócio e alavancar as suas vendas. Adotar uma plataforma de automação de processos de pagamentos online é uma delas.

Para isso, você tem a iugu, uma empresa especializada do setor de pagamentos que apresenta o melhor custo-benefício do mercado e que conta um índice de satisfação entre seus clientes de 98%. 

Com a iugu, tanto o seu processo de emissão de boletos registrados como as demais operações financeiras de sua empresa podem ser aperfeiçoados. 

Quer saber como? Conheça nossa solução de emissão de boletos registrados e fale com os nossos especialistas.

boleto registrado iugu

 

 

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu