tecnologia financeira

Tecnologia financeira: por que contar com ela é importante para um negócio?

Apesar da transformação digital e da disrupção serem as palavras de ordem do mundo dos negócios do século XXI, alguns gestores ainda resistem em abraçar estratégias desse gênero, como adotar a tecnologia financeira em suas empresas. Isso acontece, geralmente, devido a duas razões:

  • pelo fato de algumas iniciativas de inovação não terem apresentado os resultados desejados no passado;
  • pelo receio de terem que investir muito.

Se identifica com um desses motivos? Pois, então, é melhor pensar duas vezes. Afinal, os empreendedores que dormirem no ponto podem não conseguir conquistar seu lugar no sol devido ao mindset diferente da concorrência. Basta observamos pesquisa da McKinsey & Company.

De acordo com dados revelados por esse levantamento,  mais de 80% dos executivos afirmaram que a inovação é importante para sua estratégia de crescimento. Diante dessa porcentagem elevada, é possível concluir que é preciso, pelo menos, prestar atenção a essa questão, certo?

tecnologia no setor financeiro

Crédito: Heflo 

Para entender melhor sobre o assunto, compreender a importância de utilizar a tecnologia financeira em sua empresa e conhecer suas vantagens, basta ler este post até o fim. Boa leitura!

Afinal, por que uma empresa deve priorizar a tecnologia financeira?

Priorizar a tecnologia financeira em uma organização é importante porque a gestão dos processos financeiros de um negócio é uma das tarefas mais complexas dentro de uma empresa, pois engloba o funcionamento de controle do fluxo de caixa, planejamentos orçamentários, gestão tributária, entre outras.

Desse modo, a companhia que não simplificar esses processos pode sobrecarregar seus funcionários que, cansados de executar tarefas repetitivas e burocráticas, podem cometer erros e prejudicar o andamento de seu negócio.

A boa notícia é que esse cenário pode ser revertido quando uma empresa adota um sistema de tecnologia no setor financeiro, pois ele, ao automatizar essas tarefas, diminui para quase zero o índice de erros e melhora a produtividade de seu time, que fica mais motivado e pode se dedicar a outras tarefas.

Além disso, a tecnologia financeira também eleva a experiência de seus clientes, pois promove a segurança de seus pagamentos.

Com segurança não se brinca, ainda mais quando falamos em transações financeiras, certo? Sendo assim, cientes disso, seus consumidores depositarão mais confiança em sua empresa,  o que, por sua vez, impulsionará sua credibilidade e melhorará a reputação de sua companhia perante o mercado. Percebe o efeito bolo de neve aqui?

Vantagens que a tecnologia financeira pode proporcionar para o seu negócio

Além dos benefícios já levantados nos parágrafos anteriores, há outras vantagens relevantes que a tecnologia no setor financeiro pode proporcionar para sua organização. Confira-as, a seguir.

1. Concentra as informações em um só lugar 

Por meio de uma ferramenta tecnológica, é possível concentrar todos os dados financeiros em só lugar.

Além de promover a facilidade da gestão, um recurso desse gênero, por automatizar os processos, permite que as tarefas do dia a dia sejam executadas sem erros, com simplicidade e agilidade.

2. Permite o acompanhamento em tempo real 

Fundamental para controlar as entradas e saídas de seu caixa, a tecnologia financeira também permite o acompanhamento em tempo real de todas as transações financeiras. Trata-se de uma estratégia essencial para verificar se há dinheiro suficiente para o pagamento de contas, por exemplo. 

Caso não haja, o gestor ficará a par dessa situação de modo rápido. Logo, conseguirá, de forma dinâmica, solicitar empréstimos ou ,então, mudar a tática de vendas para melhorar a conversão. 

3. Promove tomadas de decisão mais assertivas 

A gestão financeira de um negócio exige concentração e dedicação. No entanto, ela não precisa ser demorada. Ao contar com um processo manual, é bem provável que o gestor e seu time tenham que se debruçar horas a fios em planilhas para identificar problemas no setor e, assim, conseguir pensar em soluções efetivas para corrigi-los. 

O mesmo já não ocorre quando o empresário conta com um processo automatizado. Isso porque essa análise e identificação de problema acontecem de modo mais acelerado. 

Sendo assim, a tomada de decisão, além de mais rápida, se torna mais assertiva. Afinal, infelizmente, nem sempre o tempo está do lado do empreendedor. Desse modo, o gestor que se focar nessa questão tem mais probabilidade de ter sucesso do que um que não der atenção a ela.

tecnologia financeira

Crédito: Unsplash 

Como adotar a tecnologia financeira em seu negócio?

O mercado brasileiro apresenta excelentes ferramentas que podem melhorar a sua gestão financeira, como é o caso da iugu, uma plataforma de pagamentos online que, além de valorizar a experiência do cliente, também está apta para:

  • simplificar seus processos financeiros, 
  • aumentar a produtividade de seu time,
  • reduzir erros de cálculos;
  • e, logo, impulsionar suas vendas!

Com mais de 7 anos de mercado, a iugu traz a expertise e tecnologia necessárias para descomplicar os seus processos financeiros de ponta  ponta.

Além disso, a companhia está preparada para entender o seu negócio a fundo e oferecer uma solução personalizada para suas operações financeiras e pagamentos. 

Que tal conversar com um dos experts da iugu? O bate-papo será sem compromisso algum! Para isso, basta clicar aqui!

Crédito foto de capa: Freepik 

 

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.