Como usar corretamente as técnicas de SEO e melhorar sua loja online

Escrito em 20 de Julho de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Quem trabalha com vendas online sabe que é importante garantir que sua loja seja encontrada pelo seu público-alvo. Uma das formas mais eficientes de aumentar a visibilidade da loja é com o investimento em técnicas de SEO. Essas práticas auxiliam o negócio a ficar mais visível na internet e, assim, ter mais receita.

Em outras palavras, as técnicas de SEO auxiliam um negócio a ficar mais visível para o usuário em páginas de busca. Dessa maneira, a empresa pode reduzir o investimento em impulsionamento pago e outras técnicas de marketing.

Quer saber mais sobre o tema e quais práticas utilizar no seu site? Confira em nosso post!

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca (em uma tradução livre). O termo se refere a um conjunto de práticas que podem ser adotadas por um site para aumentar seu nível de ranqueamento organicamente. Tais estratégias funcionam como pequenas otimizações, que ampliam a visibilidade do site na web.

Em outras palavras, as técnicas de SEO são abordagens que podem ser utilizadas na criação de páginas web ou de e-commerce para melhorar seu posicionamento em sites de pesquisa. Com elas, a empresa reduz o gasto com técnicas de marketing, como o Google Ads. Afinal, o custo necessário para atingir o consumidor será bem menor.

Qual é a importância do SEO para lojas online?

As técnicas de SEO ganharam muita popularidade na última década quando blogs e sites de notícia começaram a se profissionalizar. Em busca de mais alcance, essas páginas incorporaram novas formas de estruturar seu código-fonte e, com isso, ter um melhor ranqueamento. Dos títulos de textos ao tipo de tecnologia empregada, várias características passaram a ser pensadas para otimizar o funcionamento da página e a sua habilidade de ficar visível para mecanismos de busca.

No caso das estratégias de vendas online, investir na aplicação de técnicas de SEO pode ser uma ótima alternativa para a empresa aumentar a lucratividade do seu e-commerce. Essa prática traz para a página de vendas os mesmos impactos que foram identificados em outros sites, como aumento de visitas e redução de gastos com marketing. Ao mesmo tempo, facilita a liberação de recursos para outros setores estratégicos.

Que técnicas de SEO podem ser utilizadas pela sua loja de e-commerce?

A adoção de técnicas de SEO pode se dar por vários caminhos. Cada prática auxilia o negócio a ter um alcance mais amplo e disseminado ao otimizar diferentes aspectos do site. Confira alguns a seguir!

Evite ter links quebrados

Um dos pontos básicos para melhorar o ranqueamento da página é corrigir links quebrados. Essa prática melhora o nível de links que referenciam corretamente as páginas da sua loja online. Desse modo, o buscador reconhecerá o site como uma página mais popular.

Portanto, sempre faça avaliações se eles estão presentes nas suas páginas de vendas. Além de aumentar a visibilidade, isso também melhora a usabilidade. Os usuários dificilmente cairão em uma página que não existe mais.

Fique atento ao domínio

A escolha do domínio é um ponto crítico na criação de qualquer página web. Ela deve ser feita considerando o perfil da loja e seu público-alvo. Além disso, precisa estar alinhada com as estratégias do negócio e ser facilmente lembrada.

A escolha da URL de cada produto também pode considerar o uso de palavras-chave para melhorar o ranqueamento. Também prefira um registro feito em território nacional. Dessa maneira, o e-commerce será mais reconhecido como um que atende ao Brasil.

Crie uma descrição das páginas

Essa é uma medida simples, mas que pode ter um grande impacto no ranqueamento do site. A descrição tem que ser objetiva, transparente e capaz de destacar as principais características do produto.

Ela também deve ser pensada com base em palavras-chave que consigam atrair o público-alvo e, ao mesmo tempo, tornar o trabalho do buscador em categorizar o produto mais fácil. Portanto, sempre pense nesses detalhes ao estruturar a página de descrição do produto. Isso não só ajuda na tomada de decisão, mas também no SEO da página.

Categorize os seus produtos

A categorização tem um papel que vai além de facilitar a navegação na página web. Ela também melhora a atração do tráfego orgânico. Afinal de contas, os buscadores conseguirão identificar o que a loja vende facilmente.

Portanto, faça uma boa lista de categorias, que seja capaz de representar da melhor maneira possível seus produtos. Desse modo, as chances de vendas ocorrerem serão muito altas sempre.

Aplique alt tag nas imagens

A alt tag é uma pequena descrição das imagens. Com ela, softwares de acessibilidade, por exemplo, podem identificar o tipo de conteúdo exibido. Além disso, robôs de buscadores conseguem identificar melhor o conteúdo e disponibilizar produtos da sua loja em páginas de busca por texto e imagens.

Por isso, sempre faça uma alt tag alinhada com o produto. Descreva seu título, a cor e outros detalhes importantes. Assim, as pessoas saberão do seu site mesmo quando procuram imagens de algo.

Como o SEO impacta na experiência de uso do site?

O SEO pode ser visto como uma estratégia que vai além da simples possibilidade de colocar o site mais bem ranqueado nos buscadores. Essa prática também auxilia o negócio a aumentar a usabilidade das suas páginas web. Afinal de contas, a otimização de tais detalhes leva o e-commerce da empresa a ser mais estável, eficiente e de uso fácil.

Podemos citar, como exemplo, a categorização dos produtos. Essa prática facilita a busca por mercadorias e a avaliação do que pode ser interessante. Ou seja, o cliente demora menos tempo para encontrar o que precisa e fechar a venda.

Já a aplicação de alt tag torna os produtos mais fáceis de serem comprados até mesmo por pessoas cegas. Os softwares de leitura conseguirão identificar as características básicas dos produtos e repassar cada uma para o visitante. Desse modo, o nível de satisfação será alto até mesmo em cenários desafiadores.

Por fim, a usabilidade geral do site é otimizada quando se investe em estratégias de SEO. Essa fator será crucial, a médio e longo prazos, para gerar novas receitas. Afinal de contas, a usabilidade, quando reforçada, melhora a experiência de uso e aumenta as taxas de conversão.

Portanto, a empresa deve sempre investir em técnicas de SEO, pois isso tornará o site mais eficiente, acessível e visível para o público-alvo do negócio. Como consequência, a companhia poderá destacar-se na web e atrair mais vendas.

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre este e outros temas? Então siga a gente no YouTube, no Instagram, no LinkedIn, no Facebook e no Twitter!

Posts relacionados