O que é storytelling e como usá-lo para captação de clientes na TI
Escrito em 17 de Maio de 2020 por Redação iugu
Atualizado em 22 de Novembro de 2024
Durante conferência privada da Amazon, o presidente da empresa, Jeff Bezos, entrou no palco vestindo um terno robótico, chamando a atenção de todos e virando assunto da imprensa internacional e das redes sociais. Bezos pode ser citado como um dos CEOs atuais que sabe o que é storytelling e como usar esse recurso para vender suas ideias.
Contar histórias é uma ferramenta que traz excelentes resultados para a aquisição de novos clientes e até fãs da marca. Isso vale também para organizações do setor de tecnologia, que usam recursos como esse para se manterem sob os holofotes.
Quer saber mais sobre o storytelling e como usá-lo para captar clientes no nicho de TI? Então, continue a leitura!
O que é storytelling?
Podemos definir storytelling como a arte de comunicar uma ideia com o uso de recursos linguísticos e visuais, por meio de uma narrativa envolvente com começo, meio e fim.
Por que esse recurso é tão importante? A resposta está no cérebro humano, que tem mais facilidade para reter histórias, que tenham uma evolução e um contexto, do que dados soltos. Uma boa história é capaz de humanizar e aumentar a proximidade com as pessoas.
Como o storytelling atua na atração de novos clientes?
Uma boa história ativa partes do cérebro que, com a ajuda da imaginação, levam o cliente para dentro daquela experiência. Esse processo estimula a liberação de dopamina, facilitando a associação e as lembranças.
Além disso, quando a narrativa é bem construída, ela inspira e motiva o ouvinte a agir. Isso significa que, ao acoplar uma boa história sobre o seu produto, seu consumidor em potencial tem uma propensão muito maior de comprar com você.
Qual a importância do storytelling para o negócio?
O storytelling pode ser usado como uma ferramenta poderosa de marketing. Isso porque, quando a história é bem construída, ela é capaz de chamar a atenção do público e despertar sentimentos positivos que estimulam os clientes a adquirirem seus produtos ou serviços.
Entenda como o storytelling atua no público.
Conecta pessoas
Uma boa história desperta a empatia, elemento essencial para que os clientes se identifiquem e estabeleçam uma conexão com a sua empresa. Além de fazer com que essas pessoas fiquem mais propensas a comprar com você, elas provavelmente passarão a ser clientes fiéis se houver qualidade no serviço e no atendimento, pois já estabeleceram uma certa ligação emocional.
Gera engajamento
As histórias despertam emoções no público, e são praticamente um convite para que ele participe e relate suas experiências. Isso traz um engajamento muito maior. Pode perceber que empresas que trabalham com esses recursos têm um número maior de curtidas e comentários nas redes sociais, aumentando a sua relevância e a capacidade de atrair ainda mais pessoas.
Como usar o storytelling nos negócios?
Conhecendo um pouco mais sobre o storytelling e como ele impacta o seu público, conduzindo-o para que ele passe a integrar a sua base de clientes, fica fácil entender por que tantos empreendedores estão usando esse recurso, assim como Bezos fez na conferência da Amazon.
Para ajudar você a também aplicar o storytelling, reuni algumas sugestões de uso dessa estratégia para a sua empresa.
Organize apresentações de projetos
Apenas mostrar a sua solução e informações técnicas certamente vai deixar as pessoas entediadas. Conte todo o processo por trás da criação e procure links com histórias que sejam comuns às outras pessoas para despertar a empatia.
Incluir esses elementos de storytelling na apresentação provoca o envolvimento do público e aumenta a possibilidade de que as pessoas comprem o que você está lançando ou falem disso para seus amigos.
Gere identificação
Somos indivíduos totalmente diferentes ― temos preferências e aspirações distintas. Mas, os sentimentos unem todos os humanos, pois todos nós já sentimos tristeza, dor, alegria, esperança e medo em algum momento da vida.
Em seu uso do storytelling, sempre busque estimular emoções em comum com o cliente. Isso vai despertar a identificação e fazer com que seu consumidor em potencial estabeleça uma conexão mais forte com a sua marca.
Destaque um problema para o qual você traga a solução
Os profissionais de TI enfrentam problemas constantes, que vão desde questões técnicas até dificuldades para lidar com as exigências dos clientes.
Quais problemas a sua solução realmente resolve? Foque nos problemas que as equipes de tecnologia normalmente enfrentam e mostre como a sua solução pode resolver essas dificuldades.
Ao mostrar todos esses benefícios, o cliente entenderá que realmente precisa do seu produto e certamente fará a compra em algum momento.
Integre como estratégia em um pitch de elevador
O pitch de elevador é um discurso rápido e bem estruturado, capaz de “vender o seu peixe”. Incluir técnicas de storytelling nessa abordagem ajuda a envolver o interlocutor e despertar seus sentimentos durante a história, abrindo portas para que ele aceite a sua abordagem e argumentos.
Mas lembre-se de que uma das principais características do pitch de elevador é a objetividade. Construa uma história, mas que seja concisa e, ao mesmo tempo, envolvente.
Como usar a criatividade no storytelling?
Como citei um pouco acima, as histórias não precisam ser contadas apenas verbalmente. Existem diversos elementos que podem ser aplicados para tornar a sua narrativa mais interessante e engajadora. Você pode usar recursos sensoriais, música, imagens, vídeos ― tudo isso vale para contar uma boa história e envolver seus futuros compradores.
Provavelmente, você já encontrou uma boa história contada nas redes sociais, que atraiu muito engajamento e colocou a marca em destaque, por meio de recursos interativos. Esse é um bom exemplo do uso criativo do storytelling.
Usar esse diferencial vai ajudar muito na prospecção de novos clientes e pode aumentar significativamente o faturamento da sua empresa.
Neste post, expliquei o que é storytelling, como ele pode ajudar a sua empresa e atrair clientes da área de tecnologia. Mesmo que essas pessoas trabalhem com recursos mais objetivos, uma boa história é capaz de atraí-las e ser convertida em situações favoráveis.
E você, gostou deste conteúdo? Acha que ele pode ser útil e quer receber mais informações como essa? Aproveite então para assinar a newsletter da iugu. Me comprometo a enviar emails avisando sobre novas publicações, sempre com temas que podem impulsionar seu negócio!
Escrito em 17 de Maio de 2020 por
Redação iugu