Whatsapp Fechar

Quais as melhores soluções de pagamento para imobiliárias?

Escrito em 09 de Maio de 2024 por Lidiane Oliveira

Conhecer soluções de pagamento para imobiliárias é uma alternativa imprescindível para gerenciar os altos volumes de operações realizadas, incluindo a gestão de boletos, o repasse de comissões e demais movimentações com clientes e parceiros. 

Em um mundo digitalizado como o nosso, não considerar um sistema de pagamento online para centralizar e automatizar as operações pode significar um retrocesso expressivo em relação à concorrência. 

Em um mercado aquecido como o imobiliário, encontrar caminhos para gerenciar operações financeiras com mais eficiência representa uma economia significativa de tempo — uma vez que a equipe pode se dedicar a operações mais estratégicas — e dinheiro — afinal, o aumento da produtividade impacta diretamente os resultados do negócio. 

Quer entender como otimizar a gestão imobiliária com a ajuda de boas soluções de pagamento? Então, continue a leitura! 

O que são soluções de pagamento para imobiliárias?

Soluções de pagamento para imobiliárias são recursos implementados com o objetivo de simplificar a gestão financeira para imobiliárias, tornando o registro, o acompanhamento e a conclusão das operações mais efetivo e prático. 
Vale destacar, também, que as soluções de pagamento são vias de mão dupla: ao mesmo tempo em que trazem dinamismo para a gestão interna, tornam a experiência do cliente mais fluida, personalizada e completa.

Exemplos de produtos disponíveis em soluções de pagamento para imobiliárias 

Veja alguns exemplos de produtos disponíveis em soluções de pagamento para imobiliárias e entenda como contribuem para uma gestão financeira mais efetiva. 

Split de pagamentos para imobiliárias

O split de pagamentos é uma ferramenta usada para facilitar a segmentação do pagamento entre múltiplos recebedores. No segmento imobiliário, é especialmente útil para o repasse de comissões a representantes de vendas, envio de valores aos proprietários dos imóveis e a divisão de valores entre múltiplas filiais da empresa. 

Gestão de cobrança recorrente para imobiliárias

Realizar cobranças mensais de centenas de aluguéis e taxas via boleto (e demais meios de pagamento online, como cartões de crédito) pode ser desgastante e deixar o time sobrecarregado. 
Com uma solução de gestão de cobrança recorrente para imobiliárias, é possível automatizar todo o processo, desde a emissão até o envio dos boletos e a validação das operações de pagamento.

Como uma solução de pagamento para imobiliárias otimiza a gestão financeira?

Uma solução de pagamento para imobiliárias otimiza a gestão financeira na medida em que contribui para: 

  • reduzir o trabalho manual e repetitivo, como a gestão mensal de boletos e operações de recebimento e cobrança;
  • diminuir os índices de inadimplência, com ferramentas como a régua de cobranças, que permite automatizar o envio de mensagens de lembrete de prazos e datas de vencimento;
  • simplificar o repasse de valores aos proprietários dos imóveis e comissionamentos a agentes imobiliários — processo que pode ser feito com o split de pagamentos, apresentado anteriormente;
  • viabilizar a gestão de múltiplos meios de pagamento, uma vez, que, com uma plataforma de gestão financeira para imobiliárias, é possível acompanhar movimentações via Pix, boleto e cartão de crédito de forma integrada e automatizada;
  • permitir a antecipação de recebíveis, facilitando o fluxo de caixa e permitindo o acesso a valores que, em outro cenário, demorariam para estar disponíveis. 

Como a iugu apoia o crescimento de imobiliárias?

O sistema de cobrança para imobiliárias da iugu oferece múltiplos produtos com foco na simplificação das operações financeiras cotidianas. 

Com os recursos, a gestão de cobranças é automatizada e o acompanhamento das movimentações é centralizado. 

Veja alguns exemplos de ferramentas que  ajudam a solucionar os principais desafios do gerenciamento financeiro em imobiliárias.

1. Gestão e automatização de cobranças

Na iugu, as cobranças recorrentes via planos ou assinaturas são automatizadas por meio da iugu Recorrência, que viabiliza a conciliação completa dos recebimentos, incluindo: 

  • automatização do processo de recorrência em múltiplos meios de pagamento (Pix, boleto, cartão de crédito);
  • acompanhamento do ciclo de cobrança na periodicidade determinada (semanal ou mensal, por exemplo);
  • gerenciamento da régua de comunicação, com mensagens de alerta sobre datas de vencimentos e prazos;
  • configuração de multas e juros por atraso. 

2. iugu Split

A ferramenta de split de pagamentos facilita a distribuição de valores entre as partes envolvidas nos processos e operações, incluindo vendedores comissionados e proprietários. 

Com o iugu Split, a fatura gerada automaticamente vai direto para o cliente (ou clientes, quando há mais de um dono para cada imóvel) ou corretor e o pagamento é feito de forma ágil.

3. Múltiplos meios de pagamento

Por meio da iugu, as faturas geradas podem ser pagas usando diversos meios de pagamento, como Pix, boleto ou cartão de crédito, cuja gestão é feita em uma só plataforma. 

4. Antecipação de recebíveis

Na iugu, a antecipação de recebíveis acontece por valor — o que significa que a imobiliária pode antecipar um montante correspondente a um determinado número de parcelas da transação (equivalente ao pagamento de taxas, por exemplo). 

Assim, fica mais fácil gerenciar o fluxo de caixa e assegurar que haja capital de giro disponível para a empresa em médio prazo. 

5. API facilmente integrável

A API da iugu é completa e facilmente integrável aos sistemas já usados na imobiliária, como CRM e ERP. 

Dessa forma, assegura o suporte à automação dos pagamentos com conciliação com os bancos, viabilizando a geração de arquivos e remessas para envio às instituições. 

Inspire-se com o case da Ucondo: tecnologia para redução de custos operacionais! 

O uCondo é um sistema de gestão de condomínios que simplifica processos entregando economia e comodidade por meio de uma plataforma. Seu maior desafio era gerenciar um elevado volume de transações de boletos por mês — o que se mostrava praticamente impossível sem a ajuda da automatização. 

Com a iugu, a uCondo conseguiu alcançar seu objetivo, gerando uma economia de 50% na emissão de boletos para as administradoras de condomínio em relação aos bancos tradicionais. Além disso, reduziu seus custos operacionais e disparou à frente da concorrência. 

Dê o play no vídeo abaixo e conheça mais detalhes sobre o case de sucesso da uCondo








 

Posts relacionados

 Pessoa realizando um Pix no e-commerce.