Retentativa de cobrança: saiba como ela pode ajudar o seu negócio
Escrito em 13 de Maio de 2022 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 21 de Novembro de 2024
Em algum momento, os clientes do seu negócio já passaram por uma situação bastante comum durante as compras com cartão de crédito: "pagamento não autorizado". Ela acontece por diferentes razões, mas pode levar ao abandono ou cancelamento de uma venda, o que gera prejuízos. Por esse motivo, a retentativa de cobrança pode ser uma forma de contornar o problema.
Com a mudança do comportamento dos consumidores e o aumento de compras em e-commerce, é essencial que a loja virtual do seu negócio esteja preparada e ofereça diferentes soluções de pagamento.
Para te ajudar a entender mais sobre o que é a retentativa de cobrança e como ela pode aumentar as vendas da sua empresa, preparamos um post com algumas informações e dicas. Continue com a gente!
Sem tempo para ler? Que tal dar um play?
Afinal, o que é a retentativa de cobrança?
O pagamento é a etapa mais importante em uma compra. Isso porque ele envolve vários fatores, como dados sensíveis, informações bancárias e a própria experiência dos consumidores. Portanto, é fundamental que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Mas, por diferentes motivos, nem sempre o pagamento acontece:
- Falha na conexão em servidores;
- Falta de limite do cartão do cliente;
- Informações inseridas de forma incorreta, como o CVV ou data de vencimento do cartão;
- Entre outros.
Estes são alguns dos problemas comuns que acontecem em uma tentativa de compra com cartão de crédito.
E é nesse momento que as chances de desistência e abandono de carrinho aumentam. Por isso, contar com a retentativa de cobrança pode evitar que esses problemas comprometam o volume de vendas da sua loja, já que ela permite a recuperação de cobranças que não foram autorizadas.
Todo o processo ocorre de forma invisível, resultando em mais comodidade e praticidade para o seu cliente. Isso porque ele não precisará preencher dados novamente e só será notificado quando a compra for aprovada, o que ajuda a melhorar as taxas de conversão.
Como funciona a retentativa de cobrança?
A retentativa de cobrança depende de um fluxo de troca de informações entre a loja virtual, os bancos, as bandeiras de cartão e as redes de adquirência, que são as empresas responsáveis por fazer a conexão entre todas essas pontas.
Quando o pagamento é recusado, o gateway de pagamento é notificado e pode realizar outra tentativa de aprovação de pagamento, sempre de forma automática.
Ao contar com uma plataforma de gestão financeira integrada com diferentes adquirentes, é possível realizar tentativas de cobrança em mais de uma adquirente. Assim, a aprovação dos pagamentos ocorre de forma mais rápida, possibilitando um processo de compra confortável para os consumidores do seu negócio.
Conheça as principais vantagens de contar com a retentativa no seu negócio
Como vimos logo no início, a retentativa de cobrança é uma importante aliada na hora de aumentar a taxa de conversão de um e-commerce. Mas quais são as outras vantagens de contar com essa função? Respondemos essa pergunta logo abaixo. Veja só.
1. Redução da inadimplência
Em pagamentos por assinatura, a retentativa de cobrança ajuda a diminuir a inadimplência dos clientes. Dessa forma, é possível evitar problemas com o fluxo de caixa e ter mais controle financeiro no seu negócio.
2. Fidelização de clientes
Oferecer soluções de pagamento que proporcionam mais agilidade faz a diferença na experiência do cliente. Com um processo de compra positivo, as chances de fidelização aumentam muito mais.
3. Análises mais eficientes
Para as empresas, a integração com diferentes adquirentes que possibilitam a retentativa de cobrança garante análises de pagamento muito mais eficientes, reduzindo o tempo de processamento de compras.
iugu: soluções financeiras que transformam o seu negócio
Você sabia que a retentativa de cobrança da iugu é totalmente personalizável?
Na nossa régua de cobrança, nossos clientes conseguem escolher quantas vezes querem fazer a retentativa. Ou seja, pode ser 1 tentativa por dia; 1 vez a cada 2 dias ou a cada 5 dias, dentro do período de 30 dias.
Para quem utiliza a cobrança recorrente, a retentativa é uma funcionalidade essencial na manutenção da boa saúde do caixa.
Isso porque, como expliquei acima, algumas compras podem ser rejeitadas por falta de limite ou por algum problema no cartão - o que pode ser resolvido, facilmente, em um ou dois dias.
Dessa forma, sua empresa não perde a venda e o seu cliente também não se frustra ao ter a compra recusada em sua loja virtual. Gostou de saber como realizar uma cobrança eficaz a partir da retentiva de cobrança? Então, que tal conhecer outras práticas que ajudam a melhorar a gestão financeira do seu negócio?
Agora, saiba mais sobre a antecipação de recebíveis e conheça todas as vantagens de contar com essa operação!
Escrito em 13 de Maio de 2022 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.