Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Basta dar o play!
A inadimplência é um dos principais desafios quando falamos em gestão financeira de escolas. Criar estratégias para prevenir, ou até mesmo recuperar os inadimplentes, é uma preocupação constante para os administradores. Uma alternativa para o desafio é o modelo de recorrência para escolas.
Neste texto vamos entender como essa estratégia de automatização de pagamentos pode melhorar seu relacionamento com os alunos e responsáveis e, de quebra, reduzir custos e inadimplência.
A inadimplência escolar é um problema que atinge 87% das instituições de ensino no Brasil, sendo um dos principais fatores de fechamento.
Isso acontece porque todas as empresas, inclusive as escolas, precisam de recursos para manter suas atividades e seu nível de qualidade.
Para as escolas, esses recursos vêm principalmente das mensalidades cobradas dos alunos, o que faz com planejem o seu financeiro se baseie no valor dessas entradas.
Um aluno inadimplente prejudica tanto o seu planejamento financeiro quanto o próprio relacionamento aluno-escola e, dependendo da forma como a cobrança é feita nesses casos, pode afetar também a taxa de rematrícula.
Veja, entre outros, quais são os principais motivos que tornam os alunos inadimplentes:
Apesar de não ter controle sobre todos os motivos pelos quais os alunos se tornam inadimplentes, as falhas na gestão ou mesmo a burocracia no pagamento também são motivos de inadimplência e podem ser resolvidos por ajustes internos da própria escola.
Grande parte das instituições de ensino, até mesmo escolas de idiomas, informática, música, entre outras, ainda utilizam o modelo de cobrança tradicional, ou seja, enviam um ou vários boletos ou carnês para que o aluno planeje o pagamento ao longo do ano.
O problema é que, para emitir os boletos, dependendo do número de alunos, gasta-se muito tempo e dinheiro, que poderiam estar empregados em outras funções administrativas.
Além disso, após todo esse trabalho burocrático e manual de emissão de boletos, os alunos ou pais de alunos podem simplesmente se esquecer de fazer o pagamento até o vencimento, gerando um retrabalho para o seu financeiro (cobrar, emitir segunda via, calcular multas, e por aí vai…).
Num mundo tão dinâmico e tecnológico que vivemos, utilizar a tecnologia a nosso favor já não é mais um diferencial, mas sim essencial para manter a produtividade, minimizar custos e agilizar processos.
Pensando nisso, a recorrência para escolas pode ser exatamente a facilidade que você buscava para prevenir a inadimplência, melhorar seu relacionamento com os alunos e conquistar novos!
Entenda mais sobre o que é recorrência e suas vantagens.
A cobrança recorrente não é novidade, provavelmente você já realiza pagamentos através dessa modalidade em sua academia, ou mesmo nos pacotes de streaming que você assina, como o Netflix.
Para escolas, se você vai receber de seus alunos todos os meses, já sabe qual será o valor e qual o dia de vencimento desse pagamento, essa já é caracterizada como uma cobrança recorrente.
Sabendo disso, você pode automatizar o processo de cobrança, tornando-o mais ágil, assertivo e mais barato.
O pagamento recorrente automatizado tira quase todo o trabalho de cobrança da sua equipe financeira, e a economia de tempo permite que a escola consiga dar mais atenção ao seu core business que é a educação.
Veja quais são as maiores vantagens:
Uma vez que você possui cobranças recorrentes automatizadas, você reduz a chance de erro humano na hora do envio das cobranças aos alunos, como valores incorretos, minimizando a chance de inadimplência.
Se você optar pela cobrança por cartão de crédito, você tem a vantagem da certeza do recebimento e o aluno tem a vantagem de não ser cobrado integralmente, pois na recorrência só é debitado de seu cartão o valor da mensalidade.
Além de ser melhor para os pais e alunos que conseguem ter maior organização no momento de fazer os pagamentos, a sua escola também terá maior controle da sua gestão financeira, uma vez que é preciso ter uma plataforma para adotar essa modalidade de cobrança e essa plataforma irá oferecer um painel completo de gestão.
Automatizar o processo de cobrança exigirá menos tempo e mão de obra da sua equipe financeira, que poderá focar em outras questões.
Ter alunos inadimplentes pode comprometer o relacionamento e até mesmo a sua taxa de rematrículas.
Quando o pagamento é automatizado, seja no cartão de crédito, boleto ou Pix, os pais se sentem mais confortáveis com relação ao pagamento livre de burocracias, assim como a escola evita a situação embaraçosa de cobrança ativa, na maioria dos casos.
Sabendo de todas essas vantagens, veja agora como funciona a recorrência para escolas através de uma plataforma de automação.
Ao utilizar plataformas como a iugu para automatizar o seu processo de cobrança recorrente, você pode receber pagamentos recorrentes via Boleto, Cartão de Crédito e Pix.
Por meio do painel ou integração da base via API da iugu você realiza facilmente todos os processos de cadastro de clientes. Com possibilidades de personalização da régua de comunicação, formas de pagamento disponíveis e ciclos de cobrança semanal, mensal ou anual.
Veja outras vantagens da nossa plataforma:
Através da nossa plataforma você acompanha de perto a performance financeira do seu negócio, por meio dos status das cobranças recorrentes como saldo em conta, pagamentos realizados, pendentes e cancelados.
Ainda com dúvidas sobre a recorrência para escolas e o quanto elas podem ser benéficas para sua escola e para os pais e alunos? Acesse nosso Guia Completo sobre Cobranças Recorrentes e conheça nossos serviços!