Integração da plataforma de e-commerce com infraestruturas de pagamentos

Para quem deseja abrir o seu e-commerce, uma das tarefas mais importantes é definir quais os meios de pagamento serão disponibilizados na loja virtual. Esta definição pode ser fator decisivo para a conversão de uma compra, pois, caso você não possua a forma de pagamento desejada pelo seu cliente, ele poderá desistir de finalizar a compra.

As infraestruturas de pagamentos são as ferramentas utilizadas para que os pagamentos, tanto de uma compra presencial como o de uma compra realizada na internet, possam ser concretizados.

Alguns meios de pagamento necessitam ser habilitados e, para promover esta habilitação, é necessário optar por algum serviço de integração que possibilitará que sua plataforma realize a integração, seja através de ferramentas ou diretamente com as instituições, a fim de habilitar o meio de pagamento escolhido.

Por isso, é importante que você entenda quais são as necessidades de seu e-commerce, entendendo primeiramente as necessidades de seus clientes e da sua persona para só então definir quais serão as melhores alternativas para o seu negócio.

Atualmente, devido ao crescimento do e-commerce, encontramos diversas opções de meios de pagamento disponíveis. Cada uma com suas particularidades, visando atender, tanto às necessidades dos lojistas como de seus clientes. Mas qual a importância da integração da plataforma de e-commerce com infraestruturas de pagamentos?

As infraestruturas de pagamento são sistemas bastante interessantes para o vendedor. Elas simplificam a conexão entre as lojas virtuais com as instituições financeiras e proporcionam a oportunidade de fazer a própria gestão de risco e de finanças.

Esses dispositivos são capazes de automatizar toda a sequência de finalização de pagamentos. Com eles, é possível gerar boletos, enviar e-mails de confirmação, entre outras funções. Inclusive, alguns oferecem painéis e relatórios gerenciais. Isso facilita bastante a configuração dos meios de pagamento.

Há também serviços mais avançados, como compra em 1 clique, pagamento com dois cartões, conciliação financeira, cobrança recorrente, entre outros. A integração é muito simples e pode ser feita com qualquer outro sistema e operadoras de banco.

Além disso, todo dono de e-commerce sabe que a Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas, os grandes descontos são os mais procurados e desejados. 

Portanto, para quem quer vender como nunca usando o e-commerce na Black Friday, uma das ações mais importantes é integrar as formas de pagamento a oferecer para os consumidores que desejam comprar seus produtos com a plataforma de e-commerce da loja virtual. 

A definição do meio de pagamento a ser integrado pode ser uma fator importantíssimo para converter pessoas no seu e-commerce.

Ter a forma de pagamento desejada pelo seu cliente pode fidelizá-lo e aumentar a boa reputação da sua loja virtual, fazendo você vender muito mais durante o dia da Black Friday e no restante do ano! Geralmente, quanto mais modalidades de pagamento você oferece, mais chances têm de agradar a todos os perfis de público. Com isso, consegue concretizar mais vendas.

7 livros de gestão financeiraPowered by Rock Convert
ebook como montar uma empresa de sucessoPowered by Rock Convert

Podemos dizer que os meios de pagamento são tão importantes para os e-commerces quanto o próprio catálogo de produtos, pois é por meio deles que as compras são finalizadas e o dinheiro chega até a empresa. 

Por isso, não basta decidir se você vai vender somente por cartão de crédito e boleto ou também vai oferecer pagamentos no débito e transferência bancária, é preciso ainda conferir a integração com a sua plataforma de e-commerce.

Você também precisa escolher o que vai ficar por trás dessa operação, que tipo de sistema vai escolher para fazer a ligação entre o seu e-commerce e as instituições financeiras. Essa decisão é bastante importante e pode influenciar diretamente as vendas. 

Soluções complicadas, que exigem muitas informações ou são lentas, podem levar o seu cliente direto para o concorrente. Portanto, estar em uma plataforma de e-commerce com variadas opções é o melhor caminho para garantir a satisfação do seu cliente.

A plataforma de e-commerce deve oferecer o maior número possível de infraestruturas de pagamento, além de facilitar também a implementação dessas formas de pagamento. Não importa de que forma você vai proceder em termos de processamento dos meios de pagamento, principalmente os pagamentos online como cartões e débito online. 

Uma boa plataforma de e-commerce deve oferecer recursos para utilização tanto dos meios de pagamento direto com as administradoras de cartões como também gateways de pagamento e facilitadores.

Por fim, é importante pensar que a falta de opções de pagamento na loja virtual é um dos principais fatores para o abandono de carrinhos de compra, assim como o frete alto. 

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e veja mais conteúdos deste tipo aqui!

 

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

 

planilha controle de recebimentosPowered by Rock Convert
podcast: tudo sobre meios de pagamentoPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.