Pagamentos omnichannel: Saiba tudo sobre o tema

Escrito em 31 de Julho de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você já pensou em utilizar uma estratégia de vendas que envolva o uso de meios de pagamentos omnichannel? Se o seu negócio não faz isso, é hora de se planejar e começar a investir nessa abordagem.

Ter a habilidade de lidar com múltiplos canais de vendas e relacionamentos é fundamental para qualquer empresa. Isso facilita o contato com o consumidor onde ele estiver. Ao mesmo tempo, otimiza a experiência de compra, aumentando as chances de o cliente ser fidelizado.

Levar os meios de pagamentos omnichannel para o seu dia a dia exige planejamento e cuidado. A empresa precisa estar preparada para fazer isso com segurança e qualidade. Ou seja, evitar erros é crítico para tudo dar certo.

Quer saber mais sobre o tema e como o uso de meios de pagamentos omnichannel pode trazer mais competitividade para a empresa? Então, confira o post!

O que são os pagamentos omnichannel?

Os meios de pagamentos omnichannel são utilizados para que a empresa possa iniciar uma ordem de compra em um canal e finalizá-la em outro. Ou seja, os dados de pagamento do consumidor são compartilhados entre múltiplas plataformas, criando uma experiência de compra única.

Ele poderá, por exemplo, comprar um produto no site da marca e retirá-lo em um ponto de venda cadastrado.

Por que utilizar essa estratégia?

A estratégia omnichannel deve ser vista como uma solução para empresas que buscam aumentar a flexibilidade das suas operações. Ela cria mais formas de os leads serem trabalhados. Além disso, amplia a capacidade de a marca se adaptar às demandas dos clientes (e não o contrário).

Ao utilizar os pagamentos omnichannel, a empresa ganha mais habilidade para sempre estar alinhada com o perfil do seu público-alvo. Novas oportunidades de lidar com os leads serão criadas, envolvendo possibilidades como:

  • sincronização entre os estoques da loja virtual e física;
  • criação de modelos de compras que integrem pontos de venda e páginas de e-commerce;
  • maior agilidade para trocar produtos diretamente na loja da empresa;
  • compra de itens que não estejam disponíveis na loja e a entrega por outros meios;
  • aquisição de itens online com o pagamento utilizando meios físicos.

Como consequência, a empresa terá mais destaque diante dos seus concorrentes. Afinal, se os outros negócios do setor não estiverem preparados, a marca terá a melhor experiência de consumo do ramo.

Como implementar os pagamentos omnichannel na sua empresa?

A integração dos processos e sistemas de vendas, o processamento de pagamentos e a gestão de dados de clientes demanda várias etapas. Veja, a seguir, as mais comuns e saiba como adotar os pagamentos omnichannel no seu ambiente de trabalho!

Integração operacional do e-commerce com a infraestrutura da empresa

A empresa deve integrar o seu sistema de vendas online com as outras ferramentas. O que isso quer dizer? Que toda a infraestrutura digital que gerencia as vendas online e offline precisa trabalhar lado a lado, como se fosse uma só.

Isso poderá demandar algumas adaptações no fluxo de trabalho da empresa. Os gestores precisarão validar APIs para que as trocas de dados sejam feitas sem riscos. Além disso, ajustes na estrutura jurídica da empresa podem ser feitos para evitar problemas legais — portanto, fique sempre atento!

Realização de ajustes de segurança

Os dados dos seus clientes devem ser protegidos com todo cuidado possível. A empresa precisa ajustar as suas normas internas e ferramentas de TI para evitar brechas de segurança. Assim, as chances de um problema ocorrer serão mínimas.

Por isso, não deixe de revisar normas de controle de acesso, monitoramento de dados e avaliação do comportamento do usuário. Desse modo, a sua empresa poderá integrar a infraestrutura de TI por completo, sem se expor a ataques e vazamentos.

Treinamento dos profissionais

Ter um fluxo de vendas que seja totalmente integrado mudará a rotina da empresa. Profissionais que trabalham em ambientes físicos, por exemplo, podem ter que lidar com novas aplicações. Isso demandará um treinamento robusto para evitar erros e melhorar o tempo de adaptação.

Capacite as equipes para que saibam dos impactos da nova realidade e como aproveitar os recursos existentes. Assim, você maximizará os resultados e conseguirá engajar todos os times nas novas estratégias.

Revisão das suas normas de relacionamento

Toda empresa, para se proteger e para estruturar um relacionamento mais robusto com os seus clientes, cria regras relacionadas a prazos de entrega, troca de produtos e gestão de informações. Como a adoção dos pagamentos omnichannel é uma grande mudança, o negócio deve se preparar e fazer as adaptações necessárias a essas normas.

Durante esse processo, o apoio do time de compliance será fundamental. Ele ajudará as equipes a formar regras que estejam alinhadas com a legislação local e os padrões internos da empresa. Desse modo, todos terão mais confiança para executar os procedimentos quando o fluxo de trabalho for otimizado.

Por que ter um parceiro especializado ao investir nessa estratégia?

Os maiores desafios relacionados ao investimento em estratégias de pagamentos omnichannel estão relacionados à tecnologia. A empresa deve trabalhar para que todas as ferramentas sejam unificadas corretamente. Tudo isso, sem ter problemas de segurança ou compatibilidade.

Nessas horas, o apoio de um especialista pode ser uma das melhores escolhas que o negócio pode fazer. Investir em um time de técnicos e analistas com uma boa base de conhecimento na integração de abordagens aumenta o retorno sobre o seu investimento nessa estratégia.

Afinal, tudo será pensado conforme os melhores padrões do mercado e as práticas utilizadas pelas principais marcas. A iugu, aliás, pode ser essa empresa que ajudará você a adotar a estratégia de pagamentos omnichannel.

Nosso time de especialistas e as nossas soluções são ideais para marcas que buscam essa abordagem. Assim, você poderá focar o que é importante: entregar uma experiência de compra inovadora para o seu cliente.

Uma empresa precisa estar presente onde o seu público se encontra. Os pagamentos omnichannel garantem isso, dando a flexibilidade que o negócio precisa para vender mais. Por isso, não deixe de investir nessa abordagem para a sua empresa!

Se você quer saber mais sobre como a iugu pode apoiar nessa mudança, fale com a gente!

Posts relacionados