Pagamento recorrente: como ele se aplica em clínicas odontológicas?

Escrito em 05 de Agosto de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O setor odontológico está em constante crescimento. Cada vez mais empreendedores odontológicos têm inovado em seus tratamentos, atendimentos e em suas formas de pagamento.

Tudo isso, prezando pela experiência do paciente desde o primeiro contato. 

Além da atração do cliente, muitas clínicas tem se atentado e investido em ações que fidelize esse paciente. Por isso, como estratégia é importante adotar outras formas de pagamentos.

O que é o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um modelo caracterizado por ser uma movimentação que é realizada por meio de sistemas automáticos e contínuos, conforme acordado com o cliente.

É um modelo de cobrança que é realizado periodicamente mas com data de vencimento e por um período permitido pelo cliente e só cessa quando o mesmo solicita o cancelamento.

A cobrança pode ser realizada de 3 formas: boleto registrado, cartão de crédito e débito automático. Em todos os formatos é preciso a permissão do cliente e o controle por parte de quem está cobrando, para que não haja erros e cobranças indevidas.

Esse modelo de pagamento é indicado por especialistas para serviços e tratamentos  contínuos, como: assinaturas de TV, mensalidade de escolas, assinaturas de plataformas streaming  e etc.

Pagamento recorrente em clínicas odontológicas

No caso de uma clínica odontológica, esse modelo de pagamento pode ser utilizado em planos odontológicos.

É um processo simples, você agenda uma data para a cobrança junto ao cliente, sem comprometer o limite de crédito do paciente. 

Essa cobrança pode ser feita em prestações mensais (1 vez por mês), bimestrais (a cada dois meses), entre outros períodos. Vai variar de acordo com o plano ou serviços oferecido.

Para realizar a cobrança existem plataformas de pagamento que podem apoiar este processo, já que a cobrança é feita de forma automática. O sistema é muito simples, basta inserir os dados do paciente uma vez para fazer a validação e pronto!

Quais são as vantagens?

Além da praticidade e comodidade do paciente, por ele não precisar se preocupar com o pagamento todos os meses, a recorrência apresenta outras vantagens. Veja a seguir:  

Avise seus clientes

Ao optar com uma solução de pagamento recorrente, você poderá contar com ferramentas que disparam avisos para todos os clientes que estão cadastrados na plataforma com seus contatos de e-mail. Essa ferramenta é capaz de notificar seus clientes sobre o pagamento ou a falta dele.

Esse processo é vantajoso para o negócios, pois colabora para melhores taxas de adimplência e reduz atrasos de pagamento.

Fidelização de clientes

Optar pelo modelo de recorrência é abrir mais uma oportunidade para fechar negócio com o paciente. Nesse modelo ele não fica com dúvidas quanto a valores e nem datas de pagamento. 

Além disso, ele pode optar pelo modelo que melhor lhe atende, sendo ela via boleto, débito ou crédito. Facilitar a forma de pagamento é um diferencial na hora da contratação e fidelização desse cliente.

Controle dos pagamentos

Um profissional da área da saúde, apesar de ser também um empreendedor, seu maior foco está no atendimento do paciente. 

Sua preocupação e seu maior investimento de tempo deve estar no procedimento de um clareamento dentário, em vez de ficar acompanhando ou anotando como e por onde foi feito o pagamento desse procedimento, por exemplo.

Por isso, escolher um sistema de pagamento recorrente que te entregue facilidade na hora de controlar esses pagamentos, é essencial para que se tenha mais produtividade e menos desgaste na rotina de uma clínica.

Sendo assim, na hora de escolher uma plataforma verifique se é possível montar relatórios rapidamente e exportar para fazer a verificação dos dados sobre o pagamento dos pacientes.

Redução de custos

Antes, fazer uma emissão de um boleto impresso era sinônimo de gastos. O negócio precisava desembolsar com os custos de impressão, papel e em alguns casos com as taxas de envios.

Porém, esse modelo tem sido substituído para facilitar e reduzir gastos. Com o pagamento recorrente, é possível apresentar mais opções de pagamentos que permita a economia para a clínica.

Previsão de faturamento

Para que um negócio se mantenha e tenha sucesso, é importante que tenha uma previsibilidade. 

Com um sistema de pagamento recorrente, é possível ter uma previsão de quanto vai entrar em um período determinado. 

A previsão facilita a gestão e programação do que será pago e quais serão os próximos investimentos. 

Facilite o pagamento dos seus clientes!

Neste conteúdo você conferiu apenas algumas das vantagens do pagamento recorrente. O pagamento recorrente tem se popularizado entre as clínicas odontológicas e no mercado em geral. 

Quer ganhar vantagem competitiva em relação a seus concorrentes?

Agora que você já conhece, contrate os serviços de pagamento recorrente, e alavanque seu negócio oferecendo o melhor para seus clientes. 

Aposte em uma ferramenta de pagamento que lhe ofereça as melhores soluções para atrair e fidelizar seu cliente, além de proporcionar comodidade na gestão do seu negócio. 

 

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Ideal Odonto.

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech