o que é teste ab

O que é teste A/B? Como ele aumenta a taxa de conversão?

A conversão é o ponto essencial que prova se a estratégia de marketing da sua empresa é eficiente ou não. Você sabia que é possível analisar se ela tem mais ou menos chances de ser um sucesso? Entenda o que é teste A/B e otimize as campanhas de marketing.

O objetivo principal de uma ação de marketing é a conversão. É nela que os leads tornam-se clientes; o exato ponto em que eles executam uma ação desejada por você — seja efetuar uma compra, solicitar um orçamento ou outra ação específica. 

E, para aumentar sua taxa de sucesso, existe uma prática crucial: o teste A/B. Nunca ouviu falar nisso e está se perguntando o que é teste A/B? Calma, continue lendo este artigo que vamos detalhar tudo. 

Leia também: 3 dicas para aumentar faturamento com vendas online

O que é teste A/B

O teste A/B consiste em experimentar duas versões de algum elemento para determinar qual gera mais resultados em conversão. Ele pode ser aplicado a basicamente qualquer aspecto do seu marketplace, como:

  • Página
  • Um botão
  • Até mesmo uma cor

Por que fazer um teste A/B?

A razão é muito simples. Agora que você sabe o que é teste A/B, imagine que você deseja efetuar a conversão em vendas, para isso precisa ter um apelo forte para os leads, certo? 

Dependendo do perfil do seu público-alvo, o tipo de apelo deverá ser diferente. Será que eles preferem o “aplicativo mais eficiente do mercado” ou o “aplicativo diferente de tudo que você já viu”? A melhor maneira de descobrir é testando.

Depois de realizar alguns testes, você consegue determinar melhor o perfil dos seus leads e o que vai obter mais engajamento deles. Aos poucos, o teste A/B torna-se cada vez menos necessário para o seu negócio. Porém, para empresas que ainda estão desenvolvendo suas primeiras iniciativas de marketing, ele é absolutamente indispensável. Ele é como uma etapa do marketing digital para empreendedores.

Exemplos de teste A/B

Alguns elementos que podem se beneficiar do teste A/B são:

  • imagens, textos e calls-to-action para uma campanha de anúncios no Google ou Facebook;
  • textos na descrição do seu produto;
  • versões de um email marketing;
  • layouts para uma landing page, incluindo a organização e a paleta de cores.

Alguns testes são mais difíceis de executar, como os de uma landing page, pois demandam mais tempo e investimento. Enquanto isso, outros são extremamente simples. 

Confira no vídeo abaixo o que é teste A/B e como ele funciona. 

No caso das campanhas de anúncios, as próprias ferramentas de publicidade do Google e do Facebook já possuem os recursos para criar e testar diferentes versões de uma mesma campanha.

Leia também: Dicas para melhorar gestão de sua loja online

ebook como montar uma empresa de sucessoPowered by Rock Convert

Como fazer um teste A/B

Não é preciso “inventar a roda” para realizar um teste A/B. Em muitos casos, a inclusão de uma simples seta em uma landing page, por exemplo, pode resultar em aumentos de mais de 10% na taxa de conversão.

Para criar as variantes, simplesmente desenvolva modificações que você acredita que chamarão mais a atenção da sua audiência.

É possível usar algumas ferramentas para ajudar na realização do teste, como o Google Analytics, além de diversas outras disponíveis no mercado. Com tantas novidades tecnológicas, esse é um dos impactos da transformação digital vendas das PME’s

Cuidado!

Para determinar a variação ideal, busque indícios fortes — ou seja, aumentos significativos na conversão. Quando a diferença entre a conversão de duas versões é inferior a 5%, a causa pode não ser a eficácia das versões em si, mas outros fatores externos. 

Pode ser que uma das versões tenha sido exibida para mais usuários, o que acaba resultando em uma taxa de conversão proporcionalmente maior.

Considere também a quantidade de visualizações de cada uma das versões produzidas. Poucas impressões podem não representar exatamente o perfil dos seus leads.

Outro aspecto importante é o tempo de duração do teste. Os testes devem ser aplicados por, no mínimo, uma semana

Vale lembrar que o perfil de navegação dos usuários no fim de semana é diferente, portanto é essencial levar isso em consideração ao analisar os relatórios dos testes e, se necessário, prolongar o prazo.

A conclusão é simples, tomar decisões embasadas em números pouco significativos pode levar ao resultado oposto: uma queda na taxa de conversão, a médio e longo prazos.

Depois de saber o que é teste A/B, aplicá-lo em sua empresa é uma solução inteligente e relativamente simples para obter mais resultados. Em vez de criar teorias e arriscar, é feito um teste empírico. 

Para as empresas do meio digital, como marketplaces, a possibilidade de realizar esse teste representa uma garantia a mais de sucesso. 

Outra garantia de sucesso e economia de tempo para o sua empresa é apostar em uma plataforma de meio de pagamento online, como a iugu.

Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelos de:

  • Marketplace 
  • Recorrência
  • Cobrança Avulsa

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais sobre como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração. 

podcast: tudo sobre meios de pagamentoPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.