Estoque virtual: entenda como funciona e veja as vantagens

Escrito em 10 de Abril de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Saber o que é estoque virtual, entender a sua importância e conhecer suas vantagens e desvantagens é uma prática essencial que deve ser adotada por todo gestor que deseja ter sucesso em seu empreendimento. 

De forma simples, é fundamental que toda empresa realize um controle eficiente de seu estoque. Não se trata de uma tarefa complexa, mas que requer foco e organização. Não aplicá-la pode gerar dores de cabeça e prejuízos tanto para o lojista como para o cliente. 

Só para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento, quase R$ 10 bilhões de mercadorias são perdidas no varejo e, logo, deixam de ser vendidas. Nesse contexto, quase R$ 7 bilhões correspondem a danos ocasionados pelo estoque virtual. 

Além disso, um estoque mal administrado também acarreta a falta de uma determinada mercadoria no momento de compra. Esse processo se chama ruptura de estoque e representa, em média, uma redução da de vendas de mais 10%, em alguns casos.  

A tabela abaixo apresenta a porcentagem de ruptura de estoque do mercado varejista, em 2018. 

o que é estoque virtual

Diante desses dados, não dá para negar que os números sejam altos, não é mesmo? Porém, apesar dessa questão ser uma pedra no sapato para muitos empresários, a boa notícia é que existem medidas eficazes que diminuem os riscos de problemas em um estoque virtual. 

Para saber quais são elas e entender o que é estoque virtual, é só ler este post até o fim! 

Afinal, o que é estoque virtual? 

Estoque virtual nada mais é do que o registro de entrada e saída de mercadorias no sistema. Isto é, todos os itens comercializados em uma loja virtual são lançados de forma automatizada. Desse modo, o gestor consegue ter uma ampla visão sobre suas compras e vendas. Logo, fica mais fácil para ele conseguir alinhar a demanda de itens com seus fornecedores. 

Porém, é comum que o estoque virtual seja negligenciado e, logo, um processo que deveria apresentar só vantagens, acaba gerando problemas. 

Isso porque um estoque virtual desorganizado e mal gerenciado pode ocasionar graves prejuízos para toda cadeia de distribuição. Afinal, um registro incorreto fornece informações erradas tanto para o lojista como para o fornecedor. Logo, em posse de dados equivocados, as tomadas de decisão também são erradas. 

Entre os principais problemas de controle de estoque virtual, os de mais destaque são:

  • estoque virtual positivo X estoque físico zerado: o cliente é prejudicado diretamente, pois não encontra a mercadoria desejada. Nesse cenário, o lojista também é afetado, já que acredita que existam os produtos necessários em seu estoque. Desse modo, nem a venda é realizada, nem o lojista aciona o fornecedor para comprar novos itens;
  • estoque virtual zerado X estoque físico positivo: aqui o cliente não consegue encontrar o item desejado e o lojista entra em contato com o fornecedor e pede, sem necessidade, mais mercadorias. Logo, aumenta, o volume de seu estoque. Ou seja: há perda de tempo e de dinheiro. 

As divergências entre o estoque virtual e o físico acontecem devido a alguns problemas. Os principais deles são:

  • furtos;
  • dados duplicados;
  • a existência de mercadorias estragadas ou danificadas;
  • erros de cadastramento de produtos;
  • falhas no checkout. 

Diante dessas informações, é possível compreender a importância de ter um estoque virtual bem gerido, não é mesmo? Engana-se quem pensa que esse processo demanda altos investimentos e complexidade. Existem soluções práticas e que não exigem gastos elevados para adotá-las.

Você sabia que para sair na frente da concorrência e conseguir se destacar no varejo, um mercado tão competitivo, é fundamental inserir em seu negócio ferramentas tecnológicas? Não se desespere, pois isso é mais fácil do que imagina! Para saber mais, confira o post: “A importância da tecnologia no varejo: táticas infalíveis”. 

Conheça as vantagens desse sistema

Como você já sabe o que é estoque virtual e conheceu os cuidados que precisa tomar em relação a ele para não ter danos financeiros e nem prejudicar seu relacionamento com seu cliente e fornecedores, siga lendo para descobrir quais as vantagens desse sistema:

  • planejamento adequado entre as demandas sazonais;
  • conhecimento sobre a quantidade e o volume de itens;
  • alinhamento entre compra e venda dos produtos;
  • clientes mais satisfeitos;
  • organização;
  • conhecimento sobre os produtos que precisam girar e os que apresentam mais liquidez;
  • diminuição dos custos logísticos;
  • redução de despesas;
  • estímulo ao aumento das vendas

Em outras palavras, contar com um estoque virtual bem gerenciado apresenta benefícios bastante significativos, concorda? 

Entendendo o que é estoque virtual e sabendo sobre as vantagens de adotá-lo em seu negócio, você, agora, deve estar se perguntando como inserir esse sistema em sua empresa, certo? É o que veremos a seguir.

Saiba como abraçar essa tecnologia

Para ter um estoque virtual bem gerenciado e conseguir alinhar todas as questões relacionadas às mercadorias e, assim, manter um bom relacionamento com seus clientes e também impulsionar suas vendas, a dica é: abrace ferramentas tecnológicas. Para isso, é preciso investir em:

1. Software de gestão ERP

Por meio de um software de gestão ERP, é possível agilizar e organizar seu estoque de modo automatizado e eficiente.

Com esse recurso, sua empresa:

  • otimiza custos; 
  • diminui as perdas de produtos;
  • conta com um alerta sobre o status do estoque;
  • reduz informações erradas relacionadas ao cadastramento de itens;
  • tem aumento de produtividade

o que é estoque virtual

2. Sistemas integrados 

Os dados gerados por um estoque virtual são fundamentais para guiar as tomadas de decisão dos departamentos financeiros, de compra e de vendas de sua organização. 

Desse modo, para garantir que ele seja bem-administrado e efetivo e que os seus departamentos fiquem na mesma página, adotar uma API que conecte todos esses processos, é uma estratégia inteligente. 

Para isso, existe a iugu, uma das empresas de mais autoridade no mercado em relação à sistema de cobranças e de diversificação de pagamentos online.  

Para saber podemos ajudá-lo, basta conversar com um de nossos especialistas. Ele estará aberto a entender o seu negócio e a propor soluções práticas e eficientes para que sua empresa conquiste um lugar de destaque no mercado! 

Crédito da foto de capa: Freepik

Posts relacionados