Você sabe o que é D2C? Dentre as siglas conhecidas no comércio eletrônico, como o B2B e o B2C, ela é uma das que têm ganhado mais relevância, já que permite a criação de um novo modelo de negócios.
E o crescimento desse nicho tem um motivo. Se antes as indústrias dependiam de um varejista como intermediário para chegar ao consumidor final, a explosão do e-commerce alterou completamente o cenário.
Agora, com as vendas pela internet e custos mais baixos, os fabricantes conseguem vender seus produtos de forma muito mais simples, sem a necessidade de um intermediário.
Mas quais as vantagens do D2C? E como implementar esse modelo com sucesso?
É o que veremos no post de hoje. Continue a leitura até o final e saiba mais!
Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse conteúdo?
O D2C é a sigla para Direct To Consumer, ou Direto para o Consumidor, em português.
De forma resumida, podemos dizer que o modelo de negócio se baseia na venda de produtos ou serviços de uma indústria diretamente ao consumidor final, sem a necessidade de intermediários, como os varejistas.
Como exemplo, imagine que, ao entrar em um Marketplace, você encontre produtos de uma marca de cosméticos.
Contudo, ao visitar o site da empresa, você também tem a opção de adquirir os itens pelo seu e-commerce próprio.
Dessa forma, ela opera tanto com vendas B2B (Business to Business) como D2C, e consegue potencializar os lucros e a distribuição dos produtos.
Sabemos que todas as siglas do comércio eletrônico podem ser confusas. Por isso, elencamos as principais diferenças entre B2C, D2C e B2B:
Apesar de parecer um conceito distante, o D2C é utilizado por grandes companhias ao redor do mundo. Veja alguns exemplos de negócios D2C:
O D2C é um modelo de negócios que traz diversas vantagens para as indústrias. Confira quais são.
Ao migrar a sua estratégia de vendas para o D2C, você tem mais chances de atrair um novo público para o seu negócio, já que a empresa não dependará mais da intermediação dos varejistas.
Dessa forma, é possível conquistar mais público e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Ao depender de varejistas, as indústrias acabam ficando presas às diretrizes de vendas de outros negócios, como preço, entrega e atendimento ao consumidor.
E, como você deve saber, esse processo pode não ser tão eficiente, o que impacta negativamente a reputação da marca.
Ao eliminar o intermediário e vender diretamente ao consumidor, as indústrias podem ter muito mais controle sobre o processo de venda dos seus produtos, definindo as melhores estratégias, preços e distribuição.
Dessa forma, é possível otimizar a experiência do cliente e melhorar a reputação do negócio.
Antes de dar o pontapé em uma mudança no seu modelo de negócios, é preciso estar preparado. Pensando nisso, elencamos 4 dicas para te auxiliar no processo. Veja só.
De nada adianta apostar todas as fichas em um modelo de negócios D2C se a sua empresa não está devidamente preparada. Na verdade, uma mudança descuidada pode trazer mais prejuízos do que benefícios.
Tenha em mente que essa transição possui custos e alterações significativas em processos, equipes e distribuição, o que trará impactos para o fluxo de caixa. Portanto, a dica é avaliar cuidadosamente o momento da sua empresa.
Você realizou uma análise profunda sobre o momento do seu negócio e decidiu apostar no modelo D2C. E agora, quais são os próximos passos?
Antes de iniciar as vendas, é preciso se lembrar que a sua empresa deve estar devidamente regularizada para atuar também como varejista.
Então, busque informações sobre o contrato social na empresa e verifique se há a permissão para a venda direta ao consumidor. Caso contrário, será preciso abrir um novo CNPJ.
A mudança de um modelo de negócios B2B para D2C pode causar mau entendidos com clientes antigos.
Para evitar situações desagradáveis ou problemas no futuro, busque informar os seus clientes sobre essa mudança.
Se desejar, você também pode adotar estratégias que minimizem efeitos negativos, como, por exemplo, vender produtos diferentes em cada operação
Com tudo pronto, é hora de iniciar as vendas D2C. Para que o processo ocorra da melhor forma possível, os pontos a seguir devem ser levados em consideração:
Como vimos ao longo do artigo, o D2C é muito mais do que uma tendência: ele representa grandes oportunidades e mais competitividade para indústrias de diferentes segmentos.
Mas as oportunidades também exigem conhecimento e estratégia. Afinal, migrar para um novo modelo de negócios tem os seus desafios.
Por isso, é importante estar preparado. E agora que você sabe o que é D2C e como funciona, que tal dar o próximo passo?
Com as soluções de pagamento da iugu, você automatiza o seu financeiro de forma ágil e sem burocracias para poder focar no que realmente importa: a potência da sua empresa.
Quer saber mais? Conheça nossos planos e escolha o mais adequado para o seu negócio.